Questões de alta indagação do Pacheco

SISTEMA FINANCEIRO QUER GOVERNAR O BRASIL (OU) CAIU A MÁSCARA

Febraban prepara auto-regulação para o setor financeiro

Vejam a nota que o site “relatoriobancario.com.br” distribuiu para a imprensa, hoje:

A Agência Estado informa que a Febraban lançará até abril um código de auto-regulação bancária para padronizar procedimentos dos bancos. A entidade e seus associados estão há seis meses trabalhando no projeto.

O diretor de Relações Institucionais da Febraban, Mário Sérgio Fernandes de Vasconcelos, afirmou à Agência Estado que a auto-regulamentação tocará em tópicos polêmicos da relação entre clientes e bancos. “A idéia é criar um código genérico e, a partir daí, abrir vários eixos temáticos”, diz. Segundo ele, o código será uma mostra do potencial de autogestão dos bancos. “O sistema vai mostrar a capacidade de se auto-regular, preservando a iniciativa privada e a competição”, afirma. “Não é preciso que haja constante interferência. Nós sabemos respeitar nossos clientes, a sociedade e as leis”.

Ainda segundo a Agência, farão parte do código medidas como o roteiro para encerramento de contas correntes, anunciado em março do ano passado pela entidade, e as regras para padronização de tarifas bancárias, editadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro de 2007. O documento abordará ainda questões contratuais, operações com cartão de crédito e o funcionamento das ouvidorias nos bancos.

AGORA EU PERGUNTO:
1 – Será que as leis brasileiras e a Agência Reguladora do sistema Financeiro – o Banco Central – não são suficientes?

2 – Por que essa ameaça de que “o sistema vai mostrar a capacidade de se auto-regular, preservando a iniciativa privada e a competição”? Se todo mundo sabe que o “sistema” sempre funcionou como um cartel, tirando o máximo do povo e do governo? E vai mostrar a quem?

3 – Que negócio é esse de que “não é preciso que haja constante interferência”? Será que o “sistema” sentiu o golpe, com o aumento do imposto sobre a Contribuição Social sobre Lucro o Líquido (CSLL) e já está se preparando para reagir a outros que provavelmente virão? Aliás o “sistema” e seus assessores de imprensa instalados na mídia UDN(*) já está dizendo que não haverá redução na taxa selic este ano, porque a inflação está muito elevada. (Mais embaixo vou falar de inflação)

4 – E quem disse que o “sistema” sabe respeitar seus clientes, a sociedade, e as leis?
Já era tempo da Febraban ter um Código de Ética que padronize o relacionamento entre seus associados e, principalmente, o procedimento deles com os clientes – indistintamente.´Ética nunca é demais. Mas chamar isso de auto-regulação é deixar evidente que a AGÊNCIA REGULADORA do “sistema” – o Banco central – nunca funcionou como tal.

(*) UDN – União dos Defensores do Neoliberalismo

Escrito por M. Pacheco.

Rizzolo: M.Pacheco me envia com frequência alguns comentários seus, sempre com questões de ” Alta Indagação”, como se diz em Direito. Não o conheço, nunca nos falamos, sei que é carioca, sempre leio suas reflexões, que nos remetem a pensar na linguagem subliminar das notícias. Dá-lhe Pacheco ! !

Publicado em Política. Tags: . Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: