ELITE BRANCA, TEU NOME É SÃO PAULO

1139710.jpg

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 593

. O “Cansei” é paulista.

. Foi o que disse Cezar Britto, presidente nacional da OAB.

. O presidente da OAB do Rio, Wadih Damous, já tinha dito ao Conversa Afiada (clique aqui) que sentia um cheiro de golpe no “Cansei” de São Paulo.

. Ao mesmo tempo, empresários liderados por Paulo Skaf, da Fiesp, lideram um movimento contra a renovação da CPMF.

. Sobre a CPMF, disse Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB de São Paulo, e patrono do “Cansei”: “O pacto de pagar a contribuição provisória em prol (sic) da saúde foi aceito e nada melhorou.” (A CPMF) “se tornou um instrumento de controle do cidadão”. (Folha de São Paulo, pág. B17)

. Primeiro que não é pacto: é uma lei aprovada e no Congresso será renovada ou não.

. Segundo, que a saúde publica melhorou, sim !

. E terceiro que a CPMF é um excelente instrumento para coibir a evasão fiscal e o Caixa Dois – e os advogados de São Paulo ganham muito dinheiro a defender empresários apanhados nos dois crimes.

. Mesmo que a CPMF venha a ser bastante reduzida, deveria ser preservada exatamente para isso: coibir a roubalheira.

. Ou seja, anti-CPMF e “Cansei” – é tudo a mesma coisa.

. “Restrito a São Paulo”.

. Faz parte da batalha dos mais ricos contra os mais pobres.

. Toda vez em que se altera a divisão do bolo em favor dos pobres, os ricos ficam nervosos.

. Essa batalha milenar está na origem do neoliberalismo, como demonstrou de forma exemplar David Harvey, em “A brief history of neo liberalism”, Oxford University Press, 2005. (Tem na Amazon.)

. Aqui no Brasil não é diferente.

. Clique aqui para ler a entrevista que fiz com Sergei Soares, do IPEA, sobre o impacto do Bolsa Família na redução da desigualdade de renda no Brasil.

. E como os pobres melhoraram de vida.

. O interessante é que esses movimentos, como em 1964, germinam e brotam em São Paulo.

. Assim como a mídia conservadora (e golpista) está no centro da discussão sobre o futuro da democracia no Brasil, a singularidade de São Paulo, como ponta de lança do conservadorismo, é a outra face desse sentimento antidemocrático.

. Elite branca, teu nome é São Paulo.

Fonte: Blog Conversa Afiada do Jornalista
Paulo Henrique Amorim.

Rizzolo: Em primeiro lugar Cezar Britto pessoalmente não apoia o ” Cansei” tanto é que nem sequer vai se dar ao trabalho de ir ou participar do movimento. E observem que todas as pontuações e intervenções de D´Urso são declarações de cunho da direita, imaginem a OAB nas mãos da direita ! Muitas vezes fico sózinho pensando o que foi que levou DÚrso a relacionar a OAB-SP palco de tradição de luta em favor dos desafortunados em legenda à defesa dos poderosos e de interesses que levariam à desestabilização de um governo eleito com 58 milhões de votos.

A resposta possivelmente está na utilização de uma instituição de tradição agora á serviço da elite nas mãos da direita, mas que por sorte está isolada, sozinha, pois podemos inferir que a popularidade de Lula continua inalterada, os Advogados paulistas constrangidos, a OAB Federal dando às costas para OAB-SP, o governo Federal monitorando o grupo, e a elite esvaziando o movimento; enfim podemos fazer uma leitura até positiva desse feito. Que A OAB-SP sempre estará e sera a guardião dos humildes e nunca dos poderosos , e sempre que um aventureiro de dentro ou de fora lançar mão, dando orientção diversa de sua vocação desde os idos de Rui Barbosa, estará no maior isolamento possível, porque a OAB-SP sempre foi e será a trincheira da injustiça social. Como diz Josias de Souza no Blog do Josias ” Os “cansados” advogados da seccional paulista da OAB foram abandonados à própria sorte pela direção nacional da entidade. Reunido nesta segunda-feira (6), em Brasília, o Conselho Federal da OAB decidiu não emprestar o prestígio da entidade ao movimento Cansei.

Para não deixar dúvidas de que virou a cara para o movimento, o conselho decidiu também que, embora convidado, o presidente da OAB nacional, Cezar Britto, não deve comparecer ao ato público organizado pelo “Cansei” para 17 de agosto.” Olha, para nós advogados paulistas o D´Urso deveria se preocupar com o pobre advogado humilde, aquele que luta para sobreviver. Agora nos colocar nessa situação constrangedora, prestigiando sua própria ideologia, é demais, né !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: