Nelson Jobim deve assumir Ministério da Defesa

nelson.jpg

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim (PMDB-RS) deverá ser o novo ministro da Defesa, em substituição a Waldir Pires. Jobim já havia sido convidado duas vezes pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva — em março deste ano e na semana passada —, mas recusou. Na noite desta terça-feira (24), teria aceitado a indicação para a vaga, de acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. O anúncio da troca deverá ser feito nesta quarta.

Jobim pode substituir Waldir Pires Segundo a Folha, Lula disse a Jobim que o futuro ministro terá autonomia para fazer todas as mudanças que julgar necessárias na aviação brasileira, inclusive mudando a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O presidente procurava um ministro capaz de comandar e acompanhar de perto o pacote de medidas do governo para o setor, lançado na última sexta. As medidas vinham sendo conduzidas por Dilma Roussef, da Casa Civil.

Além de Jobim, foram cogitados para o cargo os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União), além do deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A troca de Pires não deverá ser a única — o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, também poderá ser demitido. Conforme a Folha, um dos políticos citados para o cargo é o experiente Fernando Bezerra, do PTB, ex-senador e ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso.

Além das mudanças nos principais cargos ligados ao setor, o governo estuda alterações no Conselho de Aviação Civil (Conac), que estava esvaziado até o acidente da última semana. Agora, o governo ensaia ampliar o conselho (hoje formado por seis ministérios e pelo comandante da Aeronáutica) e tirar do ministro da Defesa o status de presidente do órgão. Os ministérios da Justiça e Planejamento devem ser incluídos no conselho e podem até ocupar sua presidência.
Site do PC do B

Rizzolo: Certa ocasião aqui no Blog eu disse que as forças golpistas iriam tentar sem trégua minar e desetabilizar o governo Lula, que para a elite é o nordestino que teve a ” petulância ” de se transformar em Presidente da República, disse também logo no inicio do ” Apagão Aéreo” que na realidade não era um problema aéreo e sim político, Waldir Pires é um homem honesto e competente mas está sendo ” detonado” pela mídia golpista e pela elite que o vêem como ” homem de esquerda ” até já ouvi de uma ex- deputada do PSDB que esteve na minha casa que Waldir era um ” comunistazinho “. Na realidade Lula não se defende da direita, e da mídia, quer agradar a todos e se enfraquece, na visão de ” composição sindical” a saída e chamar pra comandar essa crise ” um amigo dozomme ” ou ( um amigo dos homens da elite ) como se diz na linguagem popular , e encontrou, né, como diz Paulo Henrique Amorim;o Ministro da Defesa Nélson Jobim tem as melhores e mais íntimas relações com os filhos de Roberto Marinho. As Organizações (?) Globo estão na frente do golpe. O Ministro da Defesa Nelson Jobim teve, no passado, sólidos vínculos de amizade com o presidente eleito José Serra. José Serra em várias oportunidades se colocou à frente das tropas golpistas. (Embora não abra o bico para falar da cratera do Metrô, onde morreram sete pessoas.) A Globo de São Paulo e Serra são a mesma coisa, enfim acredito que esse loteamento à direita venha agradar aos donos de Companhias Aéreas, a mídia golpista, a elite branca reacionária, e venha apaziguar o governo Lula por que esse é ” Amigo dozome “.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: