Pesquisa mostra sociedade dividida sobre temas polêmicos

Pesquisa do DataFolha, publicada no domingo pela Folha, em quatro matérias diferentes – “Aumenta apoio à pena de morte entre os brasileiros”, “Eutanásia é reprovada por 57% da população, aponta pesquisa”, “Maioria defende que lei sobre aborto não seja ampliada” e “União homossexual é rejeitada por 49%; para 52%, casais gays não podem adotar” (só para assinantes), revela que há um relativo equilíbrio na avaliação de nosso povo sobre vários temas polêmicos e complexos na vida das sociedades modernas, como o aborto, a eutanásia, a pena de morte, a união civil de homossexuais e a adoção de crianças por casais homossexuais.

A pesquisa mostrou que 55% dos entrevistados são a favor da pena de morte, enquanto 40% são contra; 57% são contra a eutanásia; 49% são contra a legalização da união homossexual, enquanto 42% são favoráveis à medida; e 52% dos entrevistados são contra a adoção de crianças por casais de homossexuais. Outros 43% são favoráveis à possibilidade.

Considerando que o debate sobre esses temas ainda é pequeno no país, esses números até que não são muito desanimadores. Ou seja, há uma clara divisão da opinião pública sobre eles.

Ao contrário, mostram a necessidade urgente de se ampliar o debate e o estudo sobre esses temas e que todos, governo, mídia e entidades da sociedade civil organizada, devem fazer um esforço para dar ao nosso povo o maior número de informações e, assim, criar as condições para que o parlamento possa decidir sobre tais questões e, depois, submetê-las a referendo ou mesmo direto a um plebiscito. Como acabou de fazer Portugal sobre o aborto, que foi autorizado, depois de várias tentativas. Somente na quarta consulta, o povo português concordou em ampliar os casos de aborto legal, descriminalizando uma prática ilegal e nociva à saúde da mulher, que existe também no Brasil.

Sobre a pena de morte, nem mesmo as campanhas histéricas de setores de nossa sociedade, incluída uma parte da mídia, leva nosso povo a posições extremas. O país está dividido meio a meio sobre esse tema, o que não acontece no caso da descriminalização do aborto, onde quase 2/3 são contra.

enviada por Zé Dirceu

Publicado em Política. 2 Comments »

2 Respostas to “Pesquisa mostra sociedade dividida sobre temas polêmicos”

  1. patricia Says:

    oie!
    so uma adolesente que adoro me informa
    com politica pra saber como esta
    o nosso brasil!!!!!!!!!!
    e adorei saber dessas informacões
    estou dando os parábens,pra esse povo
    que pensa assim

    obrigada!!!

  2. Vedovi Says:

    Patrícia,
    Cuidado para não buscar “só” conhecimento sobre a nossa política!! Seu português está um pouco comprometido. Então, busque qualificar-se mais!!
    At.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: