Excesso de trabalho sujo na Casa Branca força Karl Rove a renunciar

Excesso de trabalho sujo na Casa Branca força Karl Rove a renunciar

Karl Rove, o principal assessor – e operador para ações não-convencionais e à margem da lei – de George W. Bush, apresentou sua demissão na segunda-feira, 13, em coletiva na Casa Branca. Ao lado de Bush, Rove disse que deixará o cargo no final de agosto para “dedicar mais tempo à família” e que sentirá “muitas saudades do trabalho”.

Amigos há 14 anos, Karl Rove permite-se ser chamado por Bush de “flor do lixo” nas ocasiões em que o presidente pretende elogiá-lo. Na verdade, nos últimos 6 anos e meio em que tem prestado serviços na Casa Branca, o excesso de trabalhos sujos de Rove acabaram por criar dificuldades para ambos.

Os problemas tornaram-se mais graves a partir de abril do ano passado, quando o envolvimento de Rove no escândalo que ficou conhecido como “Plame-gate” – a delação, a partir da Casa Branca, da identidade de uma agente da CIA – tornou insustentável para Bush mantê-lo nos cargos que ocupava: coordenador do conselho de Política Doméstica, do conselho de Economia Nacional e de Segurança Nacional. Na ocasião, Bush afastou-o, mesmo sem demití-lo formalmente, da função de articulador político e o manteve à sombra, como marqueteiro. Na mesma data, Bush foi forçado a demitir o seu porta-mentiras, Scott McClellan, que expusera-se em damasia na operação de encobrimento de Rove durante a armação do “Plamegate”. McClellan tinha sustentado que Rove não tinha nada a ver com o vazamento da identidade Valerie Plame e logo em seguida ficou comprovado que a “flor do lixo” tinha sido a “fonte” de pelo menos dois “jornalistas” que se dispuseram a atuar como informantes de Bush. Plame, esposa do embaixador Joseph Wilson, foi delatada porque seu marido, que havia viajado ao Níger para investigar para a CIA se Sadam havia comprado urânio para fazer bombas nucleares – pretexto usado por Bush para invadir o Iraque, não confirmou a mentira. Uma semana depois que Wilson publicou um artigo expondo a farsa, o nome de Plame foi posto nos principais jornais dos EUA.

PROCURADORES

Mas os problemas da dupla Bush-Rove não pararam com este escândalo. Mesmo atuando ao abrigo dos refletores, a natureza das atividades do marqueteiro não lhe permitiriam vida mansa. Ainda no mês passado, o Senado expediu uma convocação para que Rove prestasse depoimento na investigação em tramitação sobre o escândalo da demissão de oito procuradores federais, tramado por ele para permitir fraude eleitoral. Para evitar sair mais queimado com possíveis declarações do assessor, Bush teve que assumir o desgaste de usar as prerrogativas do Executivo – que nos EUA têm dotado o presidente de poderes que fariam qualquer monarca ficar roxo de inveja – e impedir seu depoimento.

S. SILVA

Hora do Povo

Rizzolo: Esse camarada Karl Rove tem mais é que ” se dedicar à família ” porque de sujeira que prestou juntamente com Bush tornou insustentável a posição de assessor; o sujeito até demitia procurador federal que não se alinhasse nas suas ” safadezas”. Olha, é uma democracia exemplar, viu ! É um país com uma ética inigualável, para se ter uma idéia a Associação dos Clérigos Muçulmanos do Iraque (AMSI, sigla em inglês), denunciou que a ocupação ianque mantém encarcerados 67 mil cidadãos iraquianos no país. Sob custódia direta das tropas americanas são mantidos 36 mil iraquianos. e sob o governo fantoche, são mantidos presos outros 31 mil nas cadeias criadas pela ocupação, totalizando 67.000 iraquianos detidos sob a democracia instaurada por Bush. A AMSI declarou que as informações foram extraídas de uma organização de advogados iraquianos denominada “Fazendo Cumprir a Lei”; e tem gente que é admirador da política Bush, e lutam na América Latina defendendo posições tipicas do republicano, uma deles todos conhecemos, desestabilizar governos de cunho social, através da mídia e de campanhas onde Hugo Chavez, Evo Morales, Lula, Rafaek Correa, e outros são o prato preferido, sem contar com aqueles que embarcam em ” campanha geladas” verdadeiras frias, onde acabam falando sozinho e sendo motivo de chacota como o famoso ” Cansei “, que uma piada, né.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: