Mino Carta desmascara o “Cansei” a nova marcha das elites

joaodoria1.jpg
Montagem com João Dória

Em nota publicada em seu blog, o jornalista Mino Carta tratou de desmascarar a malícia e os protagonistas do movimento “Cansei”, lançado nesta semana pela OAB-SP. Segundo Mino, “estamos às vésperas do retorno da Marcha da Família, com Deus e pela Liberdade” – aquele movimento que foi às ruas em março de 1964 para desestabilizar o presidente João Goulart e praticamente patrocinar o golpe militar.

O texto foi publicado na sexta-feira (27). Um dia antes, o jornalista já ironizava: “Estou empolgado com o movimento ‘Cansei’, “que pretende expor a indignação dos brasileiros em relação à crise aérea, a violência e outros problemas do País”. Nasce da aliança entre o presidente da OAB de São Paulo, Luis Flavio Borges D’Urso, e do ‘organizador de eventos’, João Dória Jr., aquele rapazola de cabelo engomado que consegue obrigar a fina flor do empresariado a vestir os trajes de Indiana Jones para participar de tertúlias promovidas em lugares aprazíveis”.

Mino também revelou as incoerências das elites: “Ah, a indignação dos nossos graúdos… Não se indignaram com a criação de um Estado que pretendia ser liberal sem sê-lo e da construção de uma democracia sem povo. Não se indignam com o fato de que apenas 5% da população brasileira ganhe de R$ 800 para cima. Impassíveis, transitam diante das favelas na cidade que ostenta a maior frota de helicópteros do mundo”.

Leia abaixo o último comentário de Mino Carta.

A Marcha

Estamos às vésperas do retorno da Marcha da Família, com Deus e pela Liberdade. Agora passa a se chamar Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros. Trata-se de uma fórmula mais elaborada, mais complexa, mas os objetivos são os mesmos.

O movimento foi lançado pela OAB de São Paulo, e conta com o respaldo de figuras importantes da Fiesp e da Associação Comercial paulista, e com a divulgação de televisões e rádios, por ora não melhor especificadas.

A idéia inicial faísca no escritório de João Dória Jr., o Iconoclasta Mor, aquele que destruiu a pauladas o monumento dedicado a Cláudio Abramo, o grande jornalista, em uma pracinha do Jardim Europa. Ali desceu o Espírito Santo, e iluminou os primeiros carbonários da grana, unidos em torno do slogan: Cansei.

Uma campanha publicitária, oferecida de graça por Nizan Guanaes, gênio da propaganda nativa de inolvidável extração tucana, mais badalado entre nós do que George Clooney no resto do mundo, insistirá em peças destinadas a expor o pensamento dos graúdos envolvidos: “cansei do caos aéreo”, “cansei de bala perdida”, “cansei de pagar tantos impostos”.

É do conhecimento até do mundo mineral a quem esses valentes senhores atribuem a culpa por os males que denunciam: nem é ao governo como um todo, e sim ao Lula, invasor bárbaro de uma área reservada aos doutores. Mas o presidente da OAB paulista, certo D’Urso, diz que o movimento não tem conotação política.

Enquanto isso, às sorrelfas, o pessoal pede instruções aos mestres. Alguns ligam para Fernando Henrique Cardoso, outros para José Serra. São os derradeiros retoques da tucanização da elite brasileira, a mesma que sentou-se em cima de um tesouro chamado Brasil e só cuidou de predá-lo, com os resultados conhecidos.

Incompetência generalizada, recorde mundial em má distribuição de renda, baixo crescimento, educação e saúde descuradas até o limite do crime, miséria da maioria etc. etc. Acorda Lula, chama o teu povo.

Da Redação, com Blog do Mino
Site do PC do B

Rizzolo: Cansei de que ? De ver o povo estar mais alimentado? Cansei de que ? De ver a inclusão de milhões de brasileiros que sairam da linha da míseria ? Será que Lula vai se deixar abater como se fosse e se sentisse ainda um humilde operário que respeita do dono da fábrica, abaixando a cabeça ? Como diz Emir Sader, ” Tentam promover uma irritação, explorando expressões do tipo “basta”, “cansei” ou outras afins, que levam ao pedido de soluções autoritárias ao que seria uma crise moral, uma ferida, que deveria ser extirpada por intervenção cirúrgica – numa atualização da Doutrina de Segurança Nacional, que orientou as ditaduras do terror no continente –, que dispensaria vitória eleitoral, porque se apoiaria num sentimento de indignação supostamente majoritária da população; precisam de governos e parlamentos fracos, do enfraquecimento do sistema político, dos partidos, para impor os grandes interesses econômicos privados sobre o Estado”.

Na realidade, o golpe está declarado, ou será que o governo acha que nomeando Jobim já está tudo resolvido ? Nunca a direita esteve tão articulada e agora um promotor de eventos junto com a OAB-SP que emprestou o CNPJ, e alega não ter conotação política, desafiam um governo popular eleito de forma legítima com 58 milhões de votos, contudo, como diz o Luiz Antonio Magalhães do blog Entrelinhas ” Tem gente dando bola para a tal campanha da OAB e de certos baluartes da moralidade pública, como o secretário Afif Domingos (DEM-SP), intitulada “Cansei”. Este blog não consulta videntes, mas tem o palpite de que a campanha fará grande sucesso no clube Harmonia e nas palestras de João Dória Jr. (a quem se aplica o velho ditado “cabeça vazia, morada do Diabo”).

Enfim, o barulho dura uma ou duas semanas, depois passa. Até porque a agenda dos “líderes” e organizadores do movimento é muito cheia e eles logo estarão cansados do “Cansei”. Nada que um bom fim de semana em Comandatuba não resolva… como diz o Mino Acorda Lula, chama teu povo ! Agora qual será o traje e o modelito que João Doria e os outros promotores do evento vão usar no dia do ” Cansei, gente ! ” ( risos…)

Só pra terminar, um amigo do Paulo Henrique Amorim, perguntou o que o professor Delfim Netto acha do movimento “Cansei”.

Resposta do Delfim: “eles não perceberam que o Brasil cansou do paulistério”.

Boa, né ?

Não deixem de ver Cansei tô cansadinho e morram de rir !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: