Governo admite fim do fator previdenciário mas quer negociar alternativa

Caso a Câmara dos Deputados aprove o Projeto de Lei nº 3.299/08 que extingue o fator previdenciário, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai vetá-lo. A informação foi divulgada pelo relator da matéria, deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), durante audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, que discutiu o tema, hoje (13) no Plenarinho da Casa. “O governo aceita discutir uma alternativa que garanta ganhos aos trabalhadores. Mas se a Câmara aprovar o projeto como ele veio do Senado, o presidente vai vetar”, adiantou Pepe.

Na abertura da audiência pública, o presidente da CCDH, deputado Dionilso Marcon (PT-RS), explicou que o objetivo do encontro é levantar subsídios para o trabalho do relator. “Para que o deputado Pepe Vargas possa levar as propostas das entidades gaúchas, a fim de contribuir em seu relatório final”, afirmou Marcon. O senador Paim elogiou a iniciativa de realizar a audiência e assegurou que nunca se debateu tanto a questão previdenciária como na atualidade.

Ele defendeu o fim do fator previdenciário, mas disse que ele deve vir junto com a fixação de reajuste aos aposentados e pensionistas com o mesmo índice do aumento do salário mínimo. Segundo Paim, o presidente Lula está empenhado em construir um consenso para que seja viável a conquista dos dois objetivos. “Ele tem o entendimento de que é possível termos uma política que garanta aumento real para os aposentados e pensionistas, e de que se deva rever o fator previdenciário”, garantiu Paim.

Menos pior

O deputado Pepe fez um relato histórico sobre as mudanças ocorridas desde 1998 no Regime Geral da Previdência. Ele ressaltou que, mesmo com todas as desigualdades e injustiças, o sistema brasileiro de seguridade social é o que tem a maior cobertura entre todos os países da América Latina. “Vivemos uma nova era de mudanças em que pretendemos conquistar ganhos para os trabalhadores”, assegurou.

Pepe informou que sua estratégia será manter o projeto o mais próximo possível da proposta original do senador Paim. Ele revelou que as discussões estão evoluindo para uma alternativa que contemple o fim do fator previdenciário e sua substituição por um mecanismo que some a idade e o tempo de contribuição do trabalhador para a concessão da aposentadoria. Pela proposta, a soma deveria atingir 95 anos para homens e 85 para mulheres. “Esta alternativa é menos pior do que o fator previdenciário”, avaliou Pepe.

A juíza federal Simone Barbisan Fortes, especialista em Direito Previdenciário, também defendeu o fim do fator previdenciário, mas alertou para o perigo de se trocá-lo pela instituição da idade mínima para aposentadoria. A magistrada também apontou a necessidade de haver uma regra de transição estabelecida em lei no caso de extinção do fator. “Se não, teremos uma enxurrada de ações na Justiça, por parte de quem se aposentou com a regra atual”, projetou Simone.

Pressão pelo fim do fator

As principais centrais sindicais e entidades representativas dos aposentados e pensionistas se manifestaram favoráveis ao PL 3.299/2008. Para o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, a extinção do fator previdenciário tem ligação direta com a qualidade de vida dos trabalhadores. “Será determinante para a classe trabalhadora. Por isso, continuaremos pressionando os governantes para que nenhum projeto que prejudique o trabalhador seja aprovado”, declarou.

O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas dos RS, Iol Alves Medeiros, declarou que o momento é de todos se unirem para buscar uma proposta que atenda aos interesses dos trabalhadores. O presidente da UGT-RS –União Geral dos Trabalhadores, Paulo Barck, concordou que a hora é de unir forças. “Deixamos o trem passar em 1999, quando o fator foi criado, mas não vamos perder a oportunidade de mudar dessa vez”, conclamou.

Espera até agosto

Por fim, o senador Paim declarou que está disposto a negociar com o governo até o início do mês de agosto. Caso não haja um entendimento até lá, o petista disse que fará de tudo para aprovar seu projeto na Câmara. “Se não conseguirmos o consenso, vamos para o Plenário e que cada parlamentar vote conforme sua consciência”, sustentou Paim. O deputado estadual Nelson Härter (PMDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, elogiou a coerência do petista. “Precisamos de homens como o senhor: que mantenham a mesma postura na oposição e no governo”, discursou Härter.

Participaram da audiência o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT-RS), os deputados estaduais Adão Villaverde, Daniel Bordignon e Raul Pont do PT, e Gilmar Sossella (PDT);os deputados federais Fernando Marroni (PT-RS) e Vilson Covatti (PP-RS); o presidente da Força Sindical-RS, Paulo Souto; o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB-RS, Guiomar Vidor; o coordenador da Intersindical, Rodrigo Fonseca; e representantes da Fetraf-Sul – Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Região Sul, da Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS, da Ajufergs – Associação do Juízes Federais do RS, do Sindisaúde, do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador, da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação, do Sindicato do Metalúrgicos de Canoas, do Sindicato dos Bancários de Horizontina e de Panambi, do Movimento da Mulheres Urbanas de Gravataí, do Aerus, do Semapi e do Fórum Virtual.
redenotícias

Rizzolo: É aquilo que eu sempre digo, toda notícia sobre esta questão, vem sempre acompanhada da firme disposição do governo em acabar com o fator previdenciário, contando que troque ” seis por meia dúzia”. E agora então, esta notícia vem acompanhada de uma ” sutil ameaça”. Vejam a frase de Pepe ” “O governo aceita discutir uma alternativa que garanta ganhos aos trabalhadores. Mas se a Câmara aprovar o projeto como ele veio do Senado, o presidente vai vetar”, adiantou Pepe.

Só pode ser uma brincadeira. O presidente Lula pouco está se importando com os aposentados, a ponto de como diz o texto, ” se a Câmara aprovar o projeto como ele veio do Senado, o presidente vai vetar”. Isso já é um recado de Pepe. Ou seja, ou é do jeito que ele quer ( Lula) ou nada. Uma vergonha mesmo. E outra, comparar a Previdência nossa com a da América Latina é amoral, é nivelar para o mais baixo nível. Porque o governo não compara com os países da Europa, ou os que tem o nosso PIB? Emprestar dinheiro para o FMI é chique não é ? Pobre dos aposentados do Brasil. Sempre enganados, e tomando na cara um ” menos pior “. É, são os que defendem o Sarney, e dão um tapa na cara dos aposentados.

” Chega de corrupção e rolo, para deputado federal Fernando Rizzolo – PMN 3318″

Publicado em americano se passa pela mãe por aposentadoria, atos secretos, últimas notícias, Blog do Rizzolo, Brasil, Brasil viola Direitos Humanos, corrupção, cotidiano, Crise do Senado e Sarney, crise moral atinge o Senado, crise moral no Congresso, Dilma defende Sarnay, Direitos Humanos, economia, eleições 2010, fator previdenciario 16/02/2009, Fator Previdenciario Camara faz corpo mole, Fator Previdenciario e o corpo mole, fator previdenciario notícias dia 13, fator previdenciario ultimas noticias, fator previdenciário, fator previdenciário audiência em 10 de julho, fator previdenciário deve ser apreciado com urgência, fator previdenciário dia 13/07/2009, fator previdenciário e Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), Fator previdenciário e os sindicalistas, FHC deveria se arrepender fator previdenciário, FHC e o fator previdenciário, geral, News, notícias, OAB pede fim do fator previdenciário, Paim e o fator previdenciário, Paulo Paim, Política, projeto Paulo Paim, Senador Paulo Paim, votação do fator previdenciário, www.fimdofatorprevidenciario.com.br. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . 146 Comments »

146 Respostas to “Governo admite fim do fator previdenciário mas quer negociar alternativa”

  1. vilmar dias gonçalves filho Says:

    isto é uma vergonha um presidente que veio da classe metalurgica,tanto uma de pilatos,hora bolas ele não tem moral para acabar o que o sr fernando henrique fez com os trbalhadores,é o mesmo que o hither fez com os judeus,é a lei cósmica toma lá dá cá,nós trabalhamos e pagamos o inss em dia na hora de se aposentar fica esta covardia contra os trabalhadores,vilmar dias de volta redonda est. rj. 14/07/2009.

    • Roberto Luiz de Souza Says:

      Concordo plenamente, e acresento que podemos acabar com essa covardia que esta sendo feita co o trabalhador brasileiros, temos dinheiro para pagar a todos e sobrar, lula tem que ser impurrado para aprovar esse projeto, por que já esta contaminado pela moleza do planauto.
      Roberto Luiz
      Volta redonda,RJ 29/07/09

    • Roberto Luiz de Souza Says:

      aqueles pliticos que querem ser reeleitos no próximo ano, tratem aprovar esse projeto, se não, já era, vai acabar a moleza,,
      at
      Roberto Luiz, VR/RJ

    • claudio uchoa Says:

      Alem do mais, querem colocar um projeto 85/95 que prejudica todos aqueles que vao se aposentar com 35 anos de contribuição. pouca vergonha!!! quem começou cedo tem que se ferrar né. SR pepe

    • João Manoel dos Santos Says:

      Desnecessário lembrar que os militares sempre se opuseram à eleição de candidatos do PT, entretanto foram agraciados com mais de 120% de reajuste no governo FHC, num período de “inflação zero” e outros tantos (somente o último na ordem de 47%) no governo Lula. Será que isso não representa déficit?
      A fopag dos militares deve chegar próximo à irrisória quantia de R$ 40 bilhões em 2010, é mole? E o governo tem a cara de pau em falar que o fim do fator aumentaria o déficit da previdência
      Na ocasião do primeiro mandato, uma das promessas de campanha de Lula era o fim do fator previdenciário? E se o Lula não tivesse sido reeleito?
      E o trabalhador regido pela CLT? Não estaria passando da hora desse governo fazer algo pelo trabalhador?
      Hoje não sei se sofro de vergonha ou de indignação, por ter panfletado, pichado, comprado material de campanha e distribuído, contribuído com dinheiro, brigado com amigos e familiares e etc…, em nome do suposto partido dos trabalhadores, que trabalhador? Sugiro PM (partido dos militares), ou quem sabe DEM?
      Com certeza a minha indignação não é menor do que a das demais pessoas que aqui se reportam. Entretanto, eu me sentia em relação ao PT, como um marido traído que de tanto amar a mulher não conseguia enxergar uma verdade tão cristalina. Hoje creio que tenha me libertado disso, chegou à hora do basta. Eu que sempre votei na legenda do PT, acabei de tomar vergonha na cara: Como dificilmente o Paulo Pain será candidato a presidência da republica, a nível nacional, nunca mais voto em nenhum FP (não é fator previdenciário).
      jmanoel

    • IVO ROBERTO DIEFENTHALER Says:

      Não tenho muito a dizer mas eu fui uma pessoa que acreditava nos ideais do LULA..mas aqui no RS.se ele vetar o fim do fator previdenciário que eu considero um roubo,mas para alguém que convive com tantas falcatruas não é novidade..eu prometo que o PT AQUI NAO TERA VEZ..olha as eleições ai…. lLULA..L´´AAAAAAAAA

  2. odete Says:

    A minha duvida é sobre as aposentadorias e pensões que já existem. Como ficam? Eu recebia, o equivalente a dois minimos e meio. Hoje, não chega a um e meio. Então presidente lula, como ficamos?

    • ILDA SOARES ALBERGARIA Says:

      Isto é uma vergonha, como diz Boris Cazoi, quando e para defender interesse deles a votaçao e rápida, mas quando e do interesse do povo, e igual uma tartaruga, vamos defender os interesse daqueles que ja deram sua contribuiçao para o, vamos ter gratidao a eles, eu contribui com 10 salarios minimos, hoje recebo pouco mais de 2 salarios, vamos fazer justiça.

  3. Thomas Says:

    VERGONHA NA CARA, isto é o que os políticos precisam.

    • Eyd Maria & Madalena Says:

      Concordo com você.
      Veja bem se for para negociar, isto é somar o tempo de serviço e a idade coitados de nós que trabalhamos de verdade. Para com isso presidente! Pense que foi esses trabalhadores que te elegeram e agora vocês ficam brincando com a nossa cara.
      Dizem que professor se aposenta com 25 anos de serviço, QUE MENTIRA!!! Ah! é verdade aposenta sim com salário minimo. Que feio não é presidente.

  4. Michelle Says:

    É uma vergonha mesmo. Para começar o querido presidente LULA recebe os jogadores do Corinthians, mas não recebe os aposentados…tem que rir para não chorar… Como o presidente Lula não acabou com esse fator previdenciário, sendo que veio da classe dos metáturgicos, isso eu me pergunto todos os dias…Esses políticos realmente precisam de vergonha na cara. O trabalho deles de nos representarmos seria muito bonito se eles realmente cumprissem com as obrigações, mas não é isso que acontece né? Eu gostaria de acordar um dia e ver que todos esses problemas foram resolvidos, será que isso ira acontecer um dia?

  5. Abilio Says:

    Em primeiro lugar quero parabenizar o Senador Paulo Paim e sua Equipe na luta dos direitos dos aposentados e pencionistas do País.
    Sou a favor da extinção do fator previdenciário, como também de conservar os nossos direitos que foram destruídos pelo FHC. E também não concordo quando Lula aceita o fim do fator Previdenciário mas em troca é preciso a soma do tempo de contribuíção com a idade. Se homem 95 e mulher 85 isto é uma vergonha nacional.

  6. eduardo Says:

    Quando Lula era pedra e o Fernado Henrique era vidraça,sempre criticava. Defendia os trabalhadores, e aposentados, Atacava os governos anteriores com unhas e dentes, juntamente com os sindicatos. Olha que tenho acompanhado desde de os finais dos anos 70. Hoje perdemos tudo isso. Os sindicatos não atuam como antes, porque faz parte da mesma panelinha de quem hoje é vidraça e não está nem ai com os aposentados que cumprirão os seus deveres com o pais e a previdencia. Sempre votei no Lula pois achava que ele seria justo com o nosso povo. hoje noto que ele está mais preocupado em emprestar dinheiro para o Fmi e que se exploda os trabalhadores e aposentados do povo brasileiro que contribuiem para crescimento do País.

  7. natercia vieira Says:

    sou pensionista do inss. nao vejo a hora que acabem com esse fator previdenciario presidente a hora e agora cumpra o que se prometeu em campanha ajude aos aposentados e pensionista por favor.

  8. jorge Says:

    O sul nao vai deixar barato senhor presidente lembre-se de onde veio chega de ser traido por politicos onde nos eleitores confiamos nossos votos nao seja mais um a enganar o povo. porque uma lei e feita para algumas classes trabalhadoras e para outras nao. vamos inverter essa lei o fator previdenciario passa a valer so para o funcionalismo publico deixe que eles sintam na pele o que nos estamos sofrendo agora . realmente a justiça e´ chega e sempre tarda,principalmente com nos a parte que costuma eleger mas nunca e percebida e tao pouca ouvida .

  9. carlos Says:

    vamos aprovar logo o fator 85/95.

  10. Otalino José de Farias Says:

    Sei que vamos passar alguns dias sem as notícias do fim do Fator Previdenciário, mas vamos continuar com esperanças, não parando de orar, pedindo a Deus que, todos os deputados federais quando voltarem do recesso, estejam prontos para votar o fim do que mais nos interessa. Os aposentados e pensionistas, só tem estes últimos cinco meses do ano para lutar, mesmo que seja só de espectativas, mas já é alguma coisa. Para o ano que vem (2010), esperamos ter conseguido a nossa tão sonhada recuperação salarial, aliada a conquista da Copa do Mundo. E conto com a galera toda, vestida de verde e amarelo do Norte ao Sul deste imenso Brasil. Um abraça e ate breve.

  11. valeriaguimaraes Says:

    bom dia, a hora e essa se todos unirmos força a gente chega la

  12. cesar gioseffi Says:

    O fator previdenciário é coisa de semi Deus, calcular o quanto mais cada um vai viver para desfrutar o que recolheu para a previdencia. O correto é calcular os juros e a correção do que foi pago mes a mes e pagar a média pt
    Afinal quando vamos ser uma democracia de verdade?

  13. EDSON LUIZ FARIAS Says:

    Fator previdenciario foi tão facil aprovar na calada da noite assim como outras tantas barbaridades que ocomgresso nacional tem feito que o povo brasilleiro por mais pacifico que seja já esgotou todas as reservas de espera, olha gente vamos criar vergonha na cara em vez de protestos por clubes de futebool que não nos dá aminima vamos direcinar toda essa energia para BRASILHA envadir o comgresso e tomar o que é nosso por direito, isso sim deve ser feito, infelismente as veses nem tudo pode ser na conversa chega de covardia aqui no Rio Grande o que não deu na conversa se conquistou na luta tá chegando a hora

    • Carlos Eduardo Says:

      O fator previdenciário só acabará quando tivermos uma educação de qualidade, que nos ensinará a escrever corretamente e formará em uma sociedade futura o senso critico, fator ausente na socieade atual. O fim do FP é um bom começo, mas ao invés de pagar salário de 5 mil Reais para PM como é feito em Brasília, porquê o Executivo não paga essa cifra para um professor o qual é formado para instruir. Gostaria também de parabenizar a colega que disse ser necessário FP para servidores públicos até por que esses não são melhores que os do setor privados, se em seu Art 5° os direitos são iguais eu não entendo porque tanta desigualdades.

      • ELIO DANIEL DE QUEIROZ Says:

        coléga, concordo plenamente com à sua idéia de envadir-mos o CONGRESSO NACIONAL, fazer valer os nossos DIREITOS, de brasileiros que somos, se o PT fosse oposição isso já tinha acontecidos porque para isso o PT ótimo agora o PMDB o PSDB e tantos outos que se diz oposição só querém saber de cargos e fezerem acordos na calada da noite agora as eleições vem aí vomos ver o que vai acotecer porquer os aposentados também votão e os seus famíliares também votão. Tá LULA.

  14. Silvio Says:

    Gostaria de saber se dona Lindu (Mãe do Presidente Lula) ganha um salário mínimo, e se as condições de vida dela é realmente de um salário mínimo?
    Nós que começamos a vida trabalhando somos punidos pelo famigerado presidente FHC (Fator Previdenciário) e continuamos sendo. Está história de Fator 95/85 maltrada os começaram ainda cedo a contribuir com a Previdência. Porque eles não colocam uma regra de transição dando a oportunidde de fazer justiça com os que contribuíram com sofrimento (dificuldade com transporte, maltratos, horários excessivos, omissão dos direitos o que era peculiar na época da didadura militar, vocês esqueceram isso) lutamos pela democracia e pelos nossos direitos e hoje vemos um bando de legisladores e presidente continuando uma perversidade desta.
    Os homens que governam este País aprenderam, até demais com este rituais da ditadura onde o que vale é o coporativismo deles, aproveitando-se dos benefícios do poder.
    Estou indignado.

    • ILDA SOARES ALBERGARIA Says:

      O presidente Lula, ja esta aposentado e nao teve nenhum fator previdendeciario atrapalhando sua aposentadoria, pra que preocupar com isso.

    • claudio uchoa Says:

      É SEU SILVIO, ESTOU NESSE CASO, VOU ME APOSENTAR COM 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO COM 51 ANOS , AGORA SE ENTRAR ESSE PROJETO MALUCO, 85/95 TERIA QUE CONTRIBUI MAIS 4 ANOS E MEIO PARA ME APOSENTAR COM TODOS MEUS DIREITOS. É BRINCADEIRA NÉ.

      • Roberto Says:

        Estou nesta situação, penso que vou parar de vez e entrar nas bolsas que eles então oferecendo pra quem não trabalha, ( bolsa ecola,gaz,chamine,bicicleta,paleto,familia,(que neste estagio ja morreram todos de desgosto) e ate bode tem cartão no nordeste.

      • Andre Giovane Says:

        Claudio Uchoa, nao vai não a lei é clara com 35 anos e com no minimo 53 anos de idade, desculpa amigo mas estou nesta situação tambem.

    • antonio Says:

      Estive no INSS para fazer uma simulação caso me aposentasse hoje. Estou com 53 anos de idade e contribui 36 para previdencia. Com o fator previdenciario minha aposentadoria ficaria em 1635,00 sem o fator ficaria 2210,00. Estou adiando minha aposentadoria na esperança que esse famigerado fator tenha um fim. Pena que essa quadrilha do PT chefiada pelo Lulla é contra o povo e pelo fim do fator. PT nunca mais !!!!!

  15. Eliane Lima Says:

    Como é facil mudar de opinião quando se tem todos as benécias do poder “‘ Pros amigos tudo pros inimigos a lei” é assim que os famosos petistas se comportam em todos os níveis hierarquicos os quais estão gerenciando como toda sua incapidade de fazê-lo. O turista presidente LULA se deixasse de gastar nosso dinheiro em suas viagens pelo mundo a fora e não emprestasse dinheiro que não tem ao FMI, que o fez só para ficar bem na fita, deixando a saúde e educação desse país um caos, bem como os aposentados na miséria, teria sim dinheiro para pagar aos trabalhadores que passaram sua vida trabalhando duro para construir esse pais. Coisa que o presidente não sabe o que é pois nunca trabalhou e sempre viveu as custa de sindicato.
    Brasileiros, é hora de dizer não ao lula e sua corja de petista não votando em que ele indicar temos que começar agora chega do partido dos traídoes todos fora. Diga não ao palacio do planalto ao congresso nacional e a camara dos deputados.Vamos mostrar que o povo brasileiro não é uma mariolinha e sim um tisuname quando tem seus direitos violados.

  16. LUIZ ANTONIO MOREIRA Says:

    GOSTARIA DE SABER SE COM O FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO COMO FICA AS APOSENTADORIAS PRPORCIONAIS.

    • Mary Lucy Says:

      Respondam por favor ,se ofator 85/95 ,vai ser aprovado ainda este ano ?
      Preciso tomar uma decisão na minha vida e esta,vai depender muito da resposta .

      Aguardando noticias com brevidade.

      Obrigada,mary

      • Mary Lucy Says:

        Como fazer comentário , se estou aguardando uma resposta?

        Abraços e obrigada

        Mary

      • claudio uchoa Says:

        ESPERAMOS QUE NAO SEJA APROVADO ESSE FATOR 85/95 PORQUE É PIOR QUE O FATOR PREVIDENCIARIO, VAI PREJUDICAR TODOS AQUELES QUE VAO SE APOSENTAR.

  17. Otalino José de Farias Says:

    Se perguntarem para mim se gostaria de ver o fim do Fator Previdenciário, responderia que sim, pois seria a pergunta mais importante da minha vida. Tendo em vista, uma espectativa de vida almejada, passada por todas as fases da vida. Sonhei quando adolescente, quando jovem e por último quando alcancei a vida adulta. Veja que alegria, quando entreguei minha documentação no Setor Pessoal da Estatal, onde eu trabalha, a resposta durou uma semana e uma das assistentes social do INSS, sulpreendeu com a pergunta, o Sr. quer ser aposentado? Respondi, claro que sim! A moça me passou a notícia, após analisarmos a sua documentação, o resultado constou que o Sr. tem 38 anos formalisado na Previdência, por Tempo de Serviço. Fiquei muito contente. O medo do estva para vir, o Ex-presidente FHC, vivia esbravejando no noticiário que, iria acabar com vale alimentação, com o vale transporte e o0 plano de saúde, fora outros direitos constitucionais. Foi preciso o Ministro da previdência Social da época alertá-lo, para o tamanho da injustiça social proposta, e que, aquela atitude do Sr. FHC era inconstitucional. Êle ficou com muita raiva que, partiu para cima dos Aposentados e Pencionistas, criando o Fator Previdenciário, para prejudicar os que êle um dia havia chamados de vagabundos. Espero não estar inventado, pois o Brasil inteiro, houviu este esbravejo. Só quero com estas informações, esclarecer que vejo dos meios políticos. Se ficar calado vou levar comigo este dejejo de desabafar. Um abraço para todos que, estiveream de acordo com o meu desabafo. Estes desabafos faz bem para tem o sistema abalado, por estas injustiças que, vendo o salário reduzido pela metade no perido de 11 anos. Eu acha que o SR. FHC, não ganhará mais nenhum pleito eleitoral, nem para pegar a bola atrás do gol.

    • jose mauro Says:

      Você que pensa que ele não mais se elegerá! Infelismente são muito poucas pessoas neste pais que lembram e sentem estes tipos de abusos de políticos brasileiros.
      Sei que lembra bem que este homen que se diz muito honesto, chamando os brasileiros de vagabundos, começou sua vida de aposentado, ainda com idade de 35 anos. Será quantas ele tem.

    • analu Says:

      concordo c/ vc. companheiro,estou atenta as injustiças e safadezas destes politicos,só espero que no meio destes exista uns com conciência e respeito por esta classe de trabalhadores ,que deram contribuições significantes para o país ,e que simplismente nos devolva o que e nosso!…

  18. luiz carlos da costa Says:

    SR LULA ASSINE CONTRA O FATOR PREVIDENCIARIO QUE SER FHC COLOCOU NO R DOS BRASILEIROS O OBRIGADO AOS POLITICOS QUE ESTAO DO LADO DE QUEM TRABALHOU 35 ANOS DE TRABALHO DIA DIA QUE NESTE MOMENTO MERECE UMA VIDA DIGNA COM ISSO TB VAI AJUDAR NA RODA DA ECONOMIA SO ASSIM SR LULA TERA UMA GRANDE CHANCE DE TER SUA TRAJETORIA COMO PRESIDENTE COMO MELHOR DO BRASIL

  19. Sergio Soares Says:

    Nada de 85 ou 95, o que queremos realmente é 35 de contribuição e média dos ultimos 36 meses, e nada de fator ou pespectiva de vida. Tem dinheiro pra tudo neste País, menos para aposentar dignamente quem trabalhou e contribuiu para ele a vida inteira. Vamos contar até 100 antes de votar ano que vem, para não errar novamente.

    • claudio uchoa Says:

      CONCORDO PLENAMENTE COM UM NAO DO FATOR 85/95 QUE PREJUDICA AQUELES QUE ESTAO SE APOSENTANDO, MAS NAO CONCORDO QUE SEJA CALCULANDO AS ULTIMAS 36 CONTRIBUIÇOES. PORQUE EXISTEM PESSOAS QUE PAGARAM PELO TETO MAXIMO, E DEPOIS FICARAM SEM PODER PAGAR ESSE VALOR, SERIAM MUITO PREJUDICADOS, NAO ACHA. UMA MEDIA EM UM TEMPO MAIOR SERIA O MAIS DIGNO.

    • Roberto Says:

      É, tem mesmo dinheiro pra tudo, hoje mesmo vi que o Brasil esta doando + de 300 milhões pra Bolivia contruir uma estrada, na qual vai dificultar o transito pra brasileiro comum.

  20. CLAUDIO UCHOA Says:

    ESTOU PARA ME APOSENTADAR EM QUATRO MESES, VOU COMPLETAR 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, E VOU TER 51 ANOS, SE ESSE 95/85 FOR APROVADO MILHOES DE PESSOAS QUE ESTAO PARA SE APOSENTAR VAO TODOS SER PREJUDICADOS!!! SERA QUE NINGUEM ESTA VENDO ISSO.
    MELHOR TOMAR VENENO!!!!

  21. FRANISCO L.BARROS Says:

    O HOMEM HONESTO PAGA POR TRINTA E CINCO ANOS
    PAGANDO EN DIAS PARA O INSS, PARA SE APOSENTAR NA HORA QUE MAIS NESSECITA OS POLITICO FILHOS DE CHOCADEIRA CRIAM UMA LEI QUE RETIA SEUS DIREITOS.
    MAIS QUANDO É PARA APROVAR LEIS PARA SEUS PROPRIOS BENEFICO E MUITO RAPIDO É DO DIA PARA NOITE JÁ ESTA APROVADO. MAIS QUEM PAGA A CONTA NÃO TEM DIREITO.

  22. Leila Says:

    Parabéns para Senador Paim pela sua postura, e que vergonha Sr. Lula. candidato a presidente dos mais necessitados, hoje presidente dos interesses dos mais afortunados. O trabalhador não está pedindo nenhuma esmola, ele quer o que tem direito, o pouco de reconhecimento do trabalho prestado ele não que essas bolsas que prefiro nem comentar mas que todos estamos careca de saber o que é. Sr. Lula Presidente dos Pobres, se vc ler pode até rir do que vou escrever, mas aqui o sr. tem um monte de gente ao ser arredor, no encontro com Deus é você c/ seus atos e Ele Pai Justo que cumpri suas promessas. Ai daquele que faz mau a um dos meus pequeninos.

  23. rodolfo Says:

    lula,naoepresidentedospobres,esimdosafortunados,euquriaverelevivercomfatorprevendenciario

  24. ILDA SOARES ALBERGARIA Says:

    Alem do fator previdenciario, tem tambem o desconto de previsao de vida, sera que sao deuses, para saber quando o aposentado vai morrer? Hem Lula, pare com isso.

  25. Roberto Luiz de Souza Says:

    Povo trabalhador deste pais, temos que nos unir nesta reta final para eliminar esse projeto do fator previdenciario que nunca deveria ter existido, o ex-presidente FHC aprovou esse projeto por que nunca foi assalariado como o LULA já foi, não vamos esperar para ver o resultado, vamos juntos fazer o projeto do Senador Paim ser aprovado na integra.
    Roberto Luiz de souza, aposentavel nos proximos meses.

  26. SEBASTIÃO MORETTI FILHO Says:

    Não se esqueçam que o Sr. Lulalá disse que o Brasil nunca esteve tão bem assim, que esta mandando até dinheiro para o FMI, oque nunca ocorreu na sua história. Disse que o Brasil agora tá CHIQUE!!!!!!!!! Mandando dinheiro para o FMI!!! É de rir. ARHARHArAArA. E para os aposentados só resta darem o troco nas urnas em 2010.

  27. Rudimar Mariano da Rosa Says:

    O fator previdênciário tem que acabar e sem este tal de 85/95 ou daremos o troco nas próximas eleições.

  28. plinio artur levien Says:

    COMO UM GAÚCHO APOSENTADO E REVOLTADO APOS TER SIDO VITIMA DO FATOR PREVIDENCIARIO QUERO MANIFESTAR MINHA REVOLTA CONTRA AS ARTICULAÇOES DO SR. PRESIDENTE E DE SEUS ALIADOS. PASMEN, O SENADOR PAULO PAIM, DO PT, APRESENTA 3 PROJETOS QUE VISAM MELHORAR AS CONDIÇOES DOS APOSENTADOS, A SABER EQUIVALENCIA EM SALARIOS MINIMOS NO VALOR DA APOSENTADORIA, MESMO INDICE CONCEDIDO AO SALARIO MINIMO PARA OS APOSENTADOS QUE RECEBAM MAIS DO QUE O MINIMO E FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO. O GOVERNO FOI ELEITO PARA GOVERNAR A TODOS OS BRASILEIROS, AQUELES QUE VOTARAM NO SR. LULA E AQUELES QUE NAO VOTARAM NO SR. LULA. MAS O QUE SE VE: BENESSES EM FORMA DE BOLSA FAMILIA, AJUDA AO MOVIMENTOS DOS SEM TERRA, PREVILEGIANDO UM IMENSO CONTINGENTE DE PESSOAS QUE ESTAO INTERESSADAS EM PROGREDIR COMO PESSOAS HUMANAS, VAO FICAR SEMPRE NA DEPENDENCIA DO GOVERNO. MAS QUEM TRABALHOU POR ATE 35 E RECOLHEU PELO TETO MAXIMO E QUE NAO TEM CULPA DE TER COMEÇADO A TRABALHAR COM 14 ANOS E/OU APOS O SERVIÇO MILITAR E COMPLETOU 30 ANOS PARA TER DIREITO A APOSENTADORIA PROPORCIONAL VIU-SE ATINGIDO POR UMA MEDIDA PUNITIVA APLICADA PELA LEGISLAÇAO VIGENTE. AOS ELEITORES DIGO QUE EM 2010 TEREMOS ELEIÇOES GERAIS E VAMOS ELEGER UM NOVO PRESIDENTE E O VICE VEM NA RABADA, VAMOS ELEGER OS DEPUTADOS FEDERAIS E 2/3 DO SENADO E OS SUPLENTES VEM NA RABADA. É O MOMENTO DE PENSAR E DESDE JA ACOMPANHAR OS DEPUTADOS FEDERAIS, OS SENADORES E O PRESIDENTE NAS DECISOES QUE REBAIXAM O PODER AQUISITIVO DOS APOSENTADOS. AOS APOSENTADOS SUGIRO UM GRITO DE REVOLTA ATRAVES DO VOTO. NAO TROCANDO UM CANDIDATO BOM POR UM RUIM, MAS TENDO CONSCIENCIA DA NECESSIDADE DE TERMOS BONS E COMPETENTES REPRESENTANTES NO CONGRESSO NACIONAL.

  29. LUIZ CLÁUDIO Says:

    Sou pela transparência e vi isso no Senador Paim. Acompanho sua trajetória politica a certa distância, ultimamente passei a me interessar, me fiz presente na palestra em prol da derrubada do fator previdenciário e equiparação do reajuste dos aposentados a mesmo índice do salário mínimo, recentemente na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul-RS. Naquela oportunidade entendi como cada um de nós deve se autovalorizar ao escolher pelo voto bons representantes, como o é com certeza o Senador Paim.
    Hoje eu digo, Paim, lute até sangrar se for preciso perseguindo os ideais que abraçastes como teus próprios, tenha certeza que teu suor e sangue nos contagiarão de energia para seguir a teu lado, pessoalmente, em espírito e pensamento, alma e coração, cabeça erguida, orgulhosamente, de saber que um representante que fala a mesma linguagem e mesmo sentimento de nós simples trabalhadores, ocupando um cargo no Senado, fazendo chegar nossa voz,a pessoa do Senador Paim, falando de nossas justas reivindicações, frente a frente, com nosso Presidente Lula, e lado a lado buscando apoio com os demais Senadores, Deputados e Ministros, em todos os escalões do Planalto. Finalmente Paim, tua luta é valorosa, por isso sempre serei e acredito que toda classe trabalhadora será fiel aos teus ideais, que são os mesmos nossos ideais, seja em que cargo tu ocupar tu és o representante que eu escolhi para a governabilidade do Brasil.

  30. diomar jose valin Says:

    eu sou aposentado desde 2000. quero dizer comtinuo pagando os impostos em geral nao sou vagabundo como diz a impremsa brasileira. pago falcudade para filha ajudo os neto e ainda os filhos quando desenpregado. e sofro com a lei do governo que vai diminuindo o salario da gente. assim como eu tem muitos colegas que nen eu pagam uma vida toda e depois ajuda o governo na sociedade com seu propio dinheiro. com o tal de estagio sem direito a nada nos aposentado que garantimos tudo;

  31. MILVO TORTELLI Says:

    Sou aposentado. Com a desvinculação do salário mínimo do salário do aposentado, minha aposentadoria está minguando (reduzendo o poder aquisitivo) cada vez que é reajustado o S.mínimo. Aposentadoria que tinha planejado e pago com muito sacrifício durante toda uma vida de trabalho, para ter uma vida de aposentado com dignidade e que o FHC, numa manobra diabólica está me deichando no vale da amargura, igual a outros milhares de brasileiros. Outra INJUSTIÇA do FHC para os trabalhadores, foi o FATOR PREVIDENCIÁRIO. Acredito e torço que nosso Presidente LULA, por toda sua hitória de vida e de lutas em favor dos trabalhadores, que junto com o Congresso Nacional, hajam de bom censo e aprovem uma lei que seja mais justa para os trabalhadores, tanto os que já se aposentaram, como os que ainda estão trabalhando e apostam em ter uma vida digna apos se aposentarem.

  32. joão maria Says:

    Quero aqui nesta oportunidade falar do valor que terá a queda do fator Previdênciário, pois irá beneficiar muito por exemplo o trabalhador que começou a trabalhar muito cedo, pois não terá que se ajoelhar perante, nem fator 85 e nem fator 95, pois o que deve prevalecer para o trabalhador é seu tempo de serviço não importando a idade do trabalhador, pois quem começou cedo, deve também parar de trabalhar cedo. parabens Paulo Paim.

  33. SEBASTIÃO MORETTI FILHO Says:

    Aos amigos, vamos a um trabalho formiguinha, esclarecendo a todos os vizinhos, colegas, na rua, a importância deste PL.3299/2008, que faz justiça ao se aposentarem. Fiquem atentos que no dia 12/08/2009, terá mais uma reunião de negociação com a entidades sindicais. enviem e-mails aos deputados, pedindo sua aprovação. Jóvens, vcs são os aposentados do futuro. O tempo passa mto rápido e logo estarão nesta mesma situação. Nada melhor que os jóvens sairem na frente. Enviem e-mails a todos os deputados de uma só vez, com a opção “TODOS”,
    NESTE ENDEREÇO: http://www2.camara.gov.br/internet/popular/falecomdeputado.html/

  34. Ricardo Rodrigues do Patrocínio. Says:

    Os Clubes de futebol onde cada jogador e treinador ganham altíssimos salários e devem a Previdência os economistas nada falam. Porque só quem trabalhou uma vida inteira tem que pagar a conta com esse maldito Fator Previdenciário. O INSS, que vá cobrar quem lhe deve, porém, não fica prejudicando os pobres dos idosos. ABAIXO O FATOR PREVIDENCIÁRIO PARA O BEM DO POVO BRASILEIRO!!!!!!……………………

  35. irineu teixeira de amorim Says:

    O Governo tem dinheiro sim para nos pagar, e extinguir este fator que chamo de vergonha para nos Brasileiros aposentados, aposentado no Brasil e atestado de pobreza, se eles roubassem menos nada disto estaria acontecendo, eles so querem para eles, o Sr. Lula, dando uma de pilatos, de Metalurgico a Presidente, quanto deixar o Governo irar sair com um monte de aposentadoria agregado que jamais precisar trabalhar na vida enquanto nos pagamos por isto e uma verdadeira vergonha dizer que e aposentado no Brasil, vou ter que continuar a trabalhar , para nao cair meu padrao de vida, isto porque sou eu e minha esposa somente graças a Deus minha duas filhas ja estao formadas senao amigos nao sei o que faria, para continuar vivendo

  36. Luciane A. Vieira Says:

    Quando infartei, em outubro de 2003, não pensei que eu fosse viver este pesadelo… o pesadelo da aposentadoria subjugada por um injusto fator previdenciário…
    Infelizmente votei neste atual presidente…
    Reconheço que ele faz coisas dignas, pois afinal ninguém é ruim 24 horas por dia, mas no que diz respeito à SAÚDE e aos APOSENTADOS, nada do que ele prometeu em suas campanhas políticas foi cumprido…
    Mas os políticos se esquecem que acima deles existe um DEUS e que esse DEUS é justo e não aceita a indignidade, a mentira e a desonestidade…
    Não tenho religião: apenas DEUS guia meus passos pq creio sem necessitar que homens falhos tentem me estorquir ainda mais, mas digo a todos os brasileiros: UNAMO-NOS NUMA CORRENTE DE FÉ, OTIMISMO, PERSEVERANÇA e JUSTIÇA, pedindo e este NOSSO DEUS misericordioso que dê um jeito na consciência destes políticos que nós mesmos colocamos no poder.
    Fiquem todos na paz.
    Luciane.

  37. Otalino José de Farias Says:

    Estou aguardando uma notícia nova que seja favorável a nós os aposentados e pensionistas. Vamos confiar nas alternativas favoráveis, pois os pensamentos negativos nos trás desgostos e sofrimentos. Se somos aposentados ou pensionistas, é porque já vivemos muitos anos com a esperança de um final feliz. Se sonhamos é porque lutamos, fizemos por merecer e ajudamos no crescimento do nosso querido Brasil, não importa a profissão ou em que tipo de trabalho, o certo é, a nossa contribuição com dignidade e honestidade. Neste mês de agosto/2009, estavos vivendo uma espectativa muito forte, pois dependemos das decisões na Câmara Federal e se passarmos vamos esperar a decisão final do Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Espero que ele seja bonzinho nesta oportunidade, porque somos ex-trabalhadores, hoje aposentados e pensionistas. Ele deve lembrar que a bandeira política que o levou ao poder foram os trabalhadores, por isso não vejo porque, negar a quem de direito tudo que foi conquistado com amor e bondade. Sr. Lula, estamos em suas mãos, pelos os nossos direitos.
    Um abraço e até breve, com uma boa notícia.

  38. aldo josé meneghelli Says:

    gente voces estão indignado são todos iguais,, viram ontem no programa do jo da globo o collor de mello chamou o sarney de todos os nomes feios em sua campanhna para presidente……agora esta defendendo o sarney….gente pelo amor DEUS politicos são todos iguais……………

  39. miriam oliveira Says:

    É lamentavel o q esse governo está fazendo ( tudo aquilo q era contra quando oposição). Espero q ainda crie vergonha e deixe alguma coisa boa, senão espero q n se eleja. Pois como oposição é ótimo.

  40. francisco dantas Says:

    E o homem diz que foi “trabalhador”, se trabalhador foi, foi por pouco tempo e não conheceu nada do nosso dia-a-dia, não sabe como é alimentar uma família com salário e quando chegar a hora de “aposentar” porque já não te querem mais nas empresas e vais ter que fazer “bico” para complementar a renda.
    É mais um lobo na pele de carneiro, tomamos de novo..

  41. Jose Ambrozio Says:

    Tratar ser humano com Lei da probabilidade de que eu vou viver até 80 anos, é querer enganar quem durante 35 aos recolheu a sua contribuição, recolhi sempre pelo teto maximo, é como se eu desse o sangue a vida inteira para meu time que estava ganhando, mas no final do jogo ficasse sabendo que teria dois penais para o adversário. Será que nessa lingua ele entende

  42. Messias Fernandes Says:

    …..Estou muito triste com esse FATOR, Isso não é justo. Imaginen voces políticos trabalhando 9 horas por dia e depois perdessem 40% do salario. por que as leis só fumcionan para polítios .

  43. Ivania Says:

    Vejam so, Governo admite fim do Fator Previdênciario, mais quer NEGÓCIAR, negóciar por algo igual, ou pior, com esse tal 85/95, por favor presidente ( LUIS IGNÁCIO LULA DA SILVA), Saiba que batalhamos muito, para colocar o senhor na presidência da República, e se for o caso o faremos novamente, para a quem indicar, mais por favor acabe com esse fator previdenciario que está fazendo muito brasileiro passar por necessidades extremas, sinta, é só se colocar em nosso lugar, troque de lugar, agora, por um minuto seja um aposentado, que suou a camisa por 30/35 anos, para que, agora possa sentir o que é não poder ter uma aposetadoria digna, acabe senhor presidente com esse FATOR PREVIDENCIARIO, Está en seu poder, compreenda que é uma classe muito sufrida a do aposentado, é bom lembrar da troca basta um minuto, caneta e papel, e nunca gostaria de ser um aposentado, ainda que; com o fim do FP.FAÇA JUSTIÇA AO POVO BRASILEIRO QUE O ELEGEU, CONFÍO EM VOSSA EXCELÊNCIA. E NA DA CAMARA TAMBÉM. resalvo que é uma grande esperança, esperamos que ela não morra. IVANIA-SC

    • Roberto Luiz de Souza Says:

      ,,,é uma grande vergonha a proposta do governo de pedir para retirar os projetos em andamento no congresso, isso, para começar a negociar o DIREITO DO TRABALHADOR, direito e não favor, o FP nunca deveria ter sido aprovado, o que ele trouxe para os Brasileiros aposentados e aposentaveis só foi sofrimento e humilhação, estou perdendo a esperança, é muita falta consideração com os trabalhadores, fico envergonhado de saber que nosso presidente já foi um de nós ” trabalhador ” , e hoje vira as costas para a realidade dos futuros aposentados; aposenta-se no Brasil esta sendo um castigo. Roberto-VR/RJ

  44. Roberto Luiz de Souza Says:

    ,,,é uma grande vergonha a proposta do governo de pedir para retirar os projetos em andamento no congresso para começar a negociar do DIREITO DO TRABALHADOR, direito e não favor, o FP nunca deveria ter sido aprovado, o que ele trouxe para os Brasileiros só foi sofrimento e humilhação, estou perdendo a esperança, é muita falta consideração com os trabalhadores, fico envergonhado de saber que nosso presidente já foi um de nós trabalhador, e hoje vira as costas para a realidade dos futuros aposentados; Ivania, vc muito feliz em suas palavras, aposenta-se no Brasil é um castigo. Roberto-VR/RJ

    • Vilmar Says:

      estes dois presidentes, pasmem, se aposentaram com trinta e poucos anos. dá pra entender que eles não tem nenhum compromisso com o povo.
      Sem contar que certamente não sabem que este dinheiro volta ao mercado comprando mercadorias, para que outros tenham emprego para produzí-las, mas ensinar economia para estes tipos simplesmente não adianta.

  45. Vilmar Says:

    Quero acreditar que chegou a hora de reconhecer a canalhice feita com os aposentados pelo fator previdenciario, pois nada mais foi criado que um estelionato, pois o trabalhador contribui com um valor para receber cheio e na hora de se aposentar ganha a metade. Que justiça temos neste país? hã sim, o STF certa feita ameçou fazer greve para que tivesse seus vencimentos corrigidos, então dá para perceber a ……. que temos em todas as esferas deste país, sejam elas executivo, legislativo e judiciário.

  46. Nivaldo Says:

    Eu so queria saber se o presidente lula se lembra como ele se aposentou por causa de um dedinho agora eu tenho que contribuir com 35 anos e depois ter que pagar pedagio pra mim aposentar ele esta de brincadeira e mesmo coisas os politicos que se aposenta com um mandato tem saude de graça pro resto da vida e os melhores hospitais do pais tudo por conta do povo então no minimo acabar com o fatoor previdenciario e uma obrigação deste corruptos

  47. FRANCISCO CARLOS MOREIRA Says:

    FORA JÁ “FATOR PREVIDENCIARIO”.

    ISTO É UMA VERGONHA.

    VAMOS AGUARDAR PARA VER SE ESSE GOVERNO TEM MESMO A CORAGEM DE VETAR ESSE PROJETO, ACABANDO DE VEZ COM A ESPERANÇA DE QUEM ESTA PARA SE APOSENTAR.

    TOME TENENCIA SENHOR PRESIDENTE!!!!!!!!!!!

    É ASSIM QUE O SENHOR QUER ELEGER SEU (SUA) SUCESSOR (A) ?

  48. clovis buzetti Says:

    E uma Obrigaçao da Camara dos Deputados aprovarem o fim do fator previdenciario e o governo sancionar
    Pois nao existe no Brasil maior covardia que estas imposta aos trabalhadores que trabalharam 35 anos e contribuiram, portando tem o valor recolhido junto ao Governo nada mais justo que ele cumpra sua obrigaçao
    de pagar corretamente os aposentados
    E dever do Presidente lula corrrigir esta canalhice
    Obrigado
    Clovis

  49. ceni jose da silva Says:

    TEMOS QUE LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS. NÁO PODEMOS DEIXAR OS BANDIDOS PEGAR NOSSO OURO. TEMOS QUE NOS ORGANIZARMOS E NOS UNIRMOS NUM SO OBJETIVO. NUMA GUERRA SE USA VARIOS TIPOS DE ARMAS. TAMBEM TEM QUE TER BONS GUERRILEIROS. QUEM SABE VOCE TAMBEM LEITOR QUER DEFENDER SUA PORCENTAGEM. O MEU OBJETIVO É RECEBER 100 POR CENTO QUANDO EU FOR APOSENTAR COM 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO AO INSS.

  50. carlos c. espindola Says:

    este fator e uma vegonha contra a quem realmente paga o inss para se oposentar, este governo nao sabe o que e destribuicao de renda, so quer da cesta basica.

  51. Gilson Mendes de Souza Says:

    Há 36 anos quando iniciei a minha vida profissional, diga-se de passagem, com 15 anos de idade, já ouvia falar que a Previdencia Social iria quebrar, tudo para justificar as diversas investidas contra os trabalhadores, aposentados e aposentáveis. E todos resistindo, produzindo, ajudando a construir esta grande nação. Aí veio o FHC e meio as suas grandes investidas contra os trabalhadores aos quais ainda dera o “Título de Vagabundo” aos que se aposentava ainda jovem, ai editou Tempo de Contribuição, Idade mínima para aposentadoria proporcional, desvinculação do reajuste dos aposentados ao salário mínimo e ainda não satisfeito o famigerado “Fator Previdenciário”, esse como tiro de misericórdia. Ai vem o nosso Lula e promete em campanha restabelecer o direiro dos trabalhadores e, sete anos já vão se completar e não vemos a boa vontade para isto acontecer. Vamos contabilizar as perdas nacionais por conta das mais diversas formas de corrupção, por demais noticiadas nos diversos meios de comunicação durante estes mesmos 36 anos, será que não daria para tapar o “rombo da previdencia” ao qual nós trabalhadores não temos nenhuma participação? Fim do Fator Previdenciário Já!!!, Mas, não trocando seis por meia dúzia! Pois esse Fator 95 anos é outro engodo!

  52. Antonio Carlos Domingos Says:

    A CAMARA TEM QUE APROVAR O FIM DO FATOR PREVIDENCIARO, PORQUE UM MAGISTRADO, COMO AQUI NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO, COMETE FALCATRUAS (ROUBO) O CASTIGO DESSES CANALHAS, É A APOSENTADORIA , OU SEJA, SALÁRIO INTEGRAL R$ 21.000,00 (VINTE E UM MIL REAIS), PORQUE UM TRABALHADOR DA INICIATIVA PRIVADA, (QUE PARECE UMA PRIVADA) RECEBE O MESMO VALOR DO MAGISTRADO QUANDO ESTA EM ATIVIDADE, MAS AO SE APOSENTAR TEM QUE SE CONTENTAR COM APROX. R$ 3.500,00 (TREIS MIL E QUINHENTOS REAIS) – ACREDITO QUE ACABAR COM O FATOR PREVIDENCIARIO, AINDA NÃO RESOLVE A QUESTÃO – POIS EXISTEM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. O CORRETO SERIA O TRABALHADOR SEJA ELE DA INICIATIVA PRIVADA OU PUBLICA, SE APOSENTAR COM O SALÁRIO INTEGRAL. MAS COMO DIZ BORIS CAZOI (ISSO É UMA VERGONHA) . ELES PRECISAM DE MUITO DINHEIRO, PARA SUSTENTAR AQUELA CORJA LÁ DE BRASILIA-DF (CAMARA, SENADO ETC.)

  53. Gilson Mendes de Souza Says:

    Sabe por que os Srs. Deputados não se preocupam em derrubar o Fator Previdenciário? Porque não atinge a eles. Que prometem defender os interesses do povo e, quando lá estão é só mordomia, muita grana e depois de oito anos de mandato se aposentam como se fossem trabalhadores e ganhando sabe quanto? Tudo!!! Pra eles não existe Fator Previdenciário, desvinculação do salário mínimo… O trabalhador que derrama suor e lágrima para ganhar o pão de cada dia, tira 30 dias de férias (isso quando não vende um terço para ganhar um dinheirinho a mais para pagar as contas) após 12 meses de trabalho duro e, os deputados já começam um mandato de férias? Isso Pode!!! Os milhões de reais pagos com o dinheiro das contribuições pagas por aqueles que realmente trabalham não faz falta à nação, não quebra a Previdencia, etc… Façam uma pequena reflexão Srs. Deputados e derrubem já o Fator Previdenciário!

  54. FRANCISCO MARTINS DE LIMA Says:

    TENHO 49,5 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E QUASE 54 ANOS DE IDADE. O QUE FAZER PARA ENCARAR TAL SITUAÇÃO? SE EU FOR ME APOSENTAR COM ASESSENTA ANOS DE IDADE O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO FICARA COM 47 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO. EU ACHO INJUSTO TUDO ISSO. TENHO FE EM DEUS QUE IREMOS VENCER GRÇAS A DEUS E PAIN E OUTROS E QWUE NA ELEIÇÕES FUTURAS MERECERÃO O VOTO DO POVO DA REGIAO. SE EU MORASSE AI, VOTARIA EM QUEM ESTA DO LADO DOS TRABALHADORES A SEREM APOSENTADOS E DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS. MORO EM ARAGUAINA TOCANTINS MAS SOU CEARENSE. GENTE VAMOS LEVAR A SERIO E NÃO VOTAR NESTE POLITICOS QUE NÃO T~EM COMPROMISSO COM O POVO SOFRIDO. MEU NOME E MARTINS. OBRIGADO E UM ABRAÇO. ADEUS FATOR PREVIDENCIARIO MALVADO E INJUSTO.

  55. Antonio da silva pereira Says:

    Espero que os representantes dos aposentados e dos trabalhadores não aceitem estas propostas absurdas do governo, já fomos prejudicados e agora temos de manter posição para rever parte dos nossos direito e amenizar os prejuízos, melhor é procurar os deputados e mostrar qual a intenção do governo, ele deu aumento para o salário mínimo e bolsa familia acima da inflação, não tenho nada contra acho bom só não concordo porque quem tem de pagar a conta e os aposentados e principalmente aquele que aposenta por tempo de serviço, queremos sim tirar a previdência do buraco mas não com participação de até 45,62% do valor do beneficio que é meu caso, paguei por um tigre e recebi um gato isto é roubo , ele fala que somos novos para aposentar, mas não temos opções porque as empresas estão demitindo e para conseguir outro emprego tem que ter menos de 35anos e quando consegue o salário é muito abaixo do que ganhava e até abaixo do beneficio isso quer dizer que o prejuízo só tem de aumentar se prorrogar à aposentadoria, se esse governo quer aposentadoria com 60anos tem que mudar o mercado de trabalho dando incentivo para empresas a empregar pessoas acima de 35anos príncipalmente aqueles com pouco estudo que são os mais prejudicado e dar garantia que não vai ter prejuízo no futuro, todos falam em trabalho escravo e debaixo dos olhos de todos viramos escravos e obrigado a trabalhar debaixo do chicote do governo, queremos somente nossos direito somos seres humano quantos aos outros e não escravo da previdência. Sr lula só lembrou dos trabalhadores quando saiu nas portas da fabrica pedindo dinheiro para campanha política

    • Antonio da silva pereira Says:

      Retificação
      O comentário acima quando eu disse escravo é em relação a lei aprovada em 99 que criou o fator previdenciário, porque no meu caso teria de pagar mais 19,5anos a mais para receber o beneficio referente ao que foi pago, assim totalizando 54,5anos de contribuição e o chicote é a insistência do governo de manter quase a mesma forma, e em relação ao lula pedir dinheiro nas portas da fabrica para campanha política, na realidade não vi ele pedir mas foram pessoas dizendo que era do sindicato e pediu pequena contribuição para ajudar na campanha política do governo do estado são paulo na primeira vez que ele foi candidato.
      Espero que o governo e os deputado olhem para nós e entenda a nossa situação e não só a situação da previdencia

  56. Roberto Says:

    Vamos pedir para nos apresentar um cidadão que levanta as 4:00 da manha 6 dias por semana pegar 2 onibus no minimo, pressão no dia a dia pra alcançar metas e se não as cumpri ganha menos e ate cartão azul, viver com qualidade de vida alem dos 70 anos. Digo, com qualidade de vida pra sentir felicidade, alegria e conceito de justiça.

  57. Lucia ALENCAR Says:

    É triste a situação dos trabalhadores que querem se aposentar. Este fator previdenciario veio para matar aos pouquinhos os cidadões honrados que trabalhou tanto para construção deste Pais. É triste a posição dos nossos deputados e do presidente (DO POVO). Os proprios funcionários do INSS comenta a vergonha deste fator previdenciário.

    • roberto joaquim de araujo Says:

      parabens Lucia Alencar, pelas simples e objetivas palavras. Mas gostaria de entender, por que tantos deputados, vao pra tv maquiados e talvez perfumados, dizendo tudo pelo povo, pelo social, etc. Mas, por trás da tv, sem as maquiagens e talvez com mal cheiros, fazem e falam tudo diferente!Porém, estamos acompanhando esta BATALHA CONTRA O NOSSO POVO!

  58. Ivania Says:

    Boa noite, peço a gentileza de não enviar mais comentarios no meu email. Pois prefiro visitar o site.
    Ivania

  59. Otalino José de Farias Says:

    Uma solução para romper esse impasse, acaba não acaba com o fator previdenciário, está deixando os interessados agustiados, os aposentados e pencionistas, já considera uma solução quase impossível. O lenga lenga nunca termina, mas quando é para aumentar os próprios salários dos parlamentares, fala-se na boca da noite e amanhece lá nas alturas. Assim acontece com a gasolina, quando menos esperamos, amanhece com outro preço e muito assustador. Convenhamos que nas eleições pudessemos dar o troco, a vida pederia melhorar. O dia 24.08.2009, foi dado como o dia da decisão final, ainda fcicou para amanhã. Vamos esperar, vamos esperar, quem sabe a coisa acontece à nosso favor. Um abraço e até breve.

  60. Valéria Paçcheco Says:

    Tudo é uma vergonha, eu com 20 anos de serviço público, 12 anos e 06 meses de contribuição do INSS, totalizando 32 anos e 06 meses, com 52 anos e 06 meses de idade, só posso me aposentar agora se for com 80% dos vencimentos, tenho que esperar fazer 55 anos de idade. é o fim. Gostaria muito de ter ajuda para poder me aposentar integral. Abraços

  61. Rubem Boschetti Says:

    Rubem Boschetti diz:
    Estamos hoje numa realidade que se repete ao longo dos anos. Quando a oposição vira situação este facilmente passam a ser iguais aos anteriores. Lula não é diferente. Infelizmente somos um povo covarde, acomodado e cheio de esperanças que sejamos contemplados pelo reinos dos céus. A verdade é uma só, precisamos de vários LULAS aguerrido, batalhador, instigador, opositor, grevista, passeasista, pois enquanto um está no governo os outros estão fazendo cobranças instigando a população para destituir governantes, senadores, deputados, invasão de congresso e tudo o mais. Infelizmente o governo só entende de força e esta é aquela que não temos. Precisamos urgentemente de lideres. Estes é que nos levarão a ter sucesso em nossos reinvindicações e não vão fazer palhaçada quando governo. Se não for assim, não vejo o sucesso.

  62. Roque Says:

    COMPANHEIROS A MAIS VERGONHOSAS ACONTECEU SEGUNDA FEIRA DIA 24/08/2009, OS DEPUTADOS BAIANOS APROVARO PARA ELES MESMOS A (APOSENTADORIA VITALISIA) QUER DIZER SE APOSENTA COM 10 ANOS DE MANDATOS SEM PERDER UM CENTAVO.
    QUANTO O TRABALHADOR DEPOIS DE 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO SE APOSENTA COM UM SÁLARIO DE FOME.
    ENTÃO COMPANHEIROS ESTAR NA HORA DE DAR UMA RESPOSTA A ALTURA NÓS TEMOS A ARMA DA QUAL ELES TEM MEDO (O TÍTULO ELEITORAL) VAMOS CONVOCAR NOSSAS FÁNILIAS, VISINHOS, CONHECIDOS E VAMOS LIMPAR O CONGRESSO DESTA CORJA.

  63. ademir santos sampaio Says:

    querem que sobre mais dinheiro para eles roubarem dos trabalhadores aponsentados.o pt sempre foi contra os abusos dos governos anteriores, vamos esperar pois as eleições estão chegando.Vamos dar o troco aos deputados e senadores satisfeitos com a mordomia.

  64. Luciane A. Vieira Says:

    O problema não são nossos votos e sim os votos de cabresto que nossos políticos possuem no NORDESTE… São estes que os fazem se eleger e se reeleger…
    INFELIZMENTE é esta a nossa realidade…
    Luciane.

  65. LUCIA HELENA VALLE Says:

    Sou pensionista quando começei a receber a pensão recebia
    3.12salarios hj recebo R$ 490,00 não e possivel que nossos
    governantes não olhe para nos o pais esta envelhecendo o que
    sera de nos ,de uma coisa e ja sei e faço campanha não quero
    votar e mais ninguem estou com vergonha ser brasileira um
    pais que não cuida das suas crianças e seu idosos não pode dar certo

  66. LUCIA HELENA VALLE Says:

    Assisto todos os dia tv .senado ate agora e so bla,bla , bla,
    não aguento mais com tanta homenagens e falação ,acho que deveria mudar o nome tv ti.ti.ti.leis para serem aprovadas e
    discutidas são poucas pq não criam um tv senado fofaca ou
    verdade ou mentiras faria igual esses programas de artistas
    contado as verdades e mentiras deles , porque e o nosso
    dinheiro que esta mantendo tudo isto ,por isso não sobra
    para nada ,e reparo a quantidade de funcionarios servido
    cafe a tarde todo isso vai ficar caro para nos .

  67. jeronimo alves Says:

    O presidente lula tem a obrigação de aprovar o fim do fator previdenciario conforme projeto do senador Paulo Paim,pois ele foi eleito pelos os trabalhadores,é um absurdo se ele vetar, é o que nós trabalhadores esperamos de um presidente que já fooi peão como nós.

  68. celso Says:

    E uma vergonha o que o governo lula ta fazendo com os aposentado do pais, e esse pepe não passa de um cachorrinho a serviço dele, tche esses caras tão pouco se lixando para quem vai se aposentar ou quem ja ta aposentado, mas eles que botem as barbas de molho 2010 ta ai, vamos elesger outros representantes assim os atuais passam para a oposição e ai sim vão aumentar o coro dos que querem melhorias ao povo brasileiro, esses já nos esqueceram, não se lembram mais das promessas de campanha elas ficaram longe

  69. celso Says:

    Eu gosto muito de hitoria e ontem tava lendo a do general Gumercindo Saraiva, para quem não sabe ele foi o mais destacado militar da revolução federalista de 1893, ele foi o famoso comandante do cerco da lapa, quando se retirou para o rio grande novamente ele estava desiludido com a cituação do povo brasileiro, já que ele embora gaucho de nacimento morava com sua familia no uruguai onde participava das motoneras, e declarava ele que o brasileiro e um povo que só toma iniciativa quando muito apanha, e ta na hora de nos povo tomarmos iniciativa sermo ouvidos, numa proxima pesquisa de opinião vamos fazer o indice de aprovação do governo baixar para ver que não estamos contente com a situação, so assim seremos ouvidos, se dermos indices de 80% para o lula ele vai estar achando que os aposentados são apenas uns chorões e ele e que esta com a justiça nas maos, afinal estamos apanhando mais do que boi roceiro

  70. benedito reichert Says:

    esse tal de pepe so pode estar brincand0 com a gente ora trocar seis por meia duzia . esse e tal de politico que nos temos de exterminar da face da terra. nogento e imoral.

  71. Otalino José de Farias Says:

    Embora esse túnel parece não ter fim, vamos mantermos as nossas manifestações, pró fim do fator prevideciário. Não é possível que em véspera de um ano eleitoral, não tenhamos o fim do que mais esperamos. Vamos continuar pedindo aos nossos deputados federais que, tenham piedade de quem quem trabalhou uma vida toda, pela sua própria subsistência, da família e do próprio Brasil. Foram muitos projetos para uma vida mais humana, filhos estudando, metas de trabalohos a cumprir, para na hora de usufruir os direitos conquistados da melhor forma possível, ver ir por água abaixo, o que mais esperou na vida. Que não ganhe nenhum presidente tipo FHC, pois seria o fim para todos trabalhadores desse imenso Brasil. Um abraço e até breve.

  72. João Batista Pegorari Says:

    Vamos fazer uma paralização total no país, por que nós somos maioria.
    Lula já está querendo tirar de Hugo Chaves, isso é a convivência que está contaminando.

  73. luiz do carmo neto Says:

    o governo tem que ter vergonha na cara por que ele tem o poder que nos eleitores demos pra ele
    por que ele nao poe em palta entao uma portaria que devolveria o nosso montante que temos depositado na previdencia
    garanto que dava pra viver o resto de minha vida numa boa
    sem precisar trabalhar .eu aplicaria o meu dinheiro e ja era

  74. luiz carlos da costa Says:

    FORA PEPE VARGAS COM ESSE PROJETO DE M QUEM ESTAR POR TRAS DO SER QUEM SAO OS DEPUTADOS E SENADORES QUE ASSINARAM ESTA SUA PROPOSTA PIOR QUE FATOR PREVIDENCIARIO SER PAULO PAIM E TODOS QUE LHE APOIEM TERAO NOSSO APOIO E FORA PEPE VARGAS

  75. JOSE CARLOS GALVÃO DA COSTA Says:

    Este deputado deveria honrar o sobre nome que tem e retirar esta emenda imunda que ele arrumou para nos prejudicar ainda mais fora PEPE VARGAS deixe o projeto do senador PAULO PAIM como esta e vamos ver se o sr LULA vai ter a cara de pau de vetar por que se isto acontecer a candidata dele não vai chegar nem no 1° turno em 2010 e viva aos aposentados do BRASIL

  76. JOSE CARLOS GALVÃO DA COSTA Says:

    Sr FERNAMDO HENRIQUE CARDOSO nos aposetados do BRASIL TEMOS QUE AGRADECER A SUA PESSOA AS MIZERIAS QUE NOS ESTAMOS PASSANDO COM O FATOR PREVIDENCIARIO O SENHOR INVENTOU E NOS ENPUROU DE GOELA ABAIXO NO SEU FAMIGERADO MANDATO DE PRESIDENTE MAS DEUS É MAIOR E NOS VAMOS VENCER.

  77. Maria do Carmo Says:

    Fim do fator previdenciario e da proposta 8595.
    É uma vergonha o que estão fazendo com as pessoas que querem se aposentar e com os aposentados.
    O caso Sarney foi resolvido urgentemente, mas no nosso caso, a novela prolonga. Esqueceram que é atraves do nosso voto que os políticos se elegem?
    Já estamos entendendo bem de política e como funciona as coligações. Estamos de olho vivo. Aposentadoria integral já.

  78. Valdete Ap. de Sousa Oliveira Says:

    EU ACHO UM ABSURDO ESTE FATOR PREVIDENCIARIO 85/95
    PARA PODER APOSENTAR INTEGRAL, TENHO 48 ANOS E 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E ESTOU E PRECISO ME APOSENTAR E FAÇO O QUE? COM ESTAS NOTICIAS, PAGUEI 30 ANOS O INSS E AGORA? APOSENTO COM R$ 600,00 POR MÊS ? ESPERO ANCIOSAMENTE UMA RESPOSTA POSITIVA QUE NÃO PREJUDIQUE QUEM ESTÁ APOSENTANDO AGORA.

  79. Otalino José de Farias Says:

    Conforme estou vendo nos dois últimos comentários, gostaria de saber com devo proceder com a minha situação? Aposentei-me em Janeiro de 1998, com 57 anos e 38 anos de Tempo de Serviços, comprovados pelo INSS, somados os 57+38 é igual a = 95, e agora pergunto como que fica a minha situação diante da formalidade 95? Vou esperar um tempo para consultar um advogado tributarista da Previdência do INSS, QUE ESTÁ APOSENTADO E MORA PERTO DA MINHA CASA. Um abraço e até breve.

  80. neusa telles wolff Says:

    NEUSA,GAUCHA!!!!!!……e furiosaaaaaaaaaaa!DIZ:

    17/09/2009 /22:51.
    “Tapa na cara” dos aposentados e pensionistas,há muitos anos já estão fazendo isto ;já estamos nocauteados por vários politícos que só pensam no bolsos deles. Nós, não somos CIDADÂOS BRASILEIROS ,somos réles seres humanos á beira da sociedade. QUEM pensa em nós são os bancos ,que querem o nosso 30% para empréstimos e ficamos penhorados por 60 meses. JUSTIÇA, quero JUSTIÇA,pois o meu marido contribuiu,(forçado,pois a quantia relativa à 10 SALÁRIOS MÍNIMOS,já era descontado no salário dele, querendo ou não querendo). Ele já faleceu e não consegui se aposentar. Hoje, recebo 5 salários, na hora de cobrar, cobram,o teto máximo.Não temos reajustes , como os outros brasileiros(estamos à margem), onde estão os nossos direitos e dos idosos que não tem mais qualidade de vida .ISTO É UMA VERGONHAAAAAAAA…..!!!!,como é tudo neste país,;saúde, educação, saneamento básico, segurança,( os BANDIDOS tem um governo paralelo),nossas estradas ,o PAC ,que nâo saiu do papel e muitas coisas mais ,fora a corrupção correndo solta no PLANALTO do OBA OBA,todos roubam e ninguém vai preso…,etc e etc….Quero parabenizar o senador PAIM ,pela gradiosa causa dos menos favorecidos e rezo para que seu projeto seja aprovado na integra, não desista de defender nossos direitos,conto com todos aqueles queridos SENADORES que estão nesta luta. Meu marido,contibuiu com o teto máximo(10 SALÀRIOS) eu e meus filhos queremos que a nossa pensão seja =10 SALÁRIOS vigente no BRASIL, temos direitos iguais a todos os brasileiros. DIZ uma pensionista brasileira, com grande esperança naqueles que não são ainda “ANTI BRASILLLLLLL…..” .SENHORES SENADORES ,cuidem do aloprado lula,que ele quer e pretende entregar o nosso BRASIL de bandeja para o mundo,não se deixem manipular por ele(lula) porque ele se acha o último biscoito do pacote. Afinal qdo vamos ser uma DEMOCRÁCIA plena neste PAÍS . O lula não se importa conosco ,mas abre o banco para aqueles que não trabalham,gasta mais do pode ,daí , diz que não sobra dinheiro. O lula já é aposentado e sentado num baita salário de marajá, o lula nunca trabalhou, nunca estudou,sempre viveu às custas dos sindicatos com alta contibuição dos sindicalistas. FORA “lula” FORA” lula “e a “corja “que te acompanha. …….!!!!!!! FORA do lulÁ…lá e seus 40 LADRÔES…….! FIM do FATOR ( ele)fator eé e será contra todos nós. NÃO estamos pedindo esmolas e sim os nossos direitos ,de todos os trabalhadores do nosso BRASIL!!!!!….. Queremos o PROJETO do senador PAIMseja aprovado na INTEGRAAAAAAAA!!!!!!!. DEUS abençõe todos os SENADORES que estão ao nosso favor . UM abraço a todos . e até breve.

  81. GRAÇA Says:

    Então…eles aprovam a soma de 95/85 agora, 2009 no final do mandado do Lulinha.
    Em 2014 quando o proximo Presidente estiver em vias de sair, muda a lei novamente;
    Quem paga o pato? O idiota que trabalhou a vida toda, teve seu desconto de INSS tirado do seu salário por força de Lei, roubado na cada dura por pessoas que se aposentam após 8 anos de mandato como saláriointegral, por aqueles que recebem muito bem e tem verba paletó, verba cueca e tantas outras verbas …. eo trabalhador? Míseros reais defasados, uma rede hospitalar que dá medo só de passar na porta desses hospitais lotados de gente doente e sem atendimento. Aí vem os políticos e tiram o lugar daquele que tá na fila de um aoperação nas Clinicas, pra fazer check up as custas de quem? dos idiotas como nós que trabalhamos a vida toda e temos ainda que ceder, ceder, ceder e …. ceder.
    Esse pais JAMAIS terá decencia e moral.
    Dá vontade mudar de pais.

  82. Dulci Says:

    Realmente é inadmissível que um presidente como o nosso ,eleito como um de nós,ou seja,trabalhador,defenda Sarney o que aliás foi resolvido rapidamente e um assunto de tal importancia ,mais que isso,questão de justiça venha sendo adiado,adiado e adiado…pior ainda é o tom de ameaça …Esperamos que esse fator vergonhoso seja extinto !

  83. jose martins santos Says:

    espéramos que neste ano seja aprovado o fim do fator previdenciario os aposentados que pagaram aprevidencia estaõ perdendo noventa por centos do seus beneficio pesso em caricidamente presidente da camara dos deputados bote avtaçao que esta faltandos o senados ja feis sua quero deixar sinserio agradecimentos senador paulo senador ci com causa social que deus te proteja

  84. MARY EBEL Says:

    Eu contribui 30 anos me aposentei com salario minimo, e lógico ainda tenho que trabalhar pois posso morrer de fome, pior é que continuo contribuindo sem retorno, e o meu dinheiro onde vai? fora LULAAAAAAAA, QUE DECEPÇÃO

  85. Sidney Sanches Says:

    - Tá dificil acabar com este fator, não há interesse algum por parte destes politicos corruptos, que só aprovam leis que os beneficiem, ou seja leis que protegem bancos e os maiores empresários deste país, que sáo eles mesmos..Quando se trata de Copa do Mundo, Olimpiadas e outras banalidades que não enche barriga de ninguém, há dinheiro disponível e são bilhóes, ai não há crise financeira, fazem tudo para se aparecer, fazer média com os paises do primeiro mundo, se achando… quando na verdade sabemos bem qual é a realidade, acham que enganam, pelo menos a mim não. O Brasil e Penta-Campeão de futebol, e dai, qual o beneficio que isso trouxe aos brasileiros, o povão se mata para assistir uma copa, para-se o país, para se ter uma idéia não assisto a jogos da seleção em copas, prefiro fazer caminhadas, e é impressionante o vazio das ruas, parece que só eu estou vivo, o resto sumiu não há ninguém nas ruas, um silêncio total, até que se marca um gol…ai se descobre que existe gente a comemorar com fogos, que muitas vezes deixam pessoas aleijadas ou debilitadas pelo mau uso, ou mesmo pelas má fabricação, mas isso não importa, o que importa é venda de jornais, matérias repetitivas em toda midia, de que o Brasil foi campeão, ai fica a pergunta campeão de que, se após a copa tudo volta a rotina, e aqueles eleitos por nós continuam nos fazendo de palhaços. Por que não parar o país para reividincar nossos direitos, da mesma forma que se para quando há uma copa do mundo, funcionários são liberados mais cedo, e não ha prejuizo algum, mas quando se trata de algo em pró dos trabalhadores, ai vem diversas punições, até tropa de choque para nos agredir…mas somos todos brasileiros…é somente a cada quatro anos, quando sera realizada a próxima copa, ai se espera mais quatro anos, com fome, muitas dificuldades, sem paralizações, cada um pensando no seu, que se dane o próximo…e assim vai…você acredita realmente que algo ira mudar…não tenho esta certeza….pense nisto.

  86. MARIA CRISTINA DA SILVA Says:

    ÓTIMO PARA O BRASIL, MUITAS REALIZAÇÕES:
    -PRÉ SAL
    -SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2014, SERÁ QUE O APOSENTADO VAI PODER USUFRUI? CHORO POR ELES.
    -SEDE DAS OLIMPÍADAS DE 2016, SERÁ QUE O APOSENTADO VAI PODER USUFRUIR? CHORO POR ELES.
    AGORA FALTA A REALIZAÇÃO PARA OS APOSENTADOS QUE JÁ PAGARAM E OS QUE VÃO APOSENTAR E PAGAM, MAS NÃO ESTÃO PODENDO CONTAR COM A REALIZAÇÃO DE SEUS SONHOS, QUANDO ESTÃO COM MAIS IDADE, POIS, SUA RENDA É CEIFADA, SEM DÓ NEM PIEDADE. O PIOR É QUE MESMO TENDO PAGO E COM TERCEIROS ADMINISTRANDO O QUE PAGARAM AINDA DIZEM QUE NÃO PODEM RECEBER BASEADO NA SUA CONTRIBUIÇÃO E QUE A PREVIDÊNICA NÃO PODE PAGAR. E OS QUE RECEBEM ALTOS AUMENTOS, COMO O JUDICIÁRIO, O LEGISLATIVO, O EXECUTIVO E O PRIMEIRO ESCALÃO DO FUHNCIONALISMO PÚBLICO. TEVE UM POLÍTICO QUE DISSE QUE TEM QUE RECER UM BOM REAJUSE POIS TEM QUE ANDAR BEM VESTIDO. O APOSENTADO PRECISA RECEBER PELO MENOS SOBRE O QUE CONTRIBUIU PARA TER UMA SOBREVIVÊNCIA DÍGNA. TENHO COMO EXEMPLO O MEU PAI QUE CONTRIBUIU TRINTA E OITO ANOS, APOSENTOU COM QUASE TRÊS SALÁRIOS E HOJE RECEBE UM. SE NÃO FOSSE NOSSA AJUDA, FOSSE ESPERAR SOMENTE SAÚDE PÚBLICA, JÁ TERIA MORRIDO.

    • Luciane Vieira Says:

      Maria Cristina: boa noite!
      Você tem toda razão de estar indignada.
      Dou graças a Deus por seu pai ainda estar vivo e poder contar com o auxílio dos filhos, pois o meu não sobreviveu ao SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA…
      E eu, apesar de ganhar um pouquinho mais que o salário (por enquanto, pelo menos… – sou aposentada por invalidez), se não fosse o convênio médico que tenho do antigo trabalho, acho que já teria partido há muito tempo…
      Fique com Deus.
      Cuide de seu pai, pois os políticos só querem sua atenção pelo seu voto, e não por merecer.
      Já seu pai é merecedor de sua atenção por ter trabalhado 38 anos pensando em sua família.
      Beijos em seu coração.
      Luciane Vieira.

  87. Otalino José de Farias Says:

    Aposentei-me aos 57 anos de idade, com 38 anos de Tempo de Serviços, conforme Carta Memória de Cálculos, Certidão de Tempo de Serviços emitida em 30 de Janeiro de 1.988. Pergunto, com os 57 de idade e 38 anos de Tempo de Serviços, somam juntos 95, conforme a proposta do governo, posso requerer o que parece a meu favor, aquilo que de direito me pertence? Aguardo uma resposta breve e convicente. Um abraço, OTALINO. Meu enderço Travessa Magé nº 17 Conjunto dos Bancários – Centro – 79020-122 – Campo Grande-MS.

  88. Doraci Says:

    Contribui para inss durante 36 anos 11 meses e 5 dias e 54 anos e 4 meses, sempre com o maior teto e que por ultimo fixaram em 10 salários . Como V. Excia pode ver Sr. Presidente Lula, eu fiz minha parte. Hoje recebo pouco mais de 4 salários. Isso tudo porque acreditamos nas suas propostas desde a sua primeira candidatura. Mesmo acabando com este Fator Previdenciario Sr. Presidente o senhor jamais terá meu aval e de toda minha familia .

  89. genivaldo tonello Says:

    em 1982 aqui em diadema sao paulo onde e nossa residencia e e o ano do meu casamento fomos uma segunda feira jantar melhor restaurante da epoca e uma enorme mesa para os petistas quem jair m. jose d.lula vicentinho e o prefeito deles gilsom meneses e na epoca falaram somos governo aqui e vamos dominar este pais atrasado e facil e so ajudar pobre e ser contra os outros bom se voceis se lembram em 1998 quando começou a ser discutido o fator o lula e pt davam ate a mae contra e esta ai esses politicos que doam bolsa (vagabundos) e so ir em botecos ou aqui na minha cidade ou passar no meio da favela heliopolis no sacomã e ver quantos (p.d.a.) como o nosso gov e vou trabalhar para que se eu recebo do lula que injustiça para o trabalhador como alguns nor honestos se quiserem trocar seis por menos sei la façam o fator sem prejudicar o trabalhador entao 95/85 ou 94/84 e vai sem prejudicar muito aquele ex trabalhador como eu 55anos era encanador e ernias de disco lombar e cervical tendinite nao so isso tambem caimbra do escrivao voce conhece nem medicos do inss nao posso fazer quase nada as vezes segurar um garfo para me alimentar e nao sou reconhecido como um ser contibuinte e sei la eu quero que politico bah

  90. Hildebrando José de Mello Says:

    Quero parabenizar o ilustre senador Paulo Paim que tem o projeto de acabar com o fator previdenciário , simples assim , isto é fazer justiça a quem contribui com o desenvolvimento do país ,trabalhando sério e muitas das vezes em ambiente crítico , porém há também projetos injustos como do dep. Pepe Vargas , que merece não só NUNCA mais ser eleito ( reeleito ) com projeto de 85/95 anos , mais tambem poderia nos fazer o favor de sumir da área politica,isto fara aumentar o tempo para o trabalhador ter o beneficio da aponsentadoria.estamos atentos , milhares , milhôes de aposentados e pessoas proximas de se aponsentar,e daremos a resposta no momento certo.

    Hildebrando José de Mello.

  91. wagner William Pimentel Says:

    Gostaria de saber quando será a próxima votação em plenário da camara dos deputados, com relação ao fim do fator previdênciário.

    Saudações – Sen. Paim , a luta continua.

    Atenciosamente

  92. antonio luiz teixeira Says:

    É assim que se faz o crescimento do BRASIL, valorizando não só as obras mais quem as faz.
    Vou seguir o conselho do deputado Paim: pedir a minha aposentadoria só em fevereiro, mesmo já tendo direito em novembro de 2009.Espero que o FATOR PREVIDENCIARIO acabe com o absurdo previdenciário criadopor Fernando Henrique Cardoso .
    A Previdência Social arrecada muito, é necessário cobrar mais dos órgãos ligados a fiscalização, combater as fraudes, executar uma gestão eficaz em prol da sociedade,banir funcionários que não são comprometidos com a instituição que tem grande importância para a nação.
    ANTONIO LUIZ TEIXEIRA .RJ
    luizteixeira1|@uol.com.br

  93. Natanael brum Says:

    Eu aposentei a 4 meses e perdi R$500,00,gostaria de saber como ficaria a minha aposetadoria com o fim do fator prevedenciario.

  94. genivaldo tonello Says:

    que pais e este que eu nao tenho meus direito por ser autonomo sempre fiel nos compromissos como o inss e tai depois de mais de 32 anos de contribuiçao e mais de 4 anos afastado com auxilio doença e ma informaçao do inss e eu perdi esta contagem por falta de honestidade deste orgao me falaram que depois do indeferimento poderia esperar 1 ano ate fazer mihla contribuiçao mas seria um mes e eu por falha do inss ou por servergonhiçe deste go pda o que eu faço sem contar esta minha doença rara voce conhece (caimbra do escrivao) sou descriminado ate por medicos do(jefsp)mais ernias de disco tendinite e ai vai abraços

  95. ANTONIO Says:

    CARO SENADOR PAULO PAIM,CANDIDATE SE PARA PRESIDENTE DO BRASIL QUE A DILMA NAO TERA NENHUM VOTO.PARABENS POR SE PREOCUPAR COM OS APOSENTADOS, NO FIM DA VIDA TERAS UMA POSIÇAO DE DESTAQUE.

  96. Ari Osmar Neis Says:

    O poblema maior do aposentado, não é o fator previdenciário e sim esses aumentos que são uma vergonha.
    Se você se aposenta com o fator previdenciário ganhando dois sálarios e meio, em 5 anos você vai estar ganhando somente um sálario, isso é demais.
    Com o fator previdenciário vc ainda pode de algum geito tentar ganhar um pouco mais, você pode atrazar a aposentadoria, pode tentar pagar mais, ante de se aposentar. Mas deepois que se aposentou você depende da boa vontade de quem não precisa se preocupar com sálario minimo. Isso sim é uma vergonha. QUANTO MAIS IDOSO, MAIS MISERÁVEL. viva os que eram oposição

  97. Liciane Says:

    Mas que barbaridade…me admiro que o presidente nao vá vetar…pois ultimamente ele só veta o que é a favor do cidadao…tudo que é bom pra nósbrasileiros ele veta, pena que esses comentarios que aqui estao espostos nao sejam lidos por ele e que ele viesse a entender a vontade e a necessidade d povo brasileiro, para gastar 3 bilhoes de reais em olimpiadas ele foi a favor, agora pra acaba com essa porcaria que é o fator previdenciario fica fazendo corpo mole, claro! pois olah quanto ele ia gastarpara reajustar o salario de todos os aposentados e pensionista de acordo com o salario minimo, mas pra enveste…m olimpiadas ele é a favor, sendo que nao sera todo pais beneficiado e sim somente condiciona melhoras para o rio,eu to apavorada…com tudo isso que ta acontecendo,é uma fata de humanidade. Mas ao mesmo tempo…parabenizo o senador Paulo Paim pela excelente ideia..percisamos de mais gente assim por la…e continuamos a reclamar por aqui!AI VAI UM GRITO PRO LULA QUEM SABE ELE OUÇA!OHHHHHHHHH LULAAAAA ACORDAAAA APROVA AI O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO O POVO TA PEDINDOOOOOOOO!

  98. sebastião Says:

    Muitos parlamentares da base aliada do lula questionam assim.”Quem é que vai pagar a conta” se os PL.s do Senador Paulo Paim forem aprovadas. Tentam passar uma idéia a qualquer custo de que os idosos aposentados pesam à sociedade. Cumpre-me aqui dizer que as contas que pertenciam a eles, aposentados pagarem, já foram pagas e muito caras e a amuito tempo, contruibuindo por mais de 35 anos, inclusive por aqueles que se aposentarão. Quem deve é sim a sociedade a eles. Quem tem que pagar as contas é sim a sociedade. Os recusrsos que utilizaram lá, bem no início, quando ainda não havia aposentados, foram utilizados para construção de Brasilia, Tranzamazônica, Belém Brasilia, usinas hidrelétricas, etc.etc. E até hoje não foram devolvidos à previdência. No entanto a sociedade já vem se utilizando destas obras construidas com os recursos oriundos dos trabalhadores que pagaram com seus suores, já a muito tempo. Senhores deputados e muitos jornalistas que também fazer o mesmo quetionamento, a sociedade tem sim que ressarcir estes idosos que lá no passado ajudaram a construirem o Brasil. E tem mais. Qual família aqui no Brasil que não a pelo menos um aposentado?

  99. valdir vendler Says:

    eu gostaria de saber com quantos anos aposentou o nosso presidente ,e se foi dificil ele aposentar, pra quem era presidente de sindicato eu até imagino quanto foi dificel…hoje além dos nossos votos,fica lutando contra a clase trabalhadora, valeu emerentissimo. Deus e o mundo sabe que tu já foi peaõ,e comeu marmita. Hoje gostaria que o senhor ao falar de rejuste dos aposentados pençase há 40 anos atras quando ele e a cut ficava em greve parando empresas, em procura de um salário digno. e a nossa diguinidade que tanto trabalhamos !!! valeu o meus 4 votos Deus o abençoe…

  100. wilson da luz ferreira Says:

    Eu quero saber se o presidente anida é companheiro dos trabalhadores do brasil ;assim como na era do sindicalista em s. bernardo campo,.que o mesmo frequentava as barraquinha da igrejinha do bairro dos casas; ao agora e amigo e companheiro das multinacionas.

  101. Hildebrandojosé de Mello Says:

    Caro Rizzolo , peço sua ajuda para não só registrar , mais levar ao conhecimento de todo congresso nacional ,STF e executivo , ou seja aos três poderes , enfim a quem de direito,possa houvir e atender ao clamor do povo , por exemplo o senador Paim, o vice-presidente Jose Alencar , pessoas que aínda temos esperança que possam fazer algo para reverter essa pouca vergonha , estou prestes a aponsentar , como várias pessoas tambem , há os já aposentados , com suas migalhas ,pedindo,suplicando justiça, e o que vemos o projeto do Ilustre Senador Paim jogado para escanteio , e o projeto do inferno do Desilustre dep.Pepe com sinal verde para ser aprovado,tenho Fé em Deus , e em algumas pessoas ( pouquissimas ) que podem talvez nos ajudar,porem não creio pois as pessoas más estão em maior numero no comando,isto é mais um desabafo , pois sei bem que esta corja não faz nada para ajudar o trabalhador.
    Caro Rizzolo , da para ter uma resposta sobre este assunto,se pelo menos chegou ao conhecimento dessas pessoas do inferno , que sabemos que eles só beneficiam a eles mesmos,porem eles não enganam as pessoas concientes,nos uma resposta,por favor.
    Abraços as pessoas do BEM,
    Hildebrando José de Mello.–Volta Redonda–RJ

  102. Nelci Mariano Pinto Says:

    Tenho 48 anos , Sera´ que o nosso Presidente LULA realmente trabalhou em industria , foi metalurgico de verdade. Esta parecendo que nao; Ele segue a risca o que o FHC deixou . Sera´que nosso PRESIDENTE esta batendo bem da ideias. ABRAÇOS aos que sao realmente BRASILEIROS Nelci Mariano Pinto – CRUZEIRO- SP.

  103. josé Guilherme Says:

    Tento de todas as formas acreditar que um presidente eleito pela classe trabalhadora principalmente , com oito anos de mandato, não tenha movido uma palha se quer para arrancar de uma vez por toda esse CANCER, que acaba com o povo brasileiro ao se aposentar . Não pedimos nada extraordinario, só queremos nossos direitos que foram arrancado pelo “SOCIOLOGO” FHC ,que parou o país por oito anos, agora vem o tal de pepe, querendo trocar seis por meia duzia, 85/95 tenha cuidado pois, o Sr.podera sobrar na proxima, assim como muitos que votarem contra os aposentados e aposentaveis.

  104. Cruz Says:

    Primeiro este tem uma frustação com o governo anteriores,
    Este governo deve saber que aguas passada não movel moinho.Deveria olhar o futuro,é o que não faz.
    Quando foi regulamentar o FAT em 1999,projeto do Senador José, todos os deputados da PT e Senadores na época votaram contra. Até então o pequeno produtores ruais vivi na maginalidade,não existia recursos, hoije a estes politicos da situação só fala da agricultura familiar,
    bolsa famia e etc.
    O imposto do cheque, todo PT votaram contra. feiz tudo para não acabar.
    O fator da previdesmcia o PT votou contra e a sete anos tá no poder, e não vai acabar, que elementos são estes, de varias peconalidade,usa aquela que melhor lhe convem.
    Eu nunca mi filiei a partido nenhum,porque não existe no nosso Pais, partido tem que ter fidelidada partidaria,os eletortes tem que ter votyo o mesmo valor, um voto de eleitor do Acre vale por l00 ou mais do palista para leger um deputado.
    \Temos que votar no elemento que sempre paltou sua vida na honestidade ou no elemento que matou, assaltou banco,etc. justificado isto como luta digna.

  105. Eyd Maria & Madalena Says:

    Lula é sua vez de fazer alguma coisa pelos trabalhadores que esperam tanto poder aposentar com o que lhe é de direito, digo aposentar com o que está ganhando. Sabemos que querem economizar, isto é tirar do povo que luta, que sofre, para sobrar para quem ???????
    Mostra Lula que você está realmente do lado dos trabalhadores. Por que antes de ser presidente se o salário não estava bom o que era que acontecia você se lembra né????

  106. joãode jesus machado Says:

    EPERO QUE O PRESIDENTE LULA NÃO VETE O QUE O SENADO E A CAMARA APROVARAM O FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO PRESIDENTE LULA MOSTRE QUE O SENHOR ESTA DO LADO DE QUM TRABALHA E DOS POSENTADOS.

  107. MILTON DONIZETE CEREGATE Says:

    Será que a aposentadoria dos parlamentares também é assim, porque nao divulgam para a nação. Principalmente a quantidade de aposentadoria que eles conseguem, isso agente nunca sabe, e o tempo que eles contribuem será que é pelo menos 15 anos sei nao, eles sempre conseguem o que querem não é. No interesse deles tudo, dos demais brasileiros nada né; E as fraldes contra a previdencia não se comenta, principalmente a facilidade para tal. Lula não esqueça das sua raizes – TRABALHADORES.

  108. Gilberto Olivieri Vieira Says:

    Lula, porque não se aplica aos politicos a mesma aposentadoria????? não da né, vc não cumpriu praticamente nada do que prometeu antes de tomar posse.
    Não tenho palavras, não acredito e não vejo esperança para os aposentados e para classe trabalhadora. O Sr. Lula simplemeste mais Presidente do Brasil .

  109. DEusdete Gonçalves Says:

    Lula, estou indignado com a ideia de aplicabilidade desse tal fator previdenciaário, a classe trabalhadora desse paiz náo concorda com essa arbitrariedade contra a sociedade sofrida, Lula, sensibilize aqueles que votam projetos contra o povo, que os elegeu para representá-los na Camara e no Congresso Nacional.

  110. pedro Says:

    Lula estou indignado com suas atitude com os aposentados.
    Não era você que criticava os governos anteriores que não faziam nada pelos trabalhadores, me mostre o que foi feito de bom para . Trabalhadores e aposentados do Brasil

  111. Antonio Penha Says:

    Lula,
    Estou indignado com suas atitude com os aposentados.
    Não esqueça da onde você veio,você tambem vai ficar velho,tudo bem não vai ser a aposentadoria que vai cuidar da sua velheci…mais pense nos velhinhos aposentados eles precisam no minimo viver com diguinidade…
    Conto com a visão de uma pessoa humilde.
    Abraço

  112. Roberto Ferreira Says:

    Não podemos parar de mandar recados, mesmo que não chega para as pessoas devidas e temos que pensar nas proximas eleições. ISTO É UMA VERGONHA!!!!

  113. JFF Says:

    Pessoal,

    Vamos ficar de olho na votação do fim do fator previdenciário,
    para podermos escolher os candidatos nesta próxima eleição.

  114. Maria josé Castilho Says:

    Gostaria de saber se depois de contribuir 32 anos para a previdência, sendo que, 20 desses anos pagando sobre o teto, não terei direito a uma aposentadoria digna? Será que ficou faltando cortar o dedo mínimo da mão esquerda? Ou será que o meu dedo, pelo fato de ser mulher, também terá uma expectativa de vida diferenciada? Nunca pensei sofrer tamanha injustiça!

  115. LUIZ ANTONIO Says:

    A T E N Ç Ã O, O PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO DEPUTADO PEPE VARGAS E UMA GELADA, POIS PREJUDICA AQUELES MAIS NECESSITADOS QUE TIVERAM QUE INICIAR A SUA VIDA LABORAL MAIS CEDO COM 14 OU 15 ANOS. NÃO PODEMOS CONCORDAR COM ISSO!!!!!!!!

  116. LUIZ ANTONIO Says:

    S O C O R R O – O PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO DEPUTADO PEPE VARGAS (85/95), PREJUDICA AQUELES QUE COMEÇARAM ATRABALHAR MAIS CEDO PARA AJUDAR AO SUSTENTO DA FAMÍLIA, NÃO PODEMOS CONCORDAR COM ISSO! E OS QUE INICIARAM MAIS CEDO SÃO EXATAMENTE OS MAIS NECESSITADOS E AGORA SE ESTE PROJETO PASSAR SERÃO OS MAIS PREJUDICADOS.

  117. odair miranda Says:

    Esse é um dos maiores anseios que o trabalhador está aguardando, o fim dessa injustiça, que é o fator previdenciário.
    Enquanto vemos nos noticiários o governo federal ajudando
    os outro países com envio de dinheiro, não digo, ajuda humanitária de catástrofes e sim de quebra nas bolsas e outros tantos gastos absurdos. Este é momento do Presidente LULA pensar um pouco nesta classe tão penalizada que são os nossos aposentados.

  118. Eduardo Says:

    Senhores! Com toda a certeza a proposta 85/95 é a mais interessante. Mas mais interessante ainda, é pressionarmos os meios de comunicação a fazer algum deputado, mudar a lei contra a corrupção nesse país. “Se alguém do serviço público, sejam políticos ou não, descobertos como corruptos. Pena de 10 anos de reclusão em regime fechado, sem direito a recursos e mais, tendo que devolver tudo o que foi desviado do nosso dinheiro. Dessa forma, com toda a certeza, o país mais rico do mundo, vai ter dinheiro, para os aposentados, saúde, educação, segurança.. Pensem nisso, e vamos divulgar essa idéia o mais rápido possível!!

  119. Jorge Says:

    SRS. PARLAMENTARES.
    Vamos parar que essa “Maldita Corrupção” nessa casa.
    E vamos pagar o que é de direito da Classe Trabalhadora, aposentados e
    pensionistas. O tal de”FAMIGERADO FATOR PREVIDENCIÁRIO”.
    Veja que o “Próprio Juiz”, diz que esse “MALDITO FATOR PREVIDENCIÁRIO”
    é “INCONSTITUCIONAL”
    Precisamos acabar com isso, agora não para as próximas eleições.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 206 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: