Niemeyer inaugura teatro com as cores da Bandeira e protesta contra “horrível Bush”

teatro.jpg

Durante a inauguração do seu mais recente projeto, o Teatro Popular da cidade, quinta-feira, em Niterói, o arquiteto Oscar Niemeyer criticou o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que “há anos ofende o mundo”.

“Eu escolhi as cores da Bandeira para dentro do teatro porque queremos ver aqui dentro a vida brasileira, porque pensamos sempre no Brasil”, afirmou Niemeyer, aos 99 anos, no vídeo exibido durante a solenidade. “E temos de fazer isso porque estamos em um momento de ameaça internacional, quando temos aí o Bush, essa figura horrível, que mesmo desmoralizado ainda tem poder”, completou o arquiteto.

A inauguração do Teatro Popular faz parte das comemorações do centenário do nascimento do arquiteto, que acontecerá em 15 de dezembro. A cidade agora só perde para Brasília como a maior em número de trabalhos de Oscar Niemeyer.

O Teatro Popular da cidade tem capacidade para 350 pessoas na parte interna e 10 mil espectadores na área externa e possui as curvas em concreto que já constituem a assinatura de Niemeyer. Também foram construídos dois painéis gigantes de azulejos com linhas de figuras humanas em movimento.

Uma das inovações do arquiteto é uma parede de vidro que permite ao público ver a Baía de Guanabara do interior do teatro, que conta ainda com uma rampa e uma escada espiral, elementos freqüentes em suas obras.

O prefeito de Niterói, Godofredo Pinto (PT), anunciou a retomada das obras do Instituto de Arquitetura e Humanidades Oscar Niemeyer onde vai funcionar a Fundação com todo o acervo do arquiteto.

Participaram do evento, os ministros Walfrido Mares Guia (Relações Institucionais), Marta Suplicy (Turismo) e Gilberto Gil (Cultura) e o secretário Estadual de Cultura, Luiz Paulo Conde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: