Compra de novos caças é prioridade para a Força Aérea, diz brigadeiro Paulo Bertusi na Laad 2007

“A FAB está estudando o conceito de qual será seu projeto FX, depois virá o estudo de viabilidade técnica, operacional e de custos”, afirmou o brigadeiro Paulo Roberto Pertusi, da 3ª Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica, durante a LAAD 2007, feira latino-americana de defesa, realizada no Rio de Janeiro.

Segundo o brigadeiro, a retomada do Projeto FX é “prioridade número 1” dentro do programa de reaparelhamento da Armada que tem como objetivo corrigir a “carência operacional” de aviões caça de última geração da FAB voltados à defesa aérea nacional.

Ele informou que os estudos para a compra dos novos caças já foram iniciados, e sua conclusão deverá ocorrer “o mais rapidamente possível”. O programa FX foi suspenso em abril de 2005, e previa a compra de até 24 caças.

Além da retomada do Projeto FX, o Comando da Aeronáutica está solicitando ampliação de seu orçamento junto à equipe econômica do governo. “Estamos fazendo gestões fortes por suplementação orçamentária e o governo está bastante sensível em relação ao assunto”, declarou o brigadeiro Pertusi.

O brigadeiro destacou ainda que as empresas que se propuserem a transferir tecnologia para a indústria nacional terão maior participação no programa de reaparelhamento, uma vez que uma das metas da Aeronáutica é a capacitação científico-tecnológica.

HP

Publicado em Política. 13 Comments »

13 Respostas to “Compra de novos caças é prioridade para a Força Aérea, diz brigadeiro Paulo Bertusi na Laad 2007”

  1. Ramon salvador da silva Says:

    O GOVERNO PRECISA DE VISÃO,PARA A NOSSA GENTE FICAR TRANQUILA…PRECISA DE PODER NO CEU…PELO QUE EU VEJO A SUKHOI ESTA A UM PASSO A FRENTE DE OUTROS PROJETOS.NOSSOS VISINHOS NÃO PARECE SER TAO AMIGOS DO QUE ELES DEMOSTRAM…! QUE NOSSOS SONHOS SEJAM REALISADOS. MUNICIPIO DE DUAS BARRAS RJ

  2. Humberto Belozupko Correa Says:

    Sei que é difícil um país com um território tão grande como o Brasil, manter uma infra estrutura de defesa atualizada nos padrões de primeiro Mundo!!!, ainda mais com tantas dificuldades que encontramos nas áreas da educação, saúde, infra estrutura , e etc,… e ainda uma dívida externa imensa!!!, mas sei que temos que impor respeito perantes os outros paises, principalmente países que fazem fronteiras com o Brasil, e possuem presidentes com um regime militar forte!!!, acho que devemos ficar de olhos abertos, e nos atualizarmos o quanto antes!!!

  3. Carlos Says:

    Chegou a hora de investir na FAB de forma a consolidar o poderio superior do Brasil em relação aos seus truculentos vizinhos sulamericanos. Se o projeto FX prevê a vinda anexada de tecnologia de aeronaves e armas, por que não adquirir os aviões russos e também os franceses (Sukoy e Rafaele), o que nos porá de imediato em condições de desenvolver caças brasileiros superiores a todos os atuais. É de se pensar, não é? Provavelmente, a tecnologia desses dois aviões nos possibilitaria desenvolver algo que esteja acima do que as demais nações possam criar, em termos de aeronaves de combate, sem contar com o armamento referente, que assim nos livraria da dependência da ´´boa vontade´´ potencias ´´amigas´´. Se a Russia e a França nos transferem tecnologia, podem crer que não é por outro motivo que não o lucro. Se nos serve, aproveitemos. É hora a hora da virada.

  4. Antonio Jose Says:

    Não sou a favor da corrida armamentista, mas entendo que um país tão grande como o Brasil, além uma impressionante variedade de riquezas naturais, presisa está preparado para defender suas fronteiras, território e seu povo. Por isso torço para que nosso Governo reaparelhe tanto o exército, marinha e aeronautica o mais rápido possível.

  5. JURANDIR BEZERRA Says:

    Acho importante a aquisição de aviões de caça de fabricação russa por vários motivos. Vejamos: sukhoi 35 é multmissão, compatível com o tamanho do nosso território,transporta 8 toneladas de armamento, os russos nos repassam o programa fonte, transferência de tecnologia, além da estreita relação socio-comercial e respeito por nosso Brasil, outrossim fornece todos os armamentos, misseis e ect que o caça utiliza bem como sua tecnologia. Isto nos mostra o devido respeito por nossa nação. Devemos tratar bem e respeitar quem nos respeita,enquanto nação não devemos depender de assistencialismo condicionado, somos brasileiros e também soberano em nossas decisões que dizem respeito a segurança nacional. Admiro os Estados Unidos pelo seu patriotismo, seriedade e decisão, bem como pela funcionalidade de suas leis. Temos que amadurecer como brasileiros, deixando de lado a corrupção e impunidade,a falta de patriotismo. Quanto aos corruptos e traidores devemos puni-lo com severidade e se preciso expurgá-los do seio do nosso povo, Brasil.

  6. Romualdo gonçalves Says:

    ua pena que as forças armadas do berisil esta no abandono sera que neste governo vai valoriza a vida dos militaers brasileiro por que nun combate séria bom o militar ir ao confronto e volta vivo com armas sofisticada sera ideal para que isto possa acontece

  7. CELSO MENDONÇA MENDES Says:

    Em se tratando das Forças Armadas, necessário se torna que o governo atual e os próximos tenham em mente que o Brasil tem de se tornar uma Potência militar no século XXI. Temos de fortalecer as Forças pois sómente assim seremos uma grande nação e não apenas um grande sistema econômico.

  8. gaitero Says:

    bom, ao meu ver desses 38% de caças inativos 50% e amx ^^ entao e hora de pensar no futuro, 80 milhoes custou 12 mirrage 2000-c ok mais 28 chegaria a 250 milhoes e somaria 40 caças com uma vida util de no minimo 15 anos wow os amx sao infinitamente inferiores >>>>>>>>> a compra de mais 36 ou 40 rafales ou su-35 garantiria 80 caças modernos mais os 55 f-5M que ao meu ver sao excepcionais caças e tem ate BRV sem comentarios, seriam 135 caças modernos sendo 40 com vida util de 30 anos e 95 com uma vida util de 15 a 20 anos oque nos traria mais 15 anos para se pensar em um bom caça para substituir em uma paulada os mirrages e os f-5. e isso custaria no maximo 2 bilhoes e 600 milhoes de dolares

  9. maria rita matos Says:

    lula sou um homen de paz adimiro muito voce por favor faca do brasil uma potencia militar bote uma lei que 10 por cento do lucro da petrobas e do etanol vai para as tres forcas militar do brasil obrasil e um pais de paz mais precisamos estar sempre alerta

  10. Vannderlan Carvalho de Bessa Says:

    Quando irá ser feita a compra dos mirrage 2000?

  11. Lucas Says:

    O Brasil precisa de modernas armas:

    FAB, precisa de 60 a 120 modernos caças Franceses ou Russos, além de outras aéronaves que podem ser de fabricação Nacional.

    MARINHA, precisa de embarcações modernissimas e submarinos moderníssimos de fabicação Francesa ou Russa, e tambem precisa de aéronaves de ataque a navios e submarinos inimigos.

    EXERCITO, precisa de aumentar seu efetivo para 400000 ou 500000 mil homens, precisa de uns 400 tanques Franceses ou Russos, novos fuzis e lanchas modernas para patrulhar os rios amazônicos.

    Nós temos que mandar E-MAIL para nossos Governantes e exigir que eles modernizem nossas forças armadas, pois estamos sendo ameaçados de sermos envadidos e perder nossa liberdade…

  12. Marcelo Reis RJ Says:

    Até que enfim o governo federal anunciou a compra de novos caças para a FAB. Em nosso continente, estamos com a pior força aérea entre os países que contam. A IV frota americana em cima de nossas reservas de petróleo… enquanto nosso porta aviões com seus caças depenados e seus sucatões ficam brincando de casinha na baia de Guanabara!!!! Precisamos ser respeitados no continente e no mínimo um pouco no mundo…
    Tomara que está compra dos novos caças, sejam bem divididas logisticamente entre as bases da FAB e nosso porta-aviões para termos uma força de media e longa distancia capaz de impor respeito…

  13. SILVIO CESAR Says:

    ACHO UMA OTIMA IDEIA O BRASIL NAO PODE FICAR PRA TRAZ SEMPRE PRA FERNTE TEM QUE FICAR SEMPRE EM DIA BEM APARELHADO E ISSO AI


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: