Construção de refinaria com PDVSA começa este mês, anuncia Gabrielli

“É uma refinaria de 200 mil barris por dia. Começaremos os movimentos de terra provavelmente no final do mês de agosto, começo de setembro”, declarou o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli acerca da licença prévia recebida pela estatal para a construção da Refinaria de Petróleo do Nordeste, no Porto de Suape, região metropolitana de Recife.

“Estamos aguardando no final de agosto as licenças ambientais para começar o trabalho de terraplanagem. A refinaria vai entrar em operação em 2010”, afirmou o presidente da Petrobrás.

A refinaria, batizada de Abreu Lima, é um projeto conjunto entre a Petrobrás e a PDVSA, estatal de petróleo venezuelana, e vai abastecer com diesel, nafta e outros produtos derivados do petróleo o mercado do Nordeste.

A viabilidade ambiental do empreendimento, que vinha atrasando o início das obras, foi concedida no dia 28 de julho, após estudos de análise de riscos realizados por equipes de profissionais da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Rural e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento.

A refinaria irá gerar 10 mil empregos durante a fase de construção e outros 1.500 no período de operação. As obras estão previstas para durar dois anos.

Hora do Povo

Rizzolo: A refinaria Abreu Lima é fruto de uma parceria com entre a Petrobrás e a PDVSA, enquanto o Senado brasileiro cria entraves para a admissão da Venezuela no Mercosul, a Argentina já se beneficia de uma integração maior na América Latina, entre as quais a Venezuela é uma de suas melhores parceiras comerciais; o Mercosul, é o futuro é a nossa saída, para essa integração. Temos que pensar nas questões da América Latina de dentro pra fora, porque o império o que quer com seus lacaios por toda parte no Brasil, é desestabilizar Lula e nos afastar da integração na América Latina que poderá promover através de governos comprometidos com o social, o desenvolvimento, inclusive na implementação do Banco do Sul, para nos precavermos das turbulências do mercado.

As ressalvas “técnicas” à adesão do Brasil ao Banco do Sul são, no geral, descabidas e atendem a ideologia neoliberal. O argumento principal dessa corrente neoliberal acena que este seria “um saco sem fundo” para financiar “gastanças e irresponsabilidades fiscais” de todo tipo. Mas omitem que o zeloso e “técnico” Banco Central brasileiro, gerou uma perda, até abril, de R$ 1,9 bilhão em operações cambiais equivocadas, na verdade tudo que vem de encontro à nossa soberania Latino Americana, eles não querem, agem na mídia, nos golpistas de plantão, e impõe um discurso que no meu ver não é nada patriótico, até porque o desenvolvimento que eles gostam é do lucro, lucro esse a todo custo, e as pessoas, bem as pessoas, que se danem ! São amantes eternos do ” Consenso de Washington ” !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: