Um olhar sobre as lideranças

gramsci.jpg

O pensador Italiano Antonio Gramsci, que padeceu no cárcere de Mussolini, é um dos expoentes na revisão e adaptação das formulações marxistas ao século XX, é dele conceitos como “Estado Ampliado”, “Hegemonia e Contra-Hegemonia”, “Guerra de Posição” e muitos outros. Mas o presente texto, baseia-se no conceito gramsciano de “Intelectual”.

Existem dois tipos de Intelectuais: os “Tradicionais” e os “Orgânicos”. Os Tradicionais são aqueles que vivem em seus palácios acarpetados e arcondicionados, com um belo conhecimento teórico mas sem muita praticidade, preferem os discursos à ação. Já os Orgânicos, apesar de muitas vezes não deterem tanto conhecimento teórico, vivem no meio do povo, e muitas vezes surgem nos conflitos, faça chuva ou faça sol, estão ouvindo e organizando as massas em favor das suas reivindicações.

De uma forma simplista, podemos pegar emprestado tal conceito de Intelectuais e adaptarmos ao caso concreto, na questão de dirigentes/lideres. Em outras palavras, os Dirigentes Tradicionais são a elite, que ao tentar liderar a massa pensam mais ou menos assim: “Nós somos mais capacitados, mais inteligentes e estudados, logo, nós sabemos a melhor solução para os problemas que atingem a todos. Assim, vocês devem seguir incondicionalmente todas as nossa ordens, manifestando-se quando nós mandamos ou autorizamos, e da forma ordeira que queremos. Tal direito ao protesto serve apenas para pacificar vocês, enquanto nós continuamos a decidir o rumo que será melhor para todos”.

Já os Dirigentes Orgânicos pensam justamente o contrário, adoram um debate e uma reunião, querem que as massas sejam informadas de todos os pormenores da questão no intuído da tomada de conscientização e uma luta verdadeira e justa.

Os Orgânicos podem não saber exatamente as etapas do processo, e muitas vezes trocam os pés pelas mãos, mas sempre estão no meio do povo. Agora, olhe para as suas lideranças e veja em qual dos conceitos ela se enquadra. Reflita sobre a questão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: