Precavida, Venezuela treina um milhão de reservistas

Quase um milhão de venezuelanos estão inscritos na Reserva Nacional Territorial e recebem treino permanente para fazer resistência a uma eventual “invasão de agentes externos”, segundo as palavra do general Carlos António Freitas Reyes, em entrevista ao canal de televisão estatal Venezuelana de Televisão (VTV).

Segundo o chefe da Reserva Nacional, os reservistas estão sendo “treinados em atividades que lhes permitem manter uma resistência ante uma invasão de agentes externos” e que mais de duzentos mil “recebem treino ativo em atividades relacionadas com a defesa” nacional.

O militar disse que, além das invasões armadas, “os reservistas também estão preparados para resistir” a “invasões de índole cultural”.

“Se a invasão fosse apenas armada, combateríamos com armamento. Mas há outras formas de entrar em uma nação”, afirmou o militar.

No final de 2006, o presidente Hugo Chávez estipulou a meta de dois milhões de reservistas como parte do que definiu como “revolução no militar”, no âmbito do seu projeto de instalar no país um regime de “socialismo do século 21”.

A Venezuela tem mais de 26 milhões de habitantes. De acordo com dados não oficiais, cerca de cem mil homens fazem parte das Forças Armadas Venezuelanas.

Fonte: Agência Lusa
Site do PC do B

Rizzolo:Não resta dúvida que as tentações do hemisfério norte em uma ação militar é possível, até porque na agenda neoliberal republicana o governo Chavez é tudo que não está escrito no ” Consenso de Washington “, a Reserva Nacional Territorial , é uma força militar popular . Acho prudente, em face as pretensões intervencionistas de Bush, que já não possue apoio em grande parte da população americana. Agora quanto ás invasões de cunho ideológico estas necessitam serem implementadas desde a infãncia. Quem sabe um dia Noam Chomsky lançara uma cartilha anti neoliberal para crianças e adolescentes, não seria uma má idéia. ( risos..)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: