Assassino de espião russo em Londres é guarda-costas do mafioso Boris Berezovski

O russo Andrei Lugovoi, funcionário para “questões de segurança” do mafioso Boris Berezovski, foi acusado pela Procuradoria britânica pelo assassinato de Alexander Litvinenko, outro funcionário de Berezovski, morto em Londres, em 2006, por exposição à radiação de polônio-210.

Desmascarando a mídia submissa a interesses escusos dos atuais ocupantes da Casa Branca que acusou abertamente, e sem nenhum indício, o governo de Vladimir Putin pelo crime, na semana passada, o diretor de processos públicos da Procuradoria, Ken MacDonald, afirmou que “as provas que a Polícia me enviou são suficientes para acusar Lugovoi pelo assassinato de Litvinenko por envenenamento deliberado”.

Os dois se encontraram em Londres várias vezes em novembro de 2006. Os órgãos de segurança ingleses encontraram sinais de radiação em diferentes estabelecimentos pelos quais Lugovoi passou durante sua estadia no país. Em 23 de novembro de 2006, Litvinenko morreu devido a ferimentos causados pela forte radiação. O acusado também foi internado num hospital com alto teor de radioatividade no seu corpo, porém não mortal.

Lugavoi se encarregava da proteção de mafiosos como o ex-primeiro ministro de Boris Ieltsin, Igor Gaidar, e depois começou a armar empresas de fachada como, por exemplo, distribuidoras de bebidas, para os negócios espúrios de Berezovski na Inglaterra.

Provavelmente sentindo que ficou difícil manter a versão da “responsabilidade do governo russo”, Berezovski entregou seu guarda-costas: “Racionalmente devo reconhecer que há 90% de probabilidade de que Lugovoi seja o assassino; mas emocionalmente ainda não estou preparado para reconhecê-lo”, disse, com cinismo, em entrevista à rede de televisão inglesa Sky News.

Os ingleses pediram a extradição do acusado. A Procuradoria-Geral da Rússia declarou num comunicado que a Constituição da Rússia não permite a extradição de cidadãos russos, e que um tribunal russo julgará o crime.

S. SANTOS
Hora do Povo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: