O avanço da agricultura familiar

Quando Lula assumiu, os créditos para nossa pequena agricultura eram de R$ 2,3 bilhões. Para a safra de 2007/08 serão de R$ 12 bilhões. Ou seja, pela primeira vez temos créditos, baixa inadimplência e aumento da produção agrícola familiar. No Brasil, o agricultor familiar tem peso na produção – 34,5% de toda produção agrícola nacional, 44,3% do milho, 95,9% do fumo e 27,8% da soja. Ou seja, precisamos de uma agricultura familiar forte e em expansão, não só para garantir a produção de alimentos, mas para evitar um maior êxodo rural e o maior inchaço das grandes e médias cidades brasileiras.

O desafio agora é outro. Como diversificar a produção da pequena propriedade, hoje concentrada em milho e soja (47%) e como direcionar a assistência técnica e o crédito para feijão, arroz, tomate e mandioca. Na safra de 2005/06 foram 1,9 milhão de contratos, o que demonstra o alcance do crédito público a nossa agricultura familiar. Ponto para o Brasil.
enviada por Zé Dirceu

Rizzolo: Sem dúvida a agricultura familiar é o caminho para o desenvolvimento na produção de alimentos. O governo Lula investiu mais em reforma agrária e agricultura familiar do que no agronegócio. Pela primeira vez, inclusive, na história do país, os recursos do Tesouro para subsidiar juros de financiamento agrícola foram maiores para a agricultura familiar do que para a agricultura patronal, o argumento de que o governo brasileiro prioriza o agronegócio, não é verdadeiro, os números estão aí.

O que precisamos é cada vez mais investirmos nesse segmento, até entendo que a vocação barsileira está na agricultura familiar vez que grande parte da migração deu-se no passado em função da falta de uma política nesse sentido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: