RTP faz pesquisa-fraude para desenterrar Salazar

Em um programa à la “Big Brother” com “votação” por telefone, a rede de TV RTP (Rádio e Televisão de Portugal) anunciou que o ditador fascista Antônio Oliveira Salazar foi escolhido o “Grande Português” de todos os tempos, em uma lista de personalidades que incluía o escritor Luís de Camões, o fundador de Portugal D. Afonso Henriques, o poeta Fernando Pessoa, Álvaro Cunhal, líder comunista e do 25 de Abril, e o navegador Vasco da Gama, entre outros.

A marmelada armada pela RTP, que sequer divulgou o número final de telespectadores que “votaram”, possibilitou a apologia ao fascismo, uma vez que uma mesma pessoa pôde participar mais de uma vez da armação, sem contar que Portugal é um dos países que mais têm telefones celulares por habitante. Era só ligar, e pagar, quantas vezes quisesse. Não é de se estranhar o resultado, também, considerando o perfil do telespectadores que se prende a um tipo de programa dessa natureza.

Em nota dirigida à emissora, o Partido Comunista Português denunciou que a campanha foi “destinada a promover e defender a figura do ditador, a absolver seus crimes, que são também os crimes do fascismo e a iludir a natureza do regime e da ideologia que o justificou”.

Porém, contraditoriamente ao resultado da RTP, em pesquisa de opinião pública realizada pela empresa Eurosondagem, entre os dias 20 e 22 de março, o primeiro colocado entre os dez citados foi o rei D. Afonso Henriques. Salazar aparece na pesquisa com 6,6%.

Jornal Hora do Povo

Publicado em Política. 1 Comment »

Uma resposta to “RTP faz pesquisa-fraude para desenterrar Salazar”

  1. tinyplanet » The allure of prohibition Says:

    […] (although one blogger has claimed an opinion poll taken around the time of the vote gave Salazar just 6.6%) he saw off challenges from writers, politicians and explorers such as Vasco de […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: