Rússia abandona tratado de Forças Armadas da Europa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou neste sábado um decreto pelo qual o país abandona o tratado das Forças Armadas Convencionais na Europa (FACE).

A iniciativa foi justificada como reação “às extraordinárias circunstâncias que afetam a segurança da Federação Russa e exigem a adoção de umas medidas inadiáveis”, diz a nota oficial divulgada pelas agências russas.

Putin havia anunciado pela primeira vez a possibilidade de uma moratória sobre o cumprimento do tratado em abril passado, na sua mensagem sobre o estado da nação. Ele suspende assim um dos mais importantes tratados de desarmamento da Guerra Fria.

O acordo foi assinado em 19 de novembro de 1990, um ano antes da desintegração da União Soviética. Na época, Mikhail Gorbachov era o líder soviético e George Bush, pai do atual presidente americano, ocupava a Casa Branca.

O Ministério de Relações Exteriores comunicará aos países signatários do tratado a decisão da Rússia. O Kremlin acusa a Otan de não cumprir o FACE e tinha proposto convocar uma conferência extraordinária dos signatários.

Em resposta, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, tinha pedido que a Rússia não abandonasse o tratado, que considerou “um dos mais importantes do século XX”.

A decisão está relacionada aos planos americanos de posar elementos de seu escudo antimísseis na Europa Oriental, que a Rússia considera uma “ameaça direta” à sua segurança.

Fonte: EFE
Site do PC do B

Rizzolo: É evidente que diante da má intenção dos EUA em não querer emplementar em conjunto com a Rússia os plano de posar elementos de seu escudo antimísseis na Europa Oriental. Só podia dar nisso. agora a pergunta final :Será que os EUA acham a Russia é um país de idiotas ? Será que não percebem que os russos já ” sacaram” a intenção subliminar americana de instalar mísseis visando a Russia ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: