Ortega denuncia na ONU a tirania dos EUA travestida de modelo de democracia

p7b.jpg

“O que se apresenta hoje como a democracia mais exemplar no mundo, é realmente a ditadura mais gigantesca e mais impressionante que já existiu ao largo da história da Humanidade”, afirmou o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, durante o seu discurso na Assembléia Geral da ONU, referindo-se aos EUA.

Ortega destacou que, “o mundo se encontra sob a tirania do capitalismo global, e a atual ordem econômica internacional é ditada por uma minoria de ditadores que impõe os seus interesses”. “Esta Assembléia Geral não é mais do que o reflexo dessa realidade no mundo”, acrescentou o líder sandinista, enfatizando que 18 anos depois de sua última apresentação na ONU, “o panorama segue sendo o mesmo”.

Ortega acrescentou que em 1988 “como agora, se falava na ONU do problema palestino, do status colonial de Porto Rico, da base militar norte-americana no território cubano de Guantánamo e da corrida armamentista”.

“Então, posso concluir que o inimigo segue sendo o mesmo depois de 18 anos. Esse inimigo se chama capitalismo global imperialista, e só os povos vão mudar isso”, concluiu Ortega.
Hora do Povo

Rizzolo:Bom, o que o camarada Ortega está falando não é nenhuma novidade, a questão é a seguinte, como a América Latina poderá sobreviver se não houver integração entre seus membros. Quanto aos EUA, enquanto a dinâmica republicana continuar no poder, via fraude, não vejo como “suavizar” os efeitos do imperialismo. Como diz Noam Chomsky, quem governa os EUA são as 300 maiores empresas do mundo, e conseqüentemente impõe sua política neoliberal através da mídia controlada, da desestabilização dos governos, e da perpetuação da miséria que assola os países do Terceiro mundo.

Publicado em Política. Tags: , , . Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: