UJS quebra eletrodomésticos em protesto contra Philips no Piauí

Representantes de entidades estudantis e movimentos populares de Teresina realizaram, por volta das 13 horas de hoje (17), um protesto na Praça da Liberdade, no Centro, contra as declarações do presidente da empresa Philips, Paulo Zottolo, publicadas no jornal de circulação nacional Valor Econômico, sobre o Piauí. Afirmando que o ”se o Piauí deixar de existir, niguém ficará chateado”.

Durante o protesto, os estudantes quebraram um televisor e um receptor de sinal de antena parabólica da marca, enquanto cantavam o hino do Piauí. Os presentes ao protesto reivindicaram ao presidente da Philips, Paulo Zottolo, que venha conhecer as belezas naturais e o povo hospitaleiro que mora no Estado.

O presidente do grupo de representantes do bairro Saci, Guido Oliveira, afirmou que está indignado como cidadão piauiense, por ser parnaibano e teresinense de coração. “Me sinto triste com as declarações. O diretor foi infeliz ao falar mal do Estado. Ele deve se retratar fazendo uma visita ao Piauí para conhecer a cultura e principalmente o povo piauiense, que é carinhoso, educado e hospitaleiro”, afirmou Guido.

Para José Eduardo Alemão, presidente da União da Juventude Socialista no Piauí, o empresário é “O Tolo”, fazendo alusão ao sobrenome do diretor da Philips, Zottolo, de fazer um comentário desses sem conhecer as riquezas naturais e a cultura do Piauí. Ele disse ainda que a elite paulista ainda continua com preconceito contra nordestinos. “Se ele faz parte do Movimento ‘Cansei’, a juventude piauiense [Filhas do Sol do Equador] também cansou dessas declarações e a partir de agora vai está boicotando os produtos da Philips”, destacou.

Outra liderança comunitária, da associação dos moradores do bairro Santa Luzia, Valdinar Sousa, também se manifestou contras as declarações de Paulo Zottolo. “Ele deve vir conhecer o nosso Estado que tem vários tipos de lazer, para mostrarmos nossa cultura, porque se ele realmente conhecesse um único piauiense, não teria esse ponto de vista”.

O estudante de 17 anos, Artur França, disse que não é só o Piauí que não possui uma educação ideal, oportunidade de emprego, todo o Nordeste e muitos outros Estados do país também não têm oportunidades. Artur disse também que “ele deveria ter pensado mais antes de falar essa ‘besteira’, porque nossa literatura é muito rica, nossa cultura, nossas praias e todos os pontos turísticos”.

Veja Nota da UJS na íntegra:

PRESIDENTE DA PHILIPS DEBOCHA DO PIAUÍ

Numa demonstração clara de preconceito que a elite paulistana tem contra os nordestinos e o povo brasileiro, o presidente da PHILIPS no Brasil, Paulo Zottolo, fez um comentário cheio de deboche sobre o Piauí. Expondo bem, qual o verdadeiro sentimento dos riquinhos que fazem parte do movimento criado pelas dondocas paulistanas do “cansei “ , aquele que quer dar um golpe na democracia e tirar o primeiro presidente operário do poder e que tem ódio do povo pobre.

Paulo Zottolo, é apoiador das idéias neoliberais, aquelas da era FHC no Brasil, é representante dos interesses direto da industria holandesa no Brasil e tá pouco se lixando com os comentários que faz a respeito do nosso país ou do Piauí. Para Zottolo, que já cansou de tanto ganhar dinheiro do povo piauiense, agora tanto faz se o Piauí existe ou vai deixar de existir, como ele mesmo disse. Acontece que para nós, que somos filhos e amamos essa terra, sentimos indignação quando alguém debocha do nosso Estado, no mínimo respeito de quem vive do dinheiro das vendas que realiza no Piauí e em outros estados nordestinos.

O que Paulo Zottolo deveria saber, é que o povo já abusou essa elite que odeia os pobres e os nordestinos, prova disso foram as derrotas eleitorais sofridas pelo movimento cansei, das dondocas paulistanas nas eleições de 2002 e 2006 para presidente. Conclamamos os piauienses a boicotarem multinacional holandesa PHILIPS e seus dirigentes no Brasil.

Contra o preconceito aos nordestinos !
Em defesa do Piauí !
Não aos produtos da PHILIPS !

Texto e fotos reproduzidos do Portal Cidade Verde.Com

Rizzolo: O atrevimento desse camarada Zottolo, que representa uma empresa transnacional, e que a utiliza como ” marca ” ” logotipo Philips, para emprestar confiabilidade a um movimento golpista, movimento esse que nem o Bispo aceitou que fosse o ato realizado na Igreja, é de certa forma espantoso. Ao se referir , é claro, com o logotipo da Philips, que o Piauí é um Estado de incompetentes, agride não só os governantes como a população do nordeste, e como se não bastasse desafia o governo Federal dizendo que não tem medo de nada ! Não há dúvida que no bojo da declaração existe um preconceito que na realidade embasa esse movimento; podemos inferir que no fundo a questão do presidente da república ser um nordestino traz à tona toda problemática preconceituosa que exala nos meios da elite paulistana ou como tecnicamente Lembo a classifica na ” elite branca paulista”.

O camarada Zottolo, não consegue se conter, como presidente de uma multinacional, que está por mera liberalidade no país, por enquanto, é claro, porque como já disse e afirmo novamente, se dependesse de pessoas como eu , liquidaria com essa farra e sangria que essas transnacionais, fazem no páis, de uma forma que reiteradamente costumo comentar aqui no Blog. Não é possível que o povo brasileiro, o empresariado brasileiro, os cientistas das Universidades, a população, possam se submeter à ditadura dessas empresas, que estão aqui ” mamando no nosso mercado de 190.000.000 de pessoas “, e ainda se dispõe a patrocinar movimentos golpistas; não venham me dizer que a matriz não sabia das manobras e conspirações do camarada Zottolo, isso ninguém vai me convencer. E observem que a elite , com apoio dos marqueteiros usam sigla como OAB, Phillips, e Associações para emprestar confiabilidade no movimento, um absurdo.

Acho que esse fato é uma boa hora para revermos essas remessas de lucros dessas multinacionais, e utilizar de forma adequada, nas restrições , receitas para o desenvolvimento da nossa indústria nacional, prestigiando o pobre empresário brasileiro, que como já disse é um tímido na sua própria casa. Pra finaliza e deixar o Zottolo fazer uma reflexão sobre o que é ser patriota proponho a seguinte receitinha: A receitinha é a seguinte: ” A remessa anual de lucros não pode exceder a 10% dos investimentos líquidos registrados, com exclusão, portanto, para cálculo do percentual, do capital adicionado e originário dos lucros obtidos no Brasil. A remessa que ultrapassar essa percentagem seria considerada repatriação de capital, num máximo permito de 20% anuais. Lucros acima desse limite serão considerados capital suplementar e não poderiam ser remetidos, devendo ser reinvestidos no Brasil.

Só para se ter um idéia, em maio, o Banco Central registrou a entrada de US$ 501 milhões referentes ao chamado investimento direto estrangeiro, ao mesmo tempo em que as transnacionais instaladas no país enviaram US$ 2,632 bilhões para suas matrizes no exterior a título de lucros e dividendos. Esses dados são relativos à questão da produção, não englobando os capitais meramente especulativos, atraídos pelos juros altos.

O fato de as remessas de lucros terem superado em mais de cinco vezes a entrada dos festejados “investimentos” diretos demonstra, mais uma vez, que a brutal desnacionalização a que foi submetida a economia brasileira tem proporcionado a transferência de fabulosos recursos para o exterior.

Com a palavra os empresários nacionais e patriotas, e só pra finalizar os senadores do Piauí reagiram duramente às declarações de Zottolo. No plenário do Senado, Mão Santa (PMDB) disparou: “É um tolo, um arrogante tolo, porque tem uns dólares da Philips, ignorante da nossa história. Ó tolo, ó ignorante, imbecil mesmo. Nunca vi. É tolo. O nome dele é tolo”. E acrescentou: “Hoje é o aniversário, ó tolo, ó ignorante, ó imbecil, de Teresina. Teresina, tolo, ignorante, imbecil da Philips. Você está cansado? Nós não nos cansamos, não. Nós somos da luta”.”

Publicado em Política. 3 Comments »

3 Respostas to “UJS quebra eletrodomésticos em protesto contra Philips no Piauí”

  1. Paulo Matos Says:

    Fico indignado com a atuação de um presidente de uma grande empresa como a phillips.
    Imagino que esta empresa deva ter nordestinos em seu quadro de funcionários e colaboradores.
    Na verdade esse movimento não passa de uma classe pequena que anda insatisfeita com as obras realizadas pelo presidente Lula em favor dos mais necessitados.
    Vim de familia de nordestino, conheço amigos nordestinos inclusive o suplente de Vereador aqui na capital de São Paulo que é o Alfredinho, um homem honesto, trabalhador, humildes e que tem uma bela familia.
    Vamos nos manifestar contra esses e essas pessoas que querem nos humilhar, faremos um ato na próxima segunda feira na camara municipal
    de São Paulo.

    Abraços

    Paulo Matos

  2. Benedito Says:

    Eu sou maranhense amo o maranhão,mas se quer me vê zangado fale mal do piauí. Sou visinho do piauí, trabalho no piauí e gosto demais dos piauienses.Esse cara é mesmo um tolo, idiota, se eu fosse um grande empresário no piauí faria o mesmo que o grupo claudino fez.

  3. Lidiane Rocha Says:

    O escritor Emil zatopec diz q só quem não estudou não muda de opnião, eu concordo plenamente com ele e digo que só quem não conheceu o Piaui não muda de opnião.
    O empresário Paulo Sotollo foi infeliz no seu comentário mesquinho que fez sobre o Piaui.
    Aqui vai o meu recado para você PAULO e pra TODAS as pessoas que tem o seu mesmo pensamento.
    Conheçam as belezas do Piaui, visitem o Parque Nacional Serra da Capivara, um lugar lindo que atrai turistas de todo o mundo, com pinturas rupestres, uma área enorme de belezas naturais, animais em extinção enfim conheçam de perto o povo hospitaleiro de São Raimundo Nonato, conheça o melhor carnaval e a melhor festa junina que está nesta cidade. Aproveitem e dê uma passadinha no Parque Nacional da Serra das Confusões em Caracol, que tem lugares deslumbrantes para curtir, conheça o Delta do Parnaíba, o Parque nacional das Sete Cidades, As fontes jorrantes de Cristino Castro, Conheçam o Artezanato Piauiense, as danças tipicas, experimente o melhor mel do Brazil,e mais sabe onde está a melhor educação do País? segundo a edição de numero 1997 da revista veja na data 28/02/2007, Fica no Piauí a melhor escola de ensino médio do Brasil, de acordo com o recém-divulgado resultado do Enem – exame aplicado a 2,7 milhões de estudantes pelo Ministério da Educação (MEC)…
    Enfim sou Piauiense tenho ORGULHO de minha terra querida, e sintam-se todos convidados a conhecer o querido estado do Piuai.

    Lidiane Rocha.
    São Braz do PIAUI
    Estudante de Administração de Pequenas e Médias Empresas
    Em 15/09/2007


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: