A importância de cuidar da nossa juventude

O Valor de hoje traz duas matérias preocupantes – “Brasil deixa 18% dos jovens entre 15 e 17 anos fora da escola, revela estudo” e “Desemprego juvenil cresceu mais no Sudeste” .

A primeira diz que um trabalho, divulgado ontem pelo Centro de Políticas Sociais (CPS), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), intitulado “Equidade e Eficiência na Educação: Motivações e Metas”, revelou que 18% dos jovens de 15 a 17 anos no Brasil estão fora da escola. Desse percentual, 11,9% integram o estrato de renda dos 20% mais pobres da população.

A segunda apresenta um estudo do professor Márcio Pochmann, da Unicamp, mostrando que a evolução da taxa de matrícula entre jovens se deu acima da ocupação para essa mesma parcela da população em todo o país. Entre 1995 e 2005, houve um crescimento de 73,4% na quantidade de jovens estudantes e de 66% no número de jovens empregados.

Ou seja, como cada vez mais jovens estão à procura de um emprego e passam a fazer do mercado de trabalho, sejam como ocupados ou como desocupados, o estudo mostra que eles estão mais voltados ao emprego do que à educação. Em 2005, enquanto um em cada dois jovens estudava, o levantamento constatou que dois em cada três jovens são ativos nesse mercado.

As matérias reforçam a importância de políticas públicas como o Bolsa Família e o PAC da Educação, adotadas pelo governo Lula, instrumentos eficazes para combater a pobreza e estimular a inserção dos jovens no processo educacional.

Mais do que isso, essas matérias reforçam o que temos dito aqui no blog: a instituição de políticas públicas voltadas para a oferta de educação, lazer, cultura e emprego para a nossa juventude é um dos nossos maiores desafios.

Fernando Rizzolo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: