O olhar por cima que seduz a elite

Foi com uma das afirmações como esta, “E nós faremos o possível e o impossível para que saibam falar bem a nossa língua. Queremos brasileiros melhor educados, e não brasileiros liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria “, que FHC demonstrou o potencial de sua vaidade. É inimaginável que um político que foi presidente da república de um partido de direita, já um tanto estigmatizado, demonstre a partir da pessoa dele, seu desprezo por aqueles que não tiveram a oportunidade em ter acesso à cultura, muito em face ao modelo neoliberal implantado por ele mesmo.

De quantas vezes precisaremos afirmar que não há como entender um Brasil deixando de incluir os excluídos de toda sorte, quantas vezes precisaremos fazer as pessoas entenderem, que a América Latina passa por um momento em que as populações que sempre foram marginalizadas economicamente, estão sendo paulatinamente integradas por pontuações políticas visando o acesso a saúde, alimentação, a cultura, ou seja, tudo aquilo que o neoliberalismo de FHC negou.

Acredito que o PSDB num contexto maior, tenta de todas as formas sugerir uma abordagem social mais próxima ao povo , ao popular; mas a vaidade, o diletantismo, o se sentir superior, que tanto impregnado se faz na elite brasileira, por vezes se sobrepõe ao bom senso político necessário, para que o PSDB possa se identificar com as pontuações sociais da nossa realidade, até para se aproximar das bases.

Essa arrogância elitista é a mesma que não reconhece a democracia participativa na Venezuela, é a mesma que não aceita o palpite do pobre, é a mesma que nas reuniões regadas a vinho no Figueira, xingam e desprezam o governo Lula, e que adoram o ” priíncipe FHC”, que comete erros de português sem o álibi operário que Lula possui. ( não é ” melhor educados “, e sim “mais bem educados” ).

Fernando Rizzolo

Publicado em Política. Tags: , . Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: