Longa entrevista à TV cubana confirma recuperação de Fidel

fideltv.jpg

Muito animado, com falas pausadas e uma aparência mais saudável, o presidente licenciado de Cuba, Fidel Castro, voltou a aparecer na TV local nesta terça-feira (5). Em sua primeira entrevista concedida nos últimos dez meses, Fidel declarou em rede nacional, no programa noturno Mesa Redonda, que sua doença “não é nenhum segredo de Estado”.

Em julho passado, o estadista entregou o poder provisoriamente a seu irmão Raúl Castro e passou por delicadas cirurgias intestinais. À TV, Fidel, de 80 anos, minimizou os boatos sobre seu real estado de saúde. “Estou fazendo o que devo fazer, já que não há segredo de nada”, disse, para depois enfatizar: “Falam em caráter de segredo de Estado. Que segredo de Estado?”.

Fidel vestia roupas esportivas – incluindo um agasalho azul, branco e vermelho, com a bandeira cubana estampada na altura do peito. O vídeo, de cerca de uma hora, foi pré-gravado na segunda-feira pela equipe do jornalista cubano Randy Alonso O chefe da Revolução Cubana dedicou amplo espaço de seu discurso para falar da situação de seu país.

Exaltou, também, a visita a Cuba do secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV), Nong Duc Manh. “Ele é uma pessoa muito inteligente, com uma experiência sólida e muita energia. Veio para trabalhar, para visitar os lugares de interesse – uma visita de trabalho de verdade”, disse sobre Manh. O líder cubano, ao que tudo indica, teria aceitado um convite para visitar o Vietnã em breve.

Audiência

Em Miami (EUA), onde vivem vários exilados cubanos, as cadeias hispânicas de TV interromperam a programação para exibir a entrevista. A população cubana acompanhou a transmissão com muita atenção e pôde atestar que o aspecto de Fidel era mais saudável, comparando-se com vídeos anteriores difundidos em Cuba.

Foi a segunda aparição do estadista na TV em três dias. No domingo, foi divulgado seu primeiro vídeo em quatro meses. As imagens mostravam Fidel de pé, em traje esportivo, falando animadamente durante uma reunião com Manh.

A última aparição em público de Fidel foi em 26 de julho do ano passado – um dia antes de ser submetido a uma cirurgia que o obrigou a se licenciar, no dia 31. Durante o tempo em que ficou afastado, Fidel publicou 14 artigos de opinião no jornal oficial cubano Granma.

Progresso

A evolução demonstrada nas fotos e vídeos de Fidel desde que ele deixou o poder dão mais credibilidade aos relatos oficiais de que o líder estaria praticamente recuperado. Ele indicou no dia 23 de maio – em um dos artigos que passou a escrever a partir do final de março – que não tinha muito tempo nem disposição para a imprensa.

“Para filmes e fotos que requerem que eu corte constantemente o cabelo, a barba, o bigode, e me adorne todos os dias, não tenho tempo agora. Tais apresentações, além disso, multiplicam os pedidos de entrevistas”, declarou então.

No mesmo artigo, Fidel falou pela primeira vez de sua saúde e explicou que sofreu várias operações. Ele escreveu que, durante meses, dependeu de “veias furadas e cateteres” para se alimentar. Hoje, em contrapartida, recebe “por via oral tudo o que é necessário para a recuperação”.

Da redação, com agências

Hora do Povo

Rizzolo: “Por uma generosidade divina a quantidade de pessoas no mundo que torcem para que Fidel sobreviva é muito maior do que aqueles que conspiram pela sua morte, até porque seus corações duros já morreram há muito tempo, e no vácuo da desesperança e na escuridão dos ideais que se esvairam, sobrevive apenas a exploração e o egoísmo, na triste trilha do individualismo”.
Fernando Rizzolo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: