“Sarkozy é um mentiroso. É adequado um mentiroso tornar-se presidente da França?”

sarkozy.jpg
“Nicolas Sarkozy é um mentiroso. E um mentiroso é adequado a se tornar presidente da Republica?” questionou a candidata ao governo francês, Ségolène Royal, reagindo a um vídeo no qual o ex-ministro do Interior e candidato Nicolas Sarkozy, do direitista UMP (partido por um movimento popular), tenta confundir os eleitores franceses ao distorcer as declarações da candidata.

Ao ser questionado sobre as afirmações de Royal, que qualificou o plano antiimi-gração do candidato do UMP como “ignóbil”, o ex-ministro do Interior declarou: “O que devo dizer se ela disse ignóbil quando eu pronunciei a palavra identidade nacional”.

“Nunca fiz esses comentários. Esse homem diz qualquer coisa nesta campanha presidencial. Acho que isso tem que parar”, declarou a candidata que se referiu ao plano de Sarkozy de criar um ministério da Identidade Nacional, que seria um órgão do governo para incrementar a perseguição aos imigrantes.

Sarkozy, como ministro do Interior, foi o protagonista da onda de violência que se espalhou pela França em novembro de 2005, depois que dois jovens franceses filhos de imigrantes, que estavam sem documento, foram eletrocutados enquanto fugiam de policiais – que após ordens do então ministro, aumentara a repressão nos bairros de imigrantes. A polícia sequer socorreu os garotos Bouna Traora, de 15 anos, e Zyed Bena, de 17 – que eram negros.

Na semana passada, após distúrbio entre jovens e policias em uma das principais estações de metrô de Paris, Royal disse que o fato é mais um exemplo do fracasso da política antiimigrantes de Sarkozy quando ministro.

No sábado, cerca de dez mil pessoas participaram de uma manifestação pedindo a regularização dos imigrantes ilegais e contra a política do ex-ministro do Interior.

Convocada por diversos grupos, o protesto aconteceu com uma grande participação de famílias e professores e tinha como objetivo “denunciar as discriminações do governo francês”.

Hora do Povo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: