Alckmin e Marta lideram disputa pela Prefeitura de SP, diz Datafolha

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a ministra Marta Suplicy (PT) lideram hoje a corrida pela Prefeitura de São Paulo, revela a primeira pesquisa Datafolha do ano, publicada na Folha deste domingo (17) –que chegou às bancas de jornal neste sábado (16). A íntegra da pesquisa está disponível somente para assinantes do jornal e do UOL.

De acordo com a pesquisa, Alckmin aparece com 29% das intenções de voto, contra 25% de Marta. Os dois estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), tem 12% das intenções de voto. Com esse desempenho, Kassab está tecnicamente empatado com Paulo Maluf (PP) e Luiza Erundina (PSB) –que têm 10% e 8% das intenções de voto, respectivamente.

Na pesquisa anterior, realizada em novembro, Alckmin tinha 26% das intenções de voto, contra 24% de Marta. De uma pesquisa para outra, o percentual de intenção de votos de Alckmin oscilou três pontos para cima, enquanto o de Marta evoluiu um ponto.

Kassab –que tinha 13% das intenções de voto– oscilou um ponto para baixo. Com isso, a diferença na taxa de intenção de voto de Alckmin para Kassab subiu para 17 pontos.

Os dois querem disputar a eleição para a Prefeitura de São Paulo, em outubro. Se nenhum deles desistir da candidatura, a aliança histórica entre PSDB e DEM será rompida. Integrantes do PSDB já chegaram a defender apoio à reeleição de Kassab em prol da manutenção dessa aliança. Em troca, o DEM apoiaria a candidatura de Alckmin para o governo de São Paulo, em 2010. Mas Alckmin quer disputar a eleição de outubro para não ficar muito tempo afastado das articulações políticas.

Folha online

Rizzolo: Tenho dito com freqüência neste Blog, que a viabilidade da candidatura de Alckmin jamais deveria ser deixada de lado como alguns tucanos no início apregoavam. Cheguei a escrever um pequeno artigo intitulado Que tal o Geraaaaldo ?, sobre as conveniências de Alckmin face a sua maior “digestibilibidade” junto ao eleitorado paulista. A pesquisa da Datafolha vem corroborar o meu entendimento. Quanto a Marta, infelizmente fica na população a marca do estigma petista; por mais que os defensores do PT tentem justificar a lama de corrupção, de gastança, e de falta de gestão, acusando a mídia de golpista, os efeitos não prosperam, vez que os escândalos como os do cartões corporativos, saltam aos olhos. E o pior, desde já membros do PT como o secretário-geral do partido José Eduardo Cardoso, descaradamente admitem de forma pública, o que o partido escondia; o vergonhoso escândalo do mensalão. Como se isso fosse natural !

Conheci o ex. governador Alckmin num jantar de amigos em comum, e tivemos a oportunidade de durante duas horas conversarmos sobre o Brasil. Apesar de não concordar com toda sua visão política ideológica, por muitas vezes, durante o jantar, ele me surpreendeu com colocações mais à esquerda do que o nosso presidente. Pensei comigo ” Só aos mortos não é dado o direito a mudar de idéia “, e parace que ele está mudando…para melhor. Num eventual segundo turno entre Alckmin e Marta, o tucano venceria a eleição com 52% das intenções de voto, contra 40% da petista, segundo a mesma pesquisa.

2 Respostas to “Alckmin e Marta lideram disputa pela Prefeitura de SP, diz Datafolha”

  1. fabio Says:

    Sou um ex petista, mas estou estarrecido com um partido que era “Guardião da Ética” e que não seguiu isto no governo.
    Portanto meu voto não será na Marta.

    Rsrsrsrsrs,

    Já respondi.

  2. Olavo Says:

    Fui Petista Votei no Lula em duas eleições
    Mas hoje o PT de são Paulo envergonha o Resto do Pais.
    O que o Zé Dirceu e Conpanhia fizeram foi des-humano
    Quem não lembra do Terrorismo de PCC só para destabilizar os tucanos que estavam no poder.
    Não voto no PT de são Paulo Nunca Mais.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: