Um passo importante para a integração sul-americana

Começa hoje na Isla Margarita, na Venezuela, a Conferencia Energética da América do Sul. Um fato histórico e um acontecimento político de importância vital para a consolidação da União Sul Americana. A integração energética da América do Sul, única região do mundo com reservas de petróleo, gás, água, urânio e biocombustível, é condição para que a integração política e econômica seja uma realidade. Depois dela, só a integração física, rodoviária, ferroviária e hidroviária é tão importante.

Nossa imprensa, começando pela Folha, prefere destacar os conflitos, não a importância do evento que reúne todos os presidentes dos 12 países da América do Sul, e tratará do gasoduto do sul, do Banco do sul, dos pólos petroquímicos e, lateralmente, dos biocombustíveis, inclusive do álcool.

Para se ter uma idéia da importância de nossas relações com a Venezuela, o presidente Lula antes de ir a Isla Margarita passará pela cidade de Barcelona, a 300 km de Caracas, onde assistirá a assinatura da associação entre a Brasken brasileira e a empresa venezuelana Pequiven para a instalação de um pólo petroquímico com investimentos de US$ 4,5 bilhões. Isto é a integração sul-americana. É isso que conta.

Sem falar na consolidação do Banco do Sul, com o anúncio da adesão do Brasil, que será confirmada pelo presidente Lula.

Ou seja, caminha bem a integração sul-americana que, agora, contará com um banco para financiar obras de infra estrutura e energia.
enviada por Zé Dirceu

Concordo que a integração energética é um caminho para a integração política, quanto ao enfoque da mídia golpista que “sempre torce contra” não devemos nos preocupar o importante é avançar !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: