Quando Papai Noel chora…

Hoje, enquanto a maioria dos lares cristãos do Brasil reúnem seus familiares num almoço já tradicional, vasculhei os jornais para saber e avaliar o que é um Natal no Brasil na era Lula. Com todo o avanço, que sem dúvida houve, em relação à população pobre, uma notícia salta aos olhos de quem de forma desprevenida como eu, no meu Natal solitário, se depara com a triste constatação: Papai Noel chora.

Uma reportagem do jornal francês Le Fígaro, afirma que comida – e não os tradicionais brinquedos – ocupam o topo da lista de desejos das crianças brasileiras neste Natal. O artigo, publicado nesta terça-feira, relata a experiência da chamada Operação Papai Noel, em que os Correios expuseram em suas agências uma parte das dezenas de milhares de cartas enviadas todos os anos por crianças e endereçadas ao ‘bom velhinho’.

“A abertura das cartas revelou uma realidade bem mais triste: a maioria (das crianças) não pede brinquedos ao Papai Noel, mas alimentos. No Estado de Pernambuco, este é o caso de 60% das 11 mil cartas recebidas. As crianças desejam receber bolos, queijo, peru. Geralmente, querem apenas uma cesta básica.”

Num Brasil em que a elite política de forma egoísta, vira as costas e nega R$ 40 bilhões de reais à saúde, educação, e dignidade, existem crianças com fome, e que pedem não brinquedos, mas imaginem vocês, querem comida. Num Brasil injusto, onde a financeirização da economia é coroada com os lucros amorais dos bancos, banqueiros contam ainda com o apoio integral de um presidente eleito com os 58 milhões de votos, na sua maioria de excluídos, que nele acreditaram e depositaram suas esperanças. O mesmo presidente, que afirma também, estar ” pouco preocupado com a perda dos R$ 40 bilhões”, evitando confronto com os donos do capital.

De que adianta a explosão do consumo, de que serve um crescimento que deverá superar 5% neste ano, se ainda o sonho das crianças pobres é se alimentar ? Isso é justo? Enquanto Lula alerta D. Cappio a ter juízo, e insiste em beneficiar grandes empreiteiras, o sonho de um Brasil melhor se foi. Hoje Lula e o PT vergonhosamente contam com o apoio da esquerda brasileira, essa esquerda que eu abandonei, e que muitos abandonarão, a preferirem nada ser do que estar do lado daqueles que desprezam os pobres a custa de seus interesses. Não é ético um alinhamento nem com direita nem com essa esquerda, que infelizmente é oportunista.

Os poderosos contam com Lula e o PT e a esquerda brsaileira, que disputam o filão da elite dos banqueiros e das empreiteiras com o PSDB e o DEM. Não se fazem mais pessoas da estirpe de Dom Aluísio, hoje o grito de D. Cappio é calado por Lula, o dedo em riste do Dr. Jateno é vencido pela Fiesp, vivemos um momento ambíguo, de desenvolvimento e miséria, de disputa política e ética, de oportunistas e aproveitadores. Sabatella chora, e o Papai Noel não se conforma com os pedidos nas cartinhas. Tomo mais um gole de vinho no meu Natal solitário, olho o texto mais uma vez, e penso: Lula não acredita em Papai Noel.

Fernando Rizzolo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: