Chávez e Morales inauguram escola de Medicina

morales1.jpg

Objetivo será formar 200 mil jovens da América Latina e Caribe em um período de 10 anos; iniciativa faz parte da Alternativa Bolivariana das Américas (Alba)

16/04/2007

Claudia Jardim

De Caracas

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales, inauguraram neste domingo (15), no Estado Miranda, a sede venezuelana da Escola Latinoamericana de Medicina Alejandro Próspero Reverend (ELAM).

A ELAM-Venezuela é parte dos acordos da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA) firmado entre Chávez e presidente cubano, Fidel Castro, em agosto de 2005. “O país mais agredido pelo Império é o país mais solidário com os povos. O companheiro Fidel para mim é o primeiro médico do mundo. Os EUA mandam tropas para acabar com vidas, Cuba manda tropas para salvar vidas”, afirmou o presidente boliviano, Evo Morales, durante a inauguração da Escola.

”Quando os povos se libertam ajudam a libertar outros povos”, reiterou Morales. Fortalecida pelo governo da Bolívia e por organizações sociais camponesas e urbanas latino-americanas, a ELAM pretende formar em medicina integral comunitária 200 mil jovens da América Latina e Caribe em um período de 10 anos.

Em Cuba, a ELAM abriga atualmente a 22, 600 mil estudantes da América Latina, de um total de mais de 24 mil provenientes de outros 86 países, conforme informou Fidel Castro em um comunicado enviado à Chávez.

Medicina comunitária

“Estamos aqui para aprender medicina comunitária, socialista e humanitária, como nos ensinou o Che (Guevara). Ao terminar nossos estudos, temos o compromisso de trabalhar em nossas comunidades”, disse o aluno boliviano David Aguilar, durante a inauguração da ELAM.

Nesta primeira etapa, iniciarão seus estudos 456 jovens latino-americanos, dos quais a grande maioria será de bolivianos. Os alunos participarão de uma primeira fase de preparação e adaptação, para depois seguirem à formação pré-médica.

Nos anos posteriores de formação, os estudantes deverão integrar o Sistema de Saúde Pública e o programa social de saúde, Missão Bairro Adentro, no qual participam mais de 20 mil médicos cubanos, que atendem às comunidades pobres da Venezuela. A duração do curso é de sete anos.

Alberto Granado, companheiro de Guevara em sua primeira viagem pelo continente Latinoamericano e fundador da Escola de Medicina de Santiago de Cuba, também participou da inauguração da ELAM. “A presença de Evo e Chávez é sinal de que estamos avançando, que já não é sonho o que pensávamos o Che e eu. Agora estamos concretizando os sonhos de Bolívar, de Martí e do Che”, disse Granado, aplaudido pelos alunos da ELAM.

Do Brasil, 80 alunos provenientes de organizações como o Movimento Nacional de Luta por Moradia, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Central de Movimentos Populares (CMP), entre outros movimentos, ingressaram à Escola.

“Com gestos concretos como esse é que vamos construindo a verdadeira integração, com a participação dos povos, a partir da base”, avalia Joaquin Piñero, membro da Vía Campesina, um das organizações que participaram do evento. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, quem aproveitou para ressaltar a fragilidade do império estadunidense frente à integração latinoamericana, afirmou que a ELAM também será uma escola de formação socialista.

“ Não é somente formação de medicina. Aqui estamos formando em socialismo, formação da mulher e do homem novo”, afirmou o presidente venezuelano. Para incentivar a integração dos alunos, a pedido de Hugo Chávez, Fidel Castro anunciou, em um comunicado, que 200 alunos cubanos deverão integrar o primeiro grupo de estudantes.

Para os movimentos sociais, a ELAM assim como o Instituto Latinoamericano de Agroecologia Paulo Freire (IALA), com sede em Barinas (Venezuela), são importantes para fortalecer a formação dos movimentos sociais, do campo e da cidade. “Estamos fortalecendo a luta contra as desigualdades sociais, em busca da justiça social”, afirma Piñero, da Vía Campesina.

Acho essa notícia de suma importância, o curso de medicina deveria ser voltado não só a elite , mas deveria sim cumprir uma função social , o Brasil precisa de médicos, o Estado brasileiro deveria ter muitas faculdades de medicina em número de vagas com qualidade, com equipamentos, com laboratórios e formar grande número de médicos de nível, e não ceder a pretextos corporativistas limitando o acesso, deixando faculdades particulares monopolizarem os cursos médicos cobrando um verdadeiro absurdo impedindo ( de propósito ) que os alunos pobres por não terem recursos não possam se formar e servir sua pátria, esse imenso Brasil.

Publicado em Política. 7 Comments »

7 Respostas to “Chávez e Morales inauguram escola de Medicina”

  1. Dalva Lucena Says:

    Gostaria de saber como ser contemplado com uma bolsa para cursar medicina na ELAM?

  2. Jonhnata Says:

    Como conseguir uma bolsa, e quando será a seleção para os contemplados?

  3. patrícia moreira da silva Says:

    GOSTARIA DE SABER COMO CONSEGUIR UMA BOLSA, PARA CURSAR MEDICINA, E TBM, QUANDO SERA A SELEÇÃO PARA OS CONTEMPLADOS, DESDE JÁ MEUS AGRADECIMENTOS.

  4. Bruno de Assis Says:

    Gostária de ter maiores informações a respeito de como ser contemplado por uma bolsade (ELAM), de estudo na Venezuela,e os convenios do Brasil X Venezuela.

    Grato pela atenção.

  5. julio cesar miranda almas Says:

    GOSTARIA DE TER MAIORES INFORMAÇOES A RESPEITO DE COMO SER CONTEMPLADO POR POR UMA BOLSA DE ESTUDO DA ELAM-VENEZUELA

  6. GISELE Says:

    GOSTARIA DE TER MAIORES INFORMAÇOES A RESPEITO DE COMO SER CONTEMPLADO POR POR UMA BOLSA DE ESTUDO DA ELAM-VENEZUELA

  7. Cleonaldo Daniel Rabelo Silva Says:

    Gostaria de saber como posso ser contemplado por uma bolsa de estudo na elan venezuela


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: