Bancos brasileiros são mais rentáveis que os dos EUA

Itaú, Bradesco, Unibanco e Banco do Brasil são mais rentáveis que os maiores bancos dos Estados Unidos. Em um cálculo realizado pela consultoria Economática, esses quatro bancos ocupam os primeiros lugares em um ranking de rentabilidade que compara bancos dos EUA e do Brasil.

O cálculo, realizado pelo economista Einar Rivero, mostra que a rentabilidade desses quatro bancos brasileiros no primeiro semestre de 2007 é quase o dobro dos norte-americanos no mesmo período. Enquanto os brasileiros tiveram, entre janeiro e junho, uma rentabilidade mediana de 14,55%, os americanos ficaram com 7,36%.

“O ranking mostra onde esses bancos brasileiros estariam se estivessem no mercado americano”, diz Rivero. “Comparamos bancos do mesmo porte. Bancos menores têm, às vezes, rentabilidade maior, mas não podem ser comparadas à rentabilidade dos bancos grandes. São estruturas diferentes”, explica.

Einar Rivero adverte que não se pode confundir rentabilidade com lucro. Para calcular o lucro, seria preciso saber quais os gastos totais de cada um dos bancos, o que não foi feito.

A Economática faz, também, esporadicamente, comparações entre outros países, mas Rivero diz não ser possível dizer com segurança se os bancos brasileiros têm rentabilidade muito superior em relação ao mercado latino-americano.

“De 2003 para cá os bancos brasileiros têm tido melhor rentabilidade. Tenho como referência os EUA, embora se for olhar os bancos venezuelanos, a rentabilidade lá é ainda superior à dos nossos bancos”, afirma.

Veja, abaixo, a tabela de rentabilidade feita pela Economática:

tabela_banc.jpg

Site do PC do B

Rizzolo: E com esses resultados os bancos ainda são refratários nas reivindicações dos bancários, os bancos com os resultados acima descritos, tem um dever moral de atender os anseios dos trabalhadores, ou será que o lucro, os resultados, não fazem os donos do capital pelo menos ” disfarsarem ” e atenderem as reivindicações. Com todos esses lucros ainda estão contra a classe trabalhadora ? Vergonha hein ! Agora está na hora de para de utilizar o Código Civil para coibir questões trabalhistas, o dispositivo obtido pelos bancos é o interdito proibitório, um mecanismo do Código Civil sem nenhuma relação com a Justiça do Trabalho. O mecanismo é usado para a retomada de áreas invadidas; acho que falta é bom senso a fome de lucro não tem limite. Agora. esses resultados expressam o cassino Brasil, onde a aplicação financeira é mais interessante do que aplicação na produção. Uma vergonha num país pobre onde grande parte da população vive na miséria, e necessita gerar 4 milhões de empregos por ano. E ainda são a favor da emenda 3 ! Está pensando o que ? Acha que eles estão satisfeitos com os lucros e que vão ficar bonzinhos ? Hum ! Tá bom…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: