Brasil quer antes de tudo participar da concepção do Banco do Sul, diz Lula

O presidente Lula disse que o Brasil quer participar da discussão sobre o formato do Banco do Sul e definir seus objetivos, durante sua entrevista após a realização da Cúpula Energética Sul-Americana, na Ilha Margarita, Venezuela (ver também matéria acima). Ele informou que o tema não foi discutido na Cúpula. “É preciso definir, antes de qualquer coisa, o que é esse Banco do Sul, para que ele serve. Ele é um banco que tem a finalidade do FMI? É um banco que tem a finalidade do Banco Mundial? É um banco que tem a finalidade do BNDES?”

“Primeiro é preciso definir para quê nós queremos um banco, qual a sua finalidade, para depois, então, sabermos se compensa participar ou não, por isso é que não foi discutido aqui”, declarou. Lula também relatou que não foi debatida no encontro a “Opep do gás”.

Na segunda-feira ainda, o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse que “não vamos aderir a um projeto pronto”. “Não vamos comer um prato feito. O que nós queremos é ir para a cozinha e participar da elaboração deste prato”, assinalou Marco Aurélio aos jornalistas na Ilha Margarita.

No final da semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o Brasil iria participar do projeto e que ele seria “a oportunidade de ter uma instituição financeira na qual controlamos as decisões e podemos voltá-la para os interesses de nossos países”.

Hora do Povo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: