Sean Penn viaja à Venezuela e recebe boas-vindas de Chávez

O presidente venezuelano Hugo Chávez deu as boas-vindas nesta quarta-feira (1º) ao ator americano Sean Penn, a quem elogiou por ser um “homem movido pela consciência na busca de novos caminhos”.

penn.jpg

“Sean Penn está na Venezuela. Falei com ele por telefone e devo vê-lo nesta quinta”, declarou Chávez. “Ele veio sozinho num avião comercial. Ontem (terça) ele passeou por bairros de Caracas e hoje deve estar em Barlovento (leste da capital)”, agregou.

Chávez leu parte de uma carta aberta dirigida por Penn ao presidente George W. Bush, na qual há criticas à guerra do Iraque, e afirmou que o ator “está bem inteirado do que se passa nos Estados Unidos e no mundo, apesar de viver em Hollywood”.

“Não é um homem que vive na pobreza. Podemos imaginar o salário que ganha, mas faz ações sociais. É escritor e produtor, foi um dos maiores opositores à guerra do Iraque”, comentou Chávez.

Antes de Penn, outro ator americano a visitar a Venezuela foi Danny Glover, que participou de vários atos públicos com Chávez. Glover recebeu US$ 18 milhões do país sul-americano para realizar um filme sobre o herói separatista haitiano Francois-Dominique Toussaint Louverture.

“Inferno”

Em março, Sean Penn comparou as condições de vida dos iraquianos com o “inferno de Dante”, em referência à obra A Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri. “Iraque não é nosso banheiro. É um país de seres humanos que, durante um tempo, foram oprimidos por Saddam Hussein e agora vivem como no inferno de Dante”, disse durante uma reunião de pacifistas em Oakland, Oregon.

Protagonista de Sobre Meninos e Lobos – pelo qual ganhou o Oscar de melhor ator -, Penn considerou que o dinheiro que se gasta na guerra poderia ser investido em ajuda à África ou com militares veteranos. “Apoiemos nossas tropas, mas não sua exploração e de suas famílias.”

Segundo ele, “devemos estar unidos para deter essa guerra – mas também para fazer a administração de Bush pagar o preço de seus erros”. O ator visitou o Iraque em 2005 como jornalista e, depois do furacão Katrina, viajou a Nova Orleans para ajudar as vítimas.

Protestos

Penn também marca presença constante em eventos anti-Bush, como a grande passeata de Washington, em janeiro deste ano, para protestar contra a guerra do Iraque. O ato contou com outros astros de Hollywood, como a atriz Jane Fonda, que se celebrizou por protestos similares feitos na época da Guerra do Vietnã.

Os participantes, em sua maioria, protestaram de forma bem-humorada, ostentando bonecos, fantasias e símbolos da paz que remetiam às manifestações dos anos 60. Houve um momento em que o reverendo Jesse Jackson e Sean Penn tiverem de negociar com policiais o desbloqueio de uma avenida.

O ator, notório por sua aversão a fotógrafos, foi o alvo de numerosos papparazzi, mas demonstrou bom humor e reagiu com tranqüilidade aos flashs disparados em sua direção. Ele esteve no comando da marcha, ao lado de Jackson e de ativistas de direitos civis.

Site do PC do B

Rizzolo: Como sempre digo o povo americano esta acordando, contudo como a mídia nos EUA é controlada pelos imperialistas ou seja os 4% milionários donos de quase tudo, dominando os EUA e parte do mundo, querem lá como aqui ditar como devemos pensar e agir, os artistas, os ecritores, pensadores, ativistas nos EUA quietos não ficam , e Sean Penn é um deles, um ator ativista político; é uma pena que nesse Brasil pobre e explorado pela elite golpista , os artistas não se mobilizem às causas populares, apenas se juntam e gritam para defender interesses de seus patrões como no caso da Globo. Agora , o povo, ? Ah! o povo que se dane, que fique assistindo a novelinha da Globo e não incomode os golpistas de plantão que logo após ao intervalo da novela aparecem às vezes dizendo ” Cansei” . Mas uma vez digo, Cansei de que ? quem deveria dizer cansei é o pobre não esses camaradas, que vivem na opulência e ficam cada vez mais ricos a custa do suor do trabalhador brasileiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: