O governo do presidente Evo Morales teve avaliação “bom” e “ótimo” de 51% dos bolivianos, contra 24% de “ruim” e “péssimo”, conforme pesquisa divulgada nesta semana pelo instiututo Variables y Tendencias. Em uma escala de notas de um a sete, 68% deram mais de 3,6 a Evo, enquanto o vice-presidente Álvaro García Linera foi aprovado por 63%. Em todas as 18 cidades pesquisadas o presidente obteve nota média acima de 3,5%, inclusive na “Meia Lua”, os departamentos do oriente boliviano onde se concentra a oposição.
Segundo a pesquisa, a medida mais popular do governo de esquerda iniciado no ano passado foi a nacionalização do petróleo e gás, destacada por 57% dos entrevistados. Em segundo lugar vem a bolsa escolar “Juancito Pinto”, com 16%, e em terceiro a ajuda aos pobres, comn 9%.
A popularidade de Evo varia conforme a renda e escolaridade, concentrando-se nos setores mais pobres. Na faixa de menor escolaridade a aprovação ao presidente chega a 71%, contra 32% na faixa de nível universitário. Nas zonas camponesas a pesquisa também foi mais favorável ao governo. “Os extratos sociais pobres dão um maior respaldo ao presidente e uma nota mais alta à gestão do governo, acima de cinco pntos em uma escala de um a sete, em relação aos extratos econômicos e níveis educacionais elevados”, comentou Oscar Calasich, diretor geral do instituto de pesquisa.
A sondagem foi realizada em julho e consultou 2.500 bolivianos. Incluiu as cidades de La Paz, Cochabamba, Santa Cruz e Sucre, assim como áreas ruirais e urbanas de Caranavi, Patacamaya, Achacachi, Quillacollo, Sacaba, Punata, Villa Tunari, Montero, La Guardia, San Julián, Yapacaní, Camiri e Yamparáez.
Com informações da http://www.bolpress.com/
Site do PC do B
Rizzolo: Ah ! mas os que se alçam como liberais e democratas não gostam desse tipo de democracia em que o povo apoia o presidente de forma maciça, eles não gostam de presidente com a cara de povo. Eles gostam é do ” Cansei ” que por sinal nem o reacionário do Jô Soares está apóiando, e olha que pro Jô não apoiar é porque já sabe de antemão que é “fria “, como diz a canção ” triste é viver na solidão ….” isolamento total. E o pior , olha a música exibida no programa do Jô satirizando o ” Cansei .
“Cansei, cansei,
A passeata não tem fim.
Eu me arrumei no meu jardim
Tomei um calmante, um excitante e um licor de jasmim.
Cantei, cantei,
Às oito e meia da manhã.
Meu tênis Prada eu calcei
E depois andei, desfilei, desfilei, caminhei…
Sentei, sentei,
Pra descansar de andar assim.
E num momento eu entendi
Que eu não percebi
Por que eu estava aqui.
Não me toquei que eu não devia mais gritar
Que o certo era eu esperar
A hora de votar, de votar, de votar…
Chorei, chorei,
Até ficar com dó de mim…
Fonte Blog Entrelinhas
Deixe um comentário