FHC agora lembra do ”povo” e destila preconceito contra Lula

O presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, desfiou um rosário de preconceitos e ódio revanchista ao discursar durante o 3º Congresso Nacional do PSDB, nesta sexta-feira, em Brasília. FHC defendeu a aproximação do partido com o povo, visando ganhar as eleições presidenciais de 2010, e, indiretamente, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despreza a educação. O Planalto reagiu e acusou FHC de não agir como se espera de um ex-presidente. O jornalista Paulo Henrique Amorim bateu duro e viu racismo e preconceito social na fala de FHC.

Na opinião de FHC, ”a nova força” política do país organizada pelos tucanos só vai sair vencedora nas urnas se ”além da unidade for capaz de falar com o povo brasileiro”. FHC reconheceu, também, que o PSDB terá que fechar um discurso único para convencer os eleitores a migrarem para o partido.

Para agradar a platéia de miltantes tucanos anti-Lula, FHC baixou o nível e passou a destilar preconceito de classe e chegou a ofender pessoalmente o presidente Lula.

Segundo Fernando Henrique, o atual governo estigmatiza os tucanos como elite, mas formou uma ‘elitizinha própria’ que não se importa com a educação, inclusive com a própria. ”Uma elitizinha apressada se abotoou no poder, que fica todo tempo lançando estigmas. Eu sou um democrata e acredito no povo. Somos gente que estuda e trabalha, trabalha e estuda, que não se adere a praticas podres. É preciso ter coração e consciência. (…) Faremos o impossível para que os brasileiros falem a nossa língua e falem bem e não sejam liderados por alguém que despreza a educação, a começar pela”, afirmou FHC, numa clara referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, assim como a esmagadora maioria dos brasileiros, não possui diploma universitário.

Planalto não gostou do tom

A declaração de FHC irritou integrantes do Planalto. O novo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, foi escolhido porta-voz do governo para falar sobre o assunto. ”Conhecendo a biografia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não acho essa uma declaração parecida com sua história nem que engrandece os brasileiros que o admiram”, afirmou Múcio, que assumiu ontem o ministério.

Múcio repetiu uma antiga declaração de Lula e afirmou que FHC não sabe se comportar como ex-presidente. ”Gosto muito do modelo americano: o ex-presidente não critica quem está na gestão. Acho [isso] elegante e ajuda o país.”

No final de setembro, Lula deu uma declaração parecida sobre FHC para a Record News. Na ocasião, Lula afirmou que perguntou ao ex-presidente norte-americano Bill Clinton sobre a relação dos democratas com a ação de George W.Bush no Iraque. ”Ele me disse que nos EUA os ex-presidentes não dão palpite em tomadas de posições de atuais presidentes. FHC não soube se comportar. Deu palpite o tempo inteiro”, disse ele na época.

Paulo Henrique Amorim: FHC é racista

O jornalista Paulo Henrique Amorim, que nunca escondeu sua antipatia pelo tucanato, não deixou barato as declarações de FHC. Segundo Amorim, ”Fernando Henrique Cardoso é racista e tem preconceito social…”.

Veja abaixo a íntegra do comentário do jornalista, publicado no site Conversa Afiada:

O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso chamou o Presidente Lula de analfabeto.

. Disse que o Presidente Lula não sabe falar a Língua Portuguesa.

. Como no Brasil, quem é analfabeto é pobre, negro e nordestino…

. E como, no Brasil, quem não sabe usar a Língua Portuguesa é o pobre, o negro e o nordestino, Fernando Henrique Cardoso é racista e tem preconceito social…

. Se ele exprime esses sentimentos, com tanta clareza, porque é um despeitado – como supõe o Ministro Tarso Genro – ou que percebe que vai entrar para a História como uma nota de pé de página do movimento neo-liberal na América Latina, isso pouco importa.

. Como o brigadeiro Eduardo Gomes, FHC é um “marmiteiro”: tem horror de pobre.

. Não importa que essa manifestação racista seja prejudicial aos tucanos nas próximas batalhas eleitorais.

. Na verdade, não é.

. Nas batalhas eleitorais, FHC é um zero à esquerda.

. FHC acaba de fazer o que Raymundo Faoro chamava de “viagem redonda”.

. FHC começou como intelectual marxista, que estudava o negro no Brasil Meridional, para encerrar a vida pública na extrema direita, berço provável de sua carreira.

. O Conversa Afiada encaminhou aos presidentes do PSDB Eduardo Azeredo, Tasso Jereissati e Sérgio Guerra, ao líder no Senado Arthur Virgílio e o líder na Câmara Antônio Carlos Pannunzio, ao ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin e aos candidatos à Presidência da República José Serra e Aécio Neves a seguinte pergunta:

O senhor subscreve a declaração de Fernando Henrique Cardoso, que chamou o Presidente Lula de analfabeto?

Em tempo: o racismo de FHC pode ter uma explicação. É tirar o foco da denúncia contra o mensalão tucano. É mais ou menos como arrancar o dedão do pé para se livrar de um espinho.

Site do PC do B

Rizzolo: Em várias oportunidades, já comentei como é impressionante a capacidade que tem o PSDB em não frear seus impulsos elitistas; quando se percebe que uma ala do PSDB procura cooptar parte da população mais simples, vem o FHC com sua pretensa intelectualidade, mais por vaidade que por ideologia, e coloca tudo a perder. Nem é necessário ao PT e aos partidos de esquerda muito esforço ao combate ideológico e ético, vez que a ideologia tucana é neoliberal atrasada, e no tocante à ética, envergonha a elite , haja vista , a corrupção embrionária tucana em que se servia o PSDB mineiro, sendo a origem e o laboratório de ensaio do eles apelidaram de mensalão. O que me causa espécie é que depois do escândalo do mensalão mineiro ( para não falar Tucano, como a imprensa evita ), das privatizações entreguistas, da pouca popularidade, do constrangimento imposto à elite, FHC ainda destila preconceito contra Lula.

Que sugestão qualquer cidadão brasileiro daria a membros do PSDB, para que o partido se lavasse de tanta contrariedade ? Depois de tudo que estamos vendo , só podemos chegar a uma conclusão, FHC é petista, vez que da forma inconveniente que age, entrega de bandeja o povo brasileiro à Lula, que está fazendo o Brasil crescer. Será que no fundo FHC não quer o terceiro mandato de Lula ? ( risos). Não é dessa forma que o PSDB vai crescer, viu !

Publicado em Política. Tags: , . 5 Comments »

5 Respostas to “FHC agora lembra do ”povo” e destila preconceito contra Lula”

  1. Denilson Frever Says:

    É inacreditável a forma como um sociólogo pode se comportar diante do povo a um extremo ridículo de sua ignorância,onde faz declarações que não codizem com sua formação e as teorias do qual aprendeu e ensinou na faculdade. O ex presidente parece não ter estudado os teóricos da sociologia,onde não se deve despresar o saber popular e enaltece o saber erudito imposto ao nosso país pelos europeus.
    Num país que se formou com a junção de vários povos,tem seu saber próprio que não é pior e nem melhor que os demais.FHC parece não ter estudado um dos maiores teóricos da educação,Paulo Freire,onde ele diz em su livro a Pedagogia do oprimido que devemos respeitar a forma de comunicar do povo,sendo considerado impropria ou não pelas classes dominantes e por isso afirmo: É vergonhoso ter um políco tão ignorante e irrepugnante como Fernando Henrrique Cardoso…Ou quem Sabe Fernando Henrrique Preconceituoso!!1

  2. Guilherme Says:

    FHC – Fernando HenRique Cardoso – Henrique com um R apenas, caro eleitor petista.

  3. manoel miguel Says:

    Vivemos em um Paiz que tudo fica dificil de entender nada fica totalmente claro, passamos por um presidente recente que foi o Sr.FHC, o famoso peivatizador é viavel a privatização em parte sim ppis algumas coisas funcionam mais com tudo estamos no brasil onde a ganancia fala mais auto vamos começar pela febre do alcool de repente ele se tornou inviavel e caro dai veio o GNV tudo muinto bom de repente tudo muda e sempre a população é que fica na estrada e em falar sobre a estrada nós pagamos IPVAcarissimo mais não vou nem para as estradas vou pelas cidades brasileiras que é só buraco se eu falar sobre as rodovias federais e estaduais é de se lastimar e qual foi a melhor resposta que o governo deu privatizr as rodovias e quem vai pagar a população. me lembro bem quando o Sr. fernand collor foi destituido do poder a população toda foi para as ruas demostrar democreticamente sua indiguinação é ora destes organmizadores lembrar que vamos pagar um imposto a mais e deveriam tambem democraticamente ir para as ruas para pedir que o IPVA diminua uma vez que parte deste brutal imposto foi designado para a conservaçao das estradas mais quem vai para o nordeste sabe o que enfrenta quem vai para belem tambem mais é pouco estes exemplos que relato se andar dentro de cidades brasileiras a coisa está mais feia que nas estradas e para piorar existem pedagios que se paga na ida e na volta se for andar na linha amarela no rio de janeiro pagará ida e volta se for andar na via lagos tambem no rio se paga ida e volta e nos finais de semana é acima de dez reaise se for do rio até brasilia se não me falha a memoria é dois ou trez pedagio para pouco menos de dois mil KM mais agora ficou dificil até a viagem de avião a pista léa em cima está eburacada.

    o Brasil é comparado com um vendedor de passaros e tyenho certeza que ele era brasileiro

    este vendedor de passarinho tinha dois passaros
    o primeiro cantava igual a um condnado
    o segundo nada fazia a não ser comer e dormir
    certo dia este cidadão foi vender estes pássaros e quando colocou na parede o que cantava fez o seu papel contou igual a um condenado enquanto o segundo nada fez a não ser comer e dormir, o comprador se aproximou do do dono dos passaros e indagou quanto custa este passaro que tanto canta e tevo como resposta 200 reais
    passando para o proximo perguntou e este que não está cantando o dono imediatamente brasileiro da silva respondeu 500 reais assustado o comprador perguntou porque o que não canta é mais caro e a resposta foi imediata
    (ELE É O COMPOSITOR)
    ESTE É O NOSSO BRASIL

    BOA NOITE

  4. Maryah Cydah Abrantes Martiniano Ferreira Says:

    Educação vem de berço, e o ex-presidente FHC quando discrimina o presidente Lula agride o povo brasileiro. O senhor jamais poderia criticar o metalúrgico que conquistou mais de 80% da nação brasileira. O seu diploma de sociólogo não ajudou o povo brasileiro. Tem mais valor o certificado de Torneiro Mecânico do SENAI que o senhor Luis Inácio Lula da Silva conquistou com sacrifício. O senhor não sabe o que e trabalho pesado. O senhor , não gosta do povo, não gosta de negros, pobres e nordestinos. FHC o senhor tem cara de FMI. O senhor e invejoso. Sabe que o presidente Lula esta fazendo o que o senhor não fez. Eu vi o Collor aplaudindo o presidente Lula e quero ver o senhor fazer o mesmo. O povo jamais esquecera o presidente Lula e o senhor para aparecer precisa criticá-lo. O povo não lembra e nem sente saudades do seu governo.

  5. aguiar Says:

    Muita gente neste pais não percebeu que os últimos oito anos foram de mudanças na vida econômica de deste pais , o governo Lula trouxe avanços e desenvolvimento principalmente na assistência social deste pais, com programas e politicas de governo que melhoram a vida de muitos brasileiros , isto notório , mais a verdade tem que ser dita ,não houve pregresso no modo de fazer politica , primeiro que o povo brasileiro e apolítico , a maioria não faz politica partidária , só olha para um politico na hora da eleição , e muitos políticos aproveitam-se desta fraqueza do povo , para se elegerei com falsas promessas e ate com compra de votos, mais o pior de todos e o politico corporativista , que não tem comprometimento nenhum com a sociedade e sim com a qualidade de vida dos membros do partido, cometem verdadeiros crimes contra a sociedade usando de um poder autocrata , tiram direitos usurpando e delapidando as patrimônio e propriedade publica, em nome de uma melhoria do estado que nunca acontece , um grupo de políticos formados por empresários e intelectuais com muita influencia nos altos escalões do mudo empresarial do pais , o povo brasileiro tem aprender que o seu voto tem ser revertido em benefícios para sociedade, e que obrigação do politico observa a carta magna e não cometer atos de inconstitucionalidades com o povo , tira direitos e crime alguns governantes já lesaram o povo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: