AGU revê parecer liberando venda de terras a estrangeiros sem limite de área, diz Toffoli

Brasília – A Advocacia-Geral da União (AGU) está preocupada com a compra de terras por estrangeiros na Região Norte do país, principalmente na Amazônia.

A informação é o ministro da AGU, José Antônio Dias Toffoli, que participou hoje (20) de entrevista coletiva a emissoras de rádio parceiras da Radiobrás.

Ele informou que a AGU está revendo um parecer emitido há dez anos pelo próprio órgão, que libera a venda de terras sem limite de área a estrangeiros.

Segundo ele, naquela época, a AGU entendeu que a Constituição de 1988 não manteve uma lei da década de 70 que limitava a venda de terras a estrangeiros.

“Essa questão é uma análise que ainda estamos fazendo. Estamos verificando se realmente esse parecer está correto ou não. Ainda não chegamos a uma conclusão”, ponderou.

De acordo com o ministro, são preocupantes as informações da imprensa de que estrangeiros compram terras da Amazônia e vendem o terreno pela internet com a proposta de preservação da região.
“Há uma preocupação com a aquisição de terras por estrangeiros. Há uma preocupação constante com a grilagem de terras, que aí não envolve só estrangeiros”, acrescentou Toffoli.

Agencia Brasil

Rizzolo:Observem que existe uma verdadeira invasão de investimentos especulativos em terras brasileiras, já existe até uma cumplicidade entre os proprietários de terra no caso do Etanol com os investidores internacionais em Usinas, precisamos regulamentar essa questão, é interessante, quando era para criar “agências reguladoras” como as que foram criadas na época do FHC a elite correu e emprestou seu apoio incondicional, agora quando há necessidade patriótica de analisarmos de perto essa questão que já de há muito tempo sabida, fica-se no aguardo. Está mais que na cara que o internacionalismo se faz através de empresas brasileiras “laranjas”, isso é tão óbvio quanto o contraventor de jogo do bicho que tem sua banca na padaria, houve até um caso de um sueco que comprou 160 mil hectares da floresta amazônica, o negócio é tão bom que o papa quando esteve aqui pediu a Lula que acolhesse os “missionários” que de missionários nada tem, estão a mando de grupos internacionais ” bisbilhotando ” a Amazônia. Agora, a AGU precisa chegar a um posicionamento o mais breve possível, isso é uma questão crucial, de soberania nacional. Vamos mandar esse pessoal embora, gente, vamos acordar! Será que eu sou o único que insisto nisso? Cadê os patriotas ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: