Decisão de Virgílio sobre 2010 amplia crise tucana

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM) aumenta ainda mais a confusão entre os tucanos e colocou-se como pré-candidato do partido às eleições de 2010. Para o senador, que entrou em atrito com o governador de São Paulo, o também tucano José Serra, durante a tramitação da CPMF no Senado, acabou o tempo de a cúpula tucana escolher o candidato e o resto do partido ter que obedecer. “Chega de três ou quatro entrarem em restaurante caro para ungir Zezinho, enquanto o demagogo do Lula vai em restaurante popular”, atacou o senador amazonense.

É uma referência velada ao jantar em um restaurante de luxo em São Paulo há dois anos, entre Serra, o governador mineiro Aécio Neves, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o então presidente da sigla, senador Tasso Jeressaiti (CE), para discutir a sucessão de 2006. Na ocasião, os caciques apoiaram Serra. Mas o candidato do partido foi o ex-governador paulista Geraldo Alckmin.

Virgilio minimiza o confronto com Serra, tanto que na semana passada disse que o governador paulista é ainda o “melhor nome” para a disputa de 2010. Mas diz que o partido mudou depois da votação da CPMF. “Houve uma inflexão sim. O PSDB tem que ser contra o aumento dos impostos, sempre. Não pode o governo resolver aumentar e um governador ou prefeito aparecer e dizer que está tudo bem”. Para o líder no Senado, o PSDB está há oito anos fora do poder e correrá o risco de ficar mais tempo longe do Planalto se não mudar. “O partido tem que ter cara, sempre. Eu tenho 30 anos de vida pública, honesta”, afirmou ele. Virgílio não se assusta com o fraco desempenho que teve nas eleições de 2006, quando concorreu ao governo estadual e teve menos de 2% das intenções de voto. “Fiquei isolado, tinha que dar palanque para o Alckmin e enfrentei Lula em seu melhor momento. Muitos teriam desistido”, disse.

Uma eventual candidatura Virgílio, caso supere de fato a dicotomia Serra-Aécio, traria como bandeira a redução dos impostos, do tamanho da máquina, transparência dos gastos públicos e reformas tributária e previdenciária no primeiro ano de mandato. “As mensagens com as reformas estruturantes essenciais devem estar no Congresso no primeiro dia “, disse.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), confirmou que Virgílio lhe comunicou sua pré-candidatura na semana passada. Além do senador pernambucano, o líder do PSDB conversou também com o próprio Serra e com Fernando Henrique . “O Virgílio foi enfático. Vamos incluir o nome dele nas próximas pesquisas qualitativas, para avaliar a reação do eleitorado”, prometeu Guerra.

Rumo à direita

Ao comentar as declarações de Virgílio, o jornalista Paulo Henrique Amorim ironizou: “Arthur Virgilio está certo – o PSDB tem que ir para a direita e fazer o que os conservadores de sociedades democráticas fazem em todo o mundo: cortar impostos. No mundo inteiro é assim: os conservadores não querem pagar imposto – preferem guardar o dinheiro no bolso; os trabalhistas querem o dinheiro dos ricos para dar aos pobres”.

Site do PC do B

Rizzolo: Quando o PSDB demonstra que no seu quadro existem políticos de bom senso como José Serra e Aécio, vem o camarada Virgílio com as velhas iconografias reacionárias num discurso de ” não pagar impostos,” de ” eficiência”, ” competência “, ” tamanho da máquina “, enfim, aquela ” baboseira” típica dos discursos elitistas. Muito bem fez o governador Serra e Aécio em apoiar a prorrogação da CPMF; demonstraram que possuem coluna vertebral ideológica, e defendem o interesse do povo brasileiro e isso deve ser reconhecido por todos principalmente pela esquerda legítima. Não a esquerda dos oportunistas que vivem uma letargia intelectual, ao mesmo tempo em que se dizem progressistas batem palmas para Sarney e se vangloriam com os acordos de Lula mercadejando cargos em troca de apoio político. Vigílio atrapalha na medida em que coloca o PSDB numa posição de extrema-direita, trabalhando a favor do PT e não prestigiando o pouco de progressismo que ainda subsiste em alguns setores do tucanato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: