Governo tucano de SP dá as costas para meninos com câncer

hope1.jpg

A empresária Claudia Bonfiglioli, presidente da Casa Hope,(VIDEO) de apoio a crianças com câncer em São Paulo, declara estar indignada com a ameaça de fechamento de um dos seus três núcleos, de atendimento a transplantados de medula óssea, pois o governo estadual informou que ”não tem disponibilidade” para ajudar a iniciativa filantrópica. A alegação foi que os serviços da Casa Hope “estão além da qualidade que os transplantados necessitam”.

A Casa Hope solicitou ao governo do Estado ajuda para que o núcleo continuasse em funcionamento. De forma simplista, foi informada através do Departamento de Transplantados do Hospital das Clínicas (HC) que a única alternativa é a “captação de recursos via iniciativa privada através do Fumcad” (Fundo Municipal dos direitos da criança e do adolescente), mais especificamente nos laboratórios privados “pois estes sim têm dinheiro e o Estado no momento não tem esta disponibilidade”… A negativa exime o governo paulista de qualquer responsabilidade, alegando ainda que os serviços prestados pela Casa Hope “estão além da qualidade que os transplantados necessitam”.

”A grande indignação da presidente é que o trabalho da Casa Hope é reconhecido como referência na qualidade do atendimento prestado aos seus pacientes e acompanhantes e de forma nenhuma poderá aceitar como sugestão abaixar a qualidade dos serviços prestados para reduzir custos como foi sugerido pelo departamento de transplantes do HC”, informa a assessoria de imprensa da entidade sem fins lucrativos.

A Casa Hope, sem esta contribuição do Estado, periga fechar este núcleo (que funciona há 10 anos) por falta de recursos. Com isso comprometerá o tratamento de 40 pessoas (adultos e crianças carentes), oriundas de todo o país, que a Hope abriga em São Paulo para que continuem seu tratamento após a alta hospitalar.

Site do PC do B

Rizzolo:É impressionante como os defensores do “Estado mínimo” não se preocupam nem com o bem estar das crianças e adultos com câncer, pessoas doentes, vítimas da pobreza, da miséria vindas de todo o Brasil e da América Latina encaminhadas pelo Hospital das Clinicas o maior Hospital da América Latina. Na realidade este serviço deveria “a priori” ser obrigação do Estado, contudo os defensores do neoliberalismo viram as costas para a instituição principalmente para o núcleo dos transplantados, local este único onde vivem, se alimentam, se recuperam, transplantados de fígado, rim , médula óssea, tudo patrocinado por pessoas e empresas privadas e nada, absolutamente nada vindo de recurso público, apesar da carga tributária brasileira.

Não podemos conceber um Estado que manda uma instituição de crianças com câncer “ captar recurso por aí “ via Fumcad ( renúncia fiscal), como se uma instituição desse tipo, fosse um “ projeto de cinema” “, um ” curta metragem “, ou ” uma peça de teatro “, e mais, se não conseguir ainda rotulam os dirigentes das instituições como incompetentes, porque na visão neoliberal aquele que faz benemerência ou se solidariza com os necessitados ” tem que ser bom de captação, como se o Estado nada tivesse a ver com isso, “, é a lógica do mercado, é o capitalismo na sua essência mais selvagem, jogando na cara aquilo que seria em qualquer país civilizado uma pura obrigação do Estado, principalmente em se tratando de pessoas pobres, vindas de toda parte do Brasil, principalmente do nordeste.

A Casa Hope, hoje, apesar das dificuldades, está construindo através da iniciativa privada uma sede nova que abrigará mais do que o dobro de crianças com cancer que atende atualmente”, graças a perseverança de sua Presidente Claudia Bonfiglioli, que pede a todos que se solidarizem com a sua luta. Uma vergonha para o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital, e principalmente para os Tucanos os amantes de Adam Smith.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: