Agência Carta Maior agoniza

A possibilidade de fechamento da Carta Maior é uma péssima notícia. Não apenas para os que a produzem e a lêem, mas para os que defendem o pluralismo e a diversidade de opiniões na imprensa e procuram meios alternativos à chamada grande imprensa.

Pluralismo significa que todas as opiniões e todos os pensamentos têm o direito de serem veiculados. Esse direito formal poucos negam. O problema é que em uma sociedade como a nossa não há como dissociar a sobrevivência da mídia ao poder econômico e às verbas publicitárias, privadas ou estatais. Criar e, principalmente, manter um jornal, uma revista, uma emissora de rádio ou televisão exige muito dinheiro – que não está ao alcance dos movimentos sociais e populares, de correntes de pensamento que questionam interesses do capital privado e não contam com receitas publicitárias.

Por isso temos de pensar seriamente na TV Pública e em medidas que assegurem o pluralismo em nossa mídia, dando condições para que publicações menores e menos viáveis economicamente sobrevivam. A mídia que ecoa as vozes dos movimentos sociais que não têm espaço e tratamento digno na grande imprensa tem de existir. Ela vocaliza a inteligência intelectual brasileira e internacional preocupada com a justiça social e a democracia.

A chamada grande imprensa recebe financiamentos e créditos oficiais, tem dívidas parceladas a longo prazo, beneficiou-se de isenções tributárias em importações, é altamente contemplada com verbas publicitárias. Quando rebate liminarmente a possibilidade de mecanismos de incentivo beneficiarem também publicações e projetos como Carta Maior, a grande mídia apenas defende seus interesses corporativos e assume postura antidemocrática, monopolista.

Um governo democrático tem a obrigação de dotar a sociedade de mecanismos públicos que permitam fortalecer a circulação da opinião crítica das mais diversas origens e
matizes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: