“É uma refinaria de 200 mil barris por dia. Começaremos os movimentos de terra provavelmente no final do mês de agosto, começo de setembro”, declarou o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli acerca da licença prévia recebida pela estatal para a construção da Refinaria de Petróleo do Nordeste, no Porto de Suape, região metropolitana de Recife.
“Estamos aguardando no final de agosto as licenças ambientais para começar o trabalho de terraplanagem. A refinaria vai entrar em operação em 2010”, afirmou o presidente da Petrobrás.
A refinaria, batizada de Abreu Lima, é um projeto conjunto entre a Petrobrás e a PDVSA, estatal de petróleo venezuelana, e vai abastecer com diesel, nafta e outros produtos derivados do petróleo o mercado do Nordeste.
A viabilidade ambiental do empreendimento, que vinha atrasando o início das obras, foi concedida no dia 28 de julho, após estudos de análise de riscos realizados por equipes de profissionais da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Rural e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento.
A refinaria irá gerar 10 mil empregos durante a fase de construção e outros 1.500 no período de operação. As obras estão previstas para durar dois anos.
Hora do Povo
Rizzolo: A refinaria Abreu Lima é fruto de uma parceria com entre a Petrobrás e a PDVSA, enquanto o Senado brasileiro cria entraves para a admissão da Venezuela no Mercosul, a Argentina já se beneficia de uma integração maior na América Latina, entre as quais a Venezuela é uma de suas melhores parceiras comerciais; o Mercosul, é o futuro é a nossa saída, para essa integração. Temos que pensar nas questões da América Latina de dentro pra fora, porque o império o que quer com seus lacaios por toda parte no Brasil, é desestabilizar Lula e nos afastar da integração na América Latina que poderá promover através de governos comprometidos com o social, o desenvolvimento, inclusive na implementação do Banco do Sul, para nos precavermos das turbulências do mercado.
As ressalvas “técnicas” à adesão do Brasil ao Banco do Sul são, no geral, descabidas e atendem a ideologia neoliberal. O argumento principal dessa corrente neoliberal acena que este seria “um saco sem fundo” para financiar “gastanças e irresponsabilidades fiscais” de todo tipo. Mas omitem que o zeloso e “técnico” Banco Central brasileiro, gerou uma perda, até abril, de R$ 1,9 bilhão em operações cambiais equivocadas, na verdade tudo que vem de encontro à nossa soberania Latino Americana, eles não querem, agem na mídia, nos golpistas de plantão, e impõe um discurso que no meu ver não é nada patriótico, até porque o desenvolvimento que eles gostam é do lucro, lucro esse a todo custo, e as pessoas, bem as pessoas, que se danem ! São amantes eternos do ” Consenso de Washington ” !
Deixe um comentário