O que querem os diretores do Banco Central?

O que querem os diretores do Banco Central?

Encontros secretos, rasteiras, queixas. Esse é o tom da matéria “Meirelles desmarca reunião “secreta” com mercado em SP”, da Folha de hoje (só para assinantes), onde se relata o estado de espírito de certos diretores do BC e de seu próprio presidente, porque o CMN, ou seja o governo, ou seja o Presidente, não aceitou a proposta de redução da meta de inflação para 4% em 2009, mantendo a meta atual de 4,5%.

Diretores do BC que têm queixas do presidente deveriam pedir demissão, a não ser que seja verdade que as reuniões do CNM são para inglês ver. E o que vale é a posição do BC ou de sua diretoria ou dos membros que respondem ao “mercado”.

Mais grave é a noticia, se verdadeira, de que o presidente do BC ia fazer uma reunião “secreta”, isso mesmo, secreta ou reservada, com o “mercado”. Como a notícia vazou, a reunião foi suspensa, o que agravou as relações do BC com o Ministério da Fazenda. O objetivo da reunião, ainda segundo a matéria da Folha, seria acalmar os mercados sobre a política monetária do BC. Ou sobre os ganhos financeiros dos bancos e dos rentistas?

O superávit do quadrimestre foi 4,29%, acima da meta 3,8%, a inflação está abaixo da meta de 4,5% e o risco Brasil é de 150 pontos. Com alto superávit comercial e nas contas correntes, reservas de mais de 150 bilhões de dólares, crescimento do PIB no ano projetado de quase 5%, fora o aumento do emprego e da renda, não dá para entender o que querem esses diretores do BC. Uma ditadura financeira? Ou apenas Ou apenas ganhar dinheiro quando deixarem o Banco Central?
enviada por Zé Dirceu

Rizzolo: Aliás não é a primeira vez que fazem ” convescote ” às escondidas, é uma vergonha, num país pobre como o nosso , onde impera a maior taxa de juro do planeta, o paraíso dos especuladores internacionais, onde o capital ao invés de ser revertido na produção é agraciado com taxas de juros nas alturas, ainda acontece essas coisas. Tudo, mas tudo é com intuito de manter essa política monetária perversa, essa reunião secreta e que não houve porque ” vazou” no meu ponto de vista é de articulação financeira visando interesses que com certeza não são os do Brasil, até porque se fossem seria aberta com ampla discussão com a sociedade e os setores envolvidos, uma vergonha descabida. É não é a primeira vez que isso acontece, hein !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: