PIB cresce 4,3% puxado pelo PAC e expansão do consumo

Consumo das famílias alcançou taxa positiva de 6% e os investimentos cresceram 7,2%

No primeiro trimestre em que o presidente Lula implantou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou uma variação 4,3%, em relação ao mesmo período do ano passado. Concorreu para esse resultado o crescimento de 4,6% em Serviços, seguido da Indústria com 3,0% e da Agropecuária com 2,1%. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no dia 13.

“Nós estamos tranqüilos e satisfeitos com esse resultado. É claro que o mercado esperava um pouco mais, um pouco menos. Isso não altera as nossas previsões. Os números podem sofrer oscilações ao longo do ano. O mais importante é o resultado final, que eu acredito que ficará em 4,5% este ano”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele avaliou que haverá uma aceleração nos dois últimos trimestres e observou que o processo de redução da taxa de juros deve continuar. “Temos que olhar os juros de longo de prazo para ver o que vai acontecer com a taxa, e eles indicam que a Selic continuará em queda”, disse.

No período, a indústria Extrativa Mineral impulsionou o crescimento do setor, com um aumento expressivo de 7,9% da produção de minério de ferro e de 2,6% da produção de petróleo e gás. O setor de Serviços teve um crescimento de 4,6% na comparação com o mesmo período de 2006. Os aumentos maiores foram registrados em Intermediação Financeira e Seguros (9,2%). Para a taxa da Agropecuária, o destaque foram as produções de algodão, milho, batata inglesa e soja, além dos bovinos.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) – investimentos – teve crescimento de 7,2%, resultante, principalmente, do aumento da produção e da importação de máquinas e equipamentos, enquanto a relação FBCF/PIB alcançou 17,2%. O coordenador de contas nacionais do IBGE, Roberto Olinto, explicou que essa taxa só não apresentou um resultado superior em função da sobrevalorização do real, pois ela é calculada tendo como base valores nominais correntes. Ainda sob ótica da demanda interna, o Consumo das Famílias apresentou crescimento de 6,0% e o Consumo do Governo, 4,0%.

INVESTIMENTOS

Para o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, “o primeiro trimestre mostrou crescimento adequado, mas todas as nossas perspectivas são de que o segundo trimestre vai ser melhor ainda”. O ministro considera que a evolução do PAC vai favorecer os investimentos. Para isso, segundo Paulo Bernardo, também é necessário a redução da taxa de juros. “Acho que o Banco Central tem uma avenida aberta para baixar as taxas de juros; os bancos oficiais têm feito um esforço e nós precisamos conseguir que os bancos privados também façam a diminuição do spread e dos custos de financiamento, porque isso é mais compatível com a realidade que estamos vivendo, de inflação baixa, de necessidade de financiamento e de necessidade de crescimento”, ressaltou.

É importante frisar que o resultado do primeiro trimestre aponta que é possível sim um crescimento de 5% já a partir de 2007, como propôs Lula tão logo foi proclamado o resultado do segundo turno das eleições. É o ponto de partida da retomada do desenvolvimento, cujo alicerce está consubstanciado no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

VALDO ALBUQUERQUE

Hora do Povo

Rizzolo: Não há dúvida que o PAC tem até um efeito psicológico na expansão, é uma notícia animadora, podemos verificar que o crédito continua se expandindo e os ganhos salariais também. Mas a informação mais importante é que os investimentos estão concentrados em máquinas e equipamentos. Que significa maior crescimento no futuro e mais produtividade, é claro que isso também está vinculado a uma maior queda nas taxas de juros.Só para se ter uma idéia, a Agência Estado, mostra que a venda de computadores pessoais cresceu não 3% ou 4% no trimestre, mas espantosos 30%. Em grande parte, este número se deve ao programa PC Conectado, criado no governo Lula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: