Para Meirelles, FH teve uma “atitude heróica” ao elevar os juros a 40%

Em audiência pública na Comisão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, na quinta-feira, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reiterou que a sobrevalorização do real ante ao dólar advém de transações comerciais e não do resultado de movimentos de capitais “especulativos”.

Segundo ele, a arbitragem que ocorre entre a taxa de juros externa (baixa) e interna (a maior do mundo) não tem nada a ver com a afluência de dólares para o país. Para Meirelles, por se constituir um organismo vivo, a inflação oscila em torno da meta estabelecida. “Podemos comparar com um eletrocardiograma que quando fica em linha reta é porque o indivíduo morreu”. “A economia também é um organismo vivo”, disse.

Porém, mostrou-se bastante irritado quando o deputado Geovanni Queiroz (PDT-PA), que é médico, disse que ao combater a inflação com juros siderais Meirelles age como um infectologista. “O Banco Central ataca apenas uma infecção no dedão do pé do cidadão, e para isso explode o estômago e sangra as artérias de todos os brasileiros”, afirmou o deputado. “Se tudo vai bem, por que o juro brasileiro ainda é o mais alto do mundo?”, questionou.

O deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR) lembrou que, na tentativa de enfrentar problemas no câmbio, o governo Fernando Henrique elevou a taxa de juros a 43%. “Felizmente, o Brasil não precisa mais de atitudes heróicas, como essa de elevar o juro para mais de 40%”, elogiou Meirelles a medida de seus correligionários para favorecer os bancos.

Hora do Povo

Obs. Organismo vivo são os especuladores que não tem limites na sede de lucro, e aqui, no paraíso da especulação explicações sob o ponto de vista médico do ” infectologista Meirelles ” demostram o que todo mundo já disse, precisamos nos livras das ” bactérias oportunistas “.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: