Comandante Juniti Saito determina apuração da interrupção da energia no Cindacta em Manaus

Por determinação do Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, foi aberta sindicância para apurar as causas da interrupção da energia no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo de Manaus (Cindacta IV).

A Aeronáutica informou que a interrupção de energia no Cindacta IV, na sexta-feira, ocorreu em função de um corte do sistema de alimentação de energia. “Durante um procedimento técnico de manutenção, houve um curto-circuito que acabou por comprometer a alimentação das baterias desse sistema, o que causou a interrupção da distribuição interna de energia comercial, às 23h15”, afirma a Aeronáutica em nota à imprensa. A conduta do técnico está sendo avaliada pela Aeronaútica.

“O fornecimento de energia foi restabelecido no sábado (21), os sistemas foram reiniciados e o controle pôde ser retomado normalmente a partir das 2h30”, esclarece a nota.

Segundo a Aeronáutica, com a interrupção de energia, foram adotadas medidas de contingência para garantir a segurança das aeronaves sob controle do Cindacta IV. “Todos os procedimentos previstos para a degradação de sistema foram aplicados e não procede qualquer afirmação de que as aeronaves correram risco algum”, afirma a Força Aérea Brasileira, refutando as notícias de que a pane teria interrompido o funcionamento dos radares e deixado aviões sobrevoando a Amazônia às cegas. “No momento da falha havia 17 aeronaves em vôo, das quais nove prosseguiram normalmente para seus destinos e oito tiveram modificação de rota”.

O prazo para apresentação do laudo é de 40 dias, não sendo descartada a hipótese de sabotagem.
Hora do Povo

Rizzolo: A apuração desse fato deve ser rigorosa até porque sabotador é que não falta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: