Congresso em Berlim funda Partido da Esquerda Alemã

O congresso de fundação do Die Linke partei (Partido da Esquerda, em alemão) encerra-se neste sábado (16) em Berlim, capital da Alemanha. Assim, se formalizará a fusão das duas maiores formações políticas da esquerda alemã.

De um lado o PDS (Partido democrático socialista), com força eleitoral principalmente no leste da Alemanha e originado com base no antigo Partido Socialista Unificado, que dirigiu a experiência da República Democrática Alemã entre 1949 e 1990.

De outra parte está o WASG, cujo expoente é o ex-minstro Oskar Lafontaine, ala à esquerda que se desprendeu do SPD, o Partido social-democrata alemão, por ocasião da oposição de setores desse Partido às reformas do ex-premiê Gerard Schöreder.

Na mensagem enviada pela direção do PCdoB ao partido amigo, lê-se que “o surgimento do Partido da Esquerda na terra natal de Karl Marx, Rosa Luxemburgo e Olga Gutmann Benario Prestes, é motivo de atenção de nosso Partido, conscientes que seu surgimento na cena política alemã poderá resultar no fortalecimento da luta dos trabalhadores e do povo alemão por mais direitos, pelo progresso social e pelo socialismo”.

A mensagem dos comunistas brasileiros também lembra que “a recente reunião do G-8, realizada em seu país, foi expressão da busca, por parte dos países imperialistas, de renovar os meios de pilhagem dos países em desenvolvimento. Cinicamente, ao por em pauta o tema do aquecimento global no centro de sua agenda, o G-8 busca ludibriar a opinião pública internacional, extremamente sensível ao tema, ao mesmo tempo em que busca aprovar medidas que aprofundam as restrições ao desenvolvimento do sul do mundo”.

site do PC do B

Rizzolo: A esquerda alemã está se reorganizando e avançando, a vulnerabilidade da europa aumenta diante dos desígnios americanos de que com pretenções esdrúxulas tenta se apoderar de território de alguns países para instalação de misseis que visam apenas a Russia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: