Lula: Bush quer que os ricos continuem a poluírem e “que os pobres façam sacrifícios”

Em entrevista realizada na Alemanha o presidente Lula criticou o acordo fechado entre os países ricos do G8 em Heiligendamm, Alemanha, e garantiu que o Brasil não aceitará a pressão para que os países emergentes estabeleçam metas de redução de emissão de gás carbônico, posição que foi apoiada pela China.

“Não aceitamos que os países pobres tenham que fazer os sacrifícios”, afirmou Lula, após a reunião do G5 (Brasil, Índia, China, México e África do Sul), na Alemanha. “Os países ricos precisam assumir a responsabilidade em despoluir o planeta que eles poluíram”, acrescentou. Lula é contra a proposta de Bush de insistir em que o tema da poluição seja tratado fora das Nações Unidas.

A proposta de Bush é reunir cerca de 15 países, que produzem a maior parte de gases causadores do efeito estufa, para discutir uma meta de longo prazo sobre a redução da poluição. Nesse grupo estariam os integrantes do G8 e países com economias em crescimento rápido, como China e Índia. Lula disse que essa posição é “voluntarista”.

“O que Bush quer é um clube de amigos”, acrescentou Lula. “O dado concreto é que não existe perspectiva da proposta do presidente Bush ter qualquer prevalência sobre as decisões da ONU e outras decisões multilaterais, porque a proposta dele é: quem quer faz, quem não quer não faz”, acrescentou. “Se um país não é capaz de cumprir o resultado de uma convenção internacional que determinou orientações e diretrizes, não vai ser de forma voluntária que irá implementá-las”, denunciou Lula.
Hora do Povo
Rizzolo: A critica de Lula procede, não podemos discutir essa questão fora das Nações Unidas, o que os EUA querem é dar um jeito de manipular essa questão de forma a não produzir danos na sua economia que pouco está se importando com emissão de gás carbônico, e insiste que países emergentes façam a parte que deveria ser sua, é lógico, né ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: