Dois trens interligam Coréia do Sul e Coréia Popular após 56 anos

Dois trens interligaram a Coréia Popular e a Coréia do Sul na quinta-feira, 17, em um novo passo no processo de reunificação da nação coreana, dividida desde o término da guerra de agressão dos EUA em 1953. Os dois trens em viagem de teste, com 100 sul-coreanos e 50 norte-coreanos a bordo, cruzaram ao mesmo tempo a Linha de Demarcação Militar (LDM) que divide o país.

O trem da Coréia Popular partiu da estação da Juventude em Kumgangsan, percorrendo 25,5 km pela linha férrea Donghae, ao leste da península, para alcançar a estação de Jejin, na Coréia do Sul. No mesmo horário, 11:30 da manhã, hora local, o outro trem, pela linha Gyeongui a oeste, partiu da estação de Musan, na Coréia do Sul para chegar à cidade de Kaesong, na República Popular Democrática da Coréia (RPDC), percorrendo 27,3 km. As linhas Donghae e Gyeongui foram cortadas em 1950 e 1951, respectivamente.

Em ambos os trens viajaram autoridades e lideranças dos dois lados, como o ministro de Ferrovias da RPDC, Kim Yong-Sam, e o titular sul-coreano de Construção e Transportes, Ri Jae Jong.

Kim Yong-Sam declarou que “foi necessário mais de meio século para cruzar esta curta distância de cerca de 20 quilômetros, por isso deve-se impedir o fechamento destas ferrovias” e que “esse passo impulsione a reunificação da Pensínula Coreana”.

“O que o trem leva é o nosso sonho, esperança e futuro: uma península unificada”, afirmou o ministro de Unificação sul-coreano, Lee Jae-joung, ressaltando que esta viagem servirá de ponto de partida para reduzir a tensão e impulsionar a reconciliação. O projeto de conexão das linhas férreas foi proposto na histórica cúpula entre os países no ano 2000 quando o processo de unificação foi iniciado pelo líder da Coréia Popular Kim Jong- II e pelo então presidente sul-coreano, Kim Dae-jung.
Hora do Povo

Obs. Essa interligação é emblemática e nos leva a pensar numa unificação um dia .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: