Chávez acusa: governo americano controla ‘New York Times’

Na opinião do presidente venezuelano Hugo Chávez, o jornal The New York Times está sob controle da Casa Branca. O político não gostou nada das críticas feitas pelo diário na quinta-feira (23/08) à reforma constitucional promovida pelo seu governo.

O NYT “não é mais que um dos braços midiáticos do governo do (presidente dos Estados Unidos, George W.) Bush”, alfinetou William Lara, ministro da Informação da Venezuela, sobre as críticas à iniciativa de Chávez.

Para o NYTimes, a reforma constitucional – que contempla a reeleição por tempo indefinido do líder venezuelano – é mais um passo para elevar o controle do governo de Chávez sobre a política e a economia do país. “É uma democracia participativa na qual só Chávez e seus amigos participam”, reforçou o editorial do jornal.

A resposta da Venezuela veio por meio de um comunicado do ministro Lara: “constantes ataques evidenciam que o Departamento de Estado americano está movimentando suas fichas para atentar contra a democracia venezuelana”. Ele também afirmou que o New York Times “ostenta o poder de profecia atribuído a Nostradamus, mas realmente não chega sequer a uma adivinha de circo”.

O jornal “justifica os desmandos do Departamento de Estado em países como o Iraque e, por outro lado, empreende ataques contra governos democráticos que, segundo pensam eles, atentam contra seus interesses hegemônicos”.

Site do PC do B

Rizzolo: É claro que os NYT como braço e tentáculo dos interesses da Casa Branca, ou seja, da direita republicana americana não gosta de ver democracia da qual o povo participa, o que os EUA querem e já disse isso várias vezes, é uma democracia “relativa” nos moldes do Consenso de Washington, querem sim, uma democracia onde quem determina o que dever feito, é a mídia manipulada, é o Congresso americano que representa as 300 maiores empresas multinacionais, agora o povo, bem o povo, deve ser manipulado, e convencido pelos meios de comunicação. Chavez propõe a essência da democracia participativa, o Poder Popular fazendo com que o Estado se submeta às determinações do Povo, através de plebiscito, referendo e consulta popular. Ah! mas isso eles não querem, eles querem que o povo fique de fora e que os “eleitos” com dólares das transnacionais decidam tudo. O NYT não gosta de opinião popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: