“É o momento de incluir, com coragem, a energia nuclear como parte importante de nossa matriz energética”

usina.jpg

“Concluir Angra 3 surge como uma oportunidade para reforçar a oferta de energia na região Sudeste e criar as condições necessárias para que nosso programa nuclear não pare no tempo e possa ser desenvolvido em sua plenitude” defendeu o líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), destacando a importância do desenvolvimento do programa nuclear brasileiro na ampliação do setor energético do país.

“Com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Brasil volta a discutir um novo ciclo de crescimento interno que, ao contrário do ocorrido no passado, será caracterizado pela maior independência financeira internacional e forte redistribuição de renda. É preciso garantir as condições de infra-estrutura capazes de suportar esse novo ciclo, em particular no tocante ao suprimento de energia elétrica”, afirmou Luiz Sérgio, em artigo no site do PT na Câmara. Ele lembrou que “o país já investiu US$ 750 milhões na compra de equipamentos para Angra 3 e gasta cerca de US$ 20 milhões por ano para mantê-los em condições de entrar em operação”.

Luiz Sérgio destacou que o governo vem tomando iniciativas fundamentais à expansão do setor energético brasileiro: “em 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva trouxe nova vida ao setor. Resgatou o papel do Estado, não mais como o empreendedor único, mas assumindo sua função de planejar e viabilizar os empreendimentos necessários à expansão de nossa matriz energética, condição primeira para o fomento ao desenvolvimento econômico e à inclusão social”.

“O Brasil possui a sexta maior reserva conhecida de urânio no mundo”, lembrou o deputado. “Temos profissionais capacitados para executar todas as atividades exigidas na cadeia de produção necessária para o uso pacífico da energia nuclear e dominamos o ciclo do seu combustível, o que barateia custos e viabiliza a atividade. Por que, então, não investir na ampliação de nosso programa nuclear?”, questionou Luiz Sérgio.

“É o momento de incluir, com coragem, a energia nuclear como parte importante de nossa matriz energética, compondo com a principal fonte de geração do país, a hidroeletricidade, um quadro que nos coloque em posição avançada como nação onde é possível crescer de forma ambientalmente sustentável, com geração e distribuição de riquezas” ressaltou o deputado.

Jornal Hora do Povo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: