Comissão da Amazônia reage a tentativa de internacionalização da região

sa.jpg

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou hoje (20/06), em reunião ordinária, requerimento das deputadas Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da CAINDR, e Perpétua Almeida (PCdoB-AC), solicitando, por parte dos órgãos responsáveis, investigação das ações da Organização Não-Governamental Coll Earth. A ONG está divulgando na mídia nacional e internacional projeto de arrecadação de recursos para compra de áreas da floresta Amazônica.

O projeto da entidade propõe que os doadores patrocinem por 35 libras – cerca de R$ 140,00 – meio acre de terras, o que equivale a dois mil metros quadrados de mata. De acordo com a justificativa das duas deputadas, essa ação está mobilizando o Parlamento Europeu. Foi divulgado na mídia internacional que só na primeira semana vinte mil pessoas contribuíram com recursos financeiros.

As parlamentares consideram essa ação muito grave. Além delas, os deputados Carlos Souza (PP-AM), Urzeni Rocha (PSDB-RR), Maria Helena (PSB-RR), Zequinha Marinho (PMDB-PA), Sebastião Bala (PDT-AP) e Asdrubal Bentes (PMDB-PA) se manifestaram contra a ação da ONG e outras que visam a internacionalização da Amazônia.

Grupo de Trabalho – Foi aprovado, por sugestão do deputado Asdrubal Bentes, a formação de um Grupo de Trabalho que deverá encaminhar este assunto. Dentro das ações, propostas pelas duas deputadas, já está agendado para a próxima segunda-feira, às 16h, audiência com o Secretário do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro.

Turismo – As duas parlamentares assinaram também, conjuntamente, requerimento, aprovado por unanimidade, que solicita a realização de audiência pública com a Ministra do Turismo, Marta Suplicy.

O evento visa debater os desdobramentos das Medidas Provisórias do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) referentes aos recursos destinados à instalação de infra-estrutura turística na Amazônia.

“O PAC é uma ferramenta para viabilizar as obras estratégicas do País. E o Eco turismo é uma grande possibilidade de desenvolvimento da Amazônia. Porém, não se faz sem infra-estrutura”, disse Vanessa Grazziotin.

Cana-de-Açúcar – A deputada Perpétua Almeida obteve aprovação de mais três requerimentos, além dos citados acima. Dois deles tratam da regulamentação do plantio, cultivo e colheita da cana-de-açúcar nos Estados da Amazônia. Eles requerem envio de indicação aos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente para que seja publicada Portaria regulamentando essa questão.

“É correta a preocupação de se buscar novas formas de energia, mas quando se trata da Amazônia temos que ser mais criteriosos. Sou favorável ao cultivo de cana-de-açúcar na região, mas temos que ter regras rígidas”, destacou Perpétua.

Ações Ambientais – Outro requerimento aprovado, de Perpétua Almeida, solicita a realização de audiência pública com o Governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, para debater as ações ambientais daquele Estado. “O governador criou o Bolsa Floresta, projeto que precisamos conhecer mais e estudar a possibilidade de implantá-lo em outros Estados” justificou a parlamentar.

De Brasília,
Bety Rita Ramos
Site do PC do B

Rizzolo: Isso é um absurdo a questão da Amazônia é mais grave do que imaginamos, essa ONGs, e esses ” missionários ” que de missionários não tem nada a não ser serem lacaios do império, tentam de todas as formas com recurso do exterior a manter uma empreitada de ” invasão branca da Amazônia ” tenho dito e alertado sobre esse perigo. Temos que manter extrema vigilância no território amazônico pois a pilhagem é de toda a espécie desde recursos naturais explorados por indústrias farmacêuticas até vendas de áreas.

O tema tem tudo a ver com a reestruturção das nossas Forças Armadas , PAC militar, Energia Nuclear, e acima de tudo espírito de patriotismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: