Fórum Social do Mercosul debate em Curitiba consolidação da integração latino-amerina

“Que esta chamada pela integração latino-americana ressoe por todo o continente. As condições para o rompimento com as políticas neoliberais que escravizam, que submetem, que desgraçam o nosso continente e os povos do mundo todo amadurecem a cada dia. Lutemos, avancemos, que não temos nada a perder a não ser as amarras que nos mantém atados ao subdesenvolvimento, à desesperança, à margem da vida”, conclamou o governador do Paraná, Roberto Requião, na abertura da Chamada Geral pela Integração Latino-Americana.

Realizada entre os dias 5 e 7 de julho, no Centro de Convenções de Curitiba, a reunião contou com a presença mais de 3 mil representantes de movimentos sociais para debater alternativas para ampliar e consolidar a integração dos países latino-americanos.

“Nosso objetivo é fazer uma integração social, cultural e política, e não somente a econômica, que já existe, não só a do comércio, que também já existe”, defendeu o deputado federal Doutor Rosinha (PT/PR, vice-presidente do Parlamento do Mercosul.

O economista Nilson Araújo Souza, membro do Comitê Central do MR8, defensor de uma integração pautada no fortalecimento das forças produtivas dos países que compõem o continente, disse que no Brasil a questão ganhou força no atual governo.

APOIO À VENEZUELA

Ao discursar na plenária “Soberania dos Povos e a Consolidação da Democracia na América Latina”, o filósofo Emir Sader, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ressaltou que, manipulando o fato de o governo da Venezuela não ter renovado a concessão da RCTV, “a direita brasileira cria uma armadilha para que a Venezuela deixe o Mercosul”. Postura apontada por José Reinaldo de Carvalho, secretário de Relações Internacionais do PCdoB, como uma interferência inaceitável na soberania da Nação irmã. “Estamos solidários a Chávez”, afirmou.

O coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, criticou a forma como vem sendo conduzida a questão do Mercosul e defendeu que a integração latino-americana deve levar em conta os problemas sociais dos povos que habitam o continente, apontando como focos de resistência países como Bolívia e Venezuela.

Também sobre este assunto, as entidades sindicais de trabalhadores em transportes de países da América do Sul e do Caribe, presentes ao encontro, aprovaram um documento ao Senado da República Federativa do Brasil em apoio à imediata aprovação da inclusão da República Bolivariana da Venezuela como membro pleno do Mercosul.

A questão da RCTV norteou a mesa que discutiu a democratização dos meios de comunicação. A deputada venezuelana Marelis Perez Marcano disse que em seu país há 73 redes de televisão regionais e 200 emissoras alternativas e que a concessão da RCTV foi negada porque esta “promovia a insurgência civil contra a Constituição do país”. “No lugar da RCTV temos agora a Televisão Social da Venezuela (TSV), uma tv de serviço público necessária ao país, que conta com humoristas, atores, jornalistas e outros profissionais com seus direitos trabalhistas garantidos”, completou a parlamentar.

JOSI SOUSA

Hora do Povo

Rizzolo: A identificação das forças reacionárias brasileiras que não querem a integração latino -americana usa o expediente de desqualificar a Venezuela como democracia, como diz o filósofo Emir Sader, “a direita brasileira cria uma armadilha para que a Venezuela deixe o Mercosul”, até porque isso fragiliza interesses norte americanos no continente. Como diz Requião não temos nada a preser até porque os países imperialistas jamais abrirão seus mercados para nós latino americanos.

Publicado em Política. 2 Comments »

2 Respostas to “Fórum Social do Mercosul debate em Curitiba consolidação da integração latino-amerina”

  1. MACROMAR MIELLI ANDRIETTA Says:

    A função social da escola é formar o cidadão para interagir e modificar o seu meio, garantindo a democracia necessária para melhor compreensão do universo.
    Com o objetivo de se consolidar uma grande história que se fortaleceu e conquistou definitivamente o respeito e o carinho da população. Por isso, tenho que me esforçar cada vez mais e corresponder ao carinho do povo, sempre calcada em valores como empenho, ética e compromisso como objetivo principal.
    O projeto de minha autoria “OS ANJINHOS DA ESCOLA”, ficou entre os três melhores do Estado de São Paulo-2005 e “O MUSEU INSERIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL”-2004, realizado por iniciativa própria, em prol da EE Prof Cecília Pereira, no Jardim São Fernando, parabenizado pela Diretoria de Ensino-Leste, Coordenadoria de Ensino Normas Pedagógicas e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
    E quem viu o meu esforço, virando noites trabalhando, sabe que não foi nada fácil. Foi uma conquista significativa para Campinas. A Educação vive um momento muito especial e sinto que estamos evoluindo, cada vez mais, na direção dos novos desafios. Sinto-me privilegiada e realizada por perceberem o valor do que estou fazendo pelo bem da coletividade. Confesso que me senti muito orgulhosa em poder colaborar com a minha pequena parcela.
    O melhor na vida é a simplicidade e meu trabalho foi feito com seriedade constituindo a coroação de um projeto educativo com foco no desenvolvimento da criança. Ser reconhecida é um estímulo para que eu continue lutando com mais afinco e acreditando cada vez mais nos meus ideais.
    Fiquei lisonjeada com o recebimento do Diploma de Honra ao Mérito do Ministro Fernando Haddad. Agradeço a publicação de 25/3/06 no Jornal Correio Popular do Dr. Romeu Santini do Gabinete do Prefeito Municipal de Campinas-SP, que acena com a possibilidade de luta coletiva em prol do ensino do país e da Câmara Municipal de Campinas pelo registro nos Anais do Legislativo. Consciente do meu papel, em prol das crianças em fase de formação escolar, repensei a teoria à luz da experiência, seguindo certa de estar reavivando princípios que não poderão mergulhar no silêncio enquanto em nosso mundo houverem seres humanos que, com sensibilidade, buscam pela transformação e crescimento.

    Receber o Diploma de Honra ao Mérito pelo Ministro de Educação, Fernando Haddad é um incentivo para mim. Esse reconhecimento pelo poder público federal, estimula-me cada vez mais, a lutar em prol das causas sociais do Município de Campinas, cidade em que nasci, cresci e resido.
    Macromar Mielli Andrietta
    Pós graduada Gestão/Educação

    Macromar Mielli Andrietta,Professora Pós Graduada em Gestão, Máster Business Administration-2006, Licenciatura Plena UNESP Julio de Mesquita Filho-Campus de Franca-2002.Em 2005, recebeu Diploma de Honra ao Mérito do Ministro da Educação Fernando Haddad. Parabenizada pelo Presidente da República Luiz Ignácio Lula da Silva pelos seus trabalhos voluntários em prol do Museu de História Natural, Aquário Municipal de Campinas e Casa dos Animais Interessantes. Recebeu Congratulações por sua vocação à causas sociais do Município de Campinas: da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do Vereador da Casa Legislativa de Campinas Carlos Chiminazzo, Deputado Federal Carlos Sampaio, do Secretario de Articulação Política Dr. Romeu Santini, do Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckimin, Ministro da Cultura Gilberto Passos Gil Moreira, dentre outras autoridades Municipais, Estaduais e Federais. Registrada nos Anais da Câmara Municipal de Campinas por ser pessoa de contribuição voluntária relevante à sociedade. Recebeu Medalha Carlos Gomes em 2003, no Aniversário de 230 anos de Campinas, em Sessão Solene.

    • Nair Calbaiser Moreira Says:

      Que trabalho maravilhoso faz essa educadora! Parabéns!
      Tenho a honra de tê-la conhecido.
      Nair


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: