Gallup: 61% dos brasileiros estão ‘insatisfeitos’

Citado na autobiografia de Mark Twain, Disraeli (1804-1881) ensinou que há três tipos de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas.” As pesquisas de opinião, por científicas, produzem estatísticas nas quais se pode confiar até certo ponto. O ponto de interrogação.

Há duas semanas, o instituto Sensus foi às ruas e informou que a aprovação de Lula roça o céu: 69,9%. Há na rede, porém, uma outra pesquisa, realizada pelo norte-americano Gallup com resultado contrastante. Foi realizada em 2007.

Em vez de perguntar ao entrevistado se aprova o presidente ou sua administração, o Gallup quis saber se o brasileiro está satisfeito com os esforços do governo para atenuar os problemas da população mais pobre.

Nada menos que 61% das pessoas ouvidas disseram que não estão satisfeitas com a maneira que o país trata os seus pobres. Mais: 69% acham que o fosso entre pobres e ricos está aumentando no Brasil. A sensação captada pelo Gallup não coincide com os fatos. Órgãos nacionais, como o Ipea, e internacionais, como a ONU e o Banco Mundial, atestam que as desigualdades sociais e de renda vêm se estreitando no país.

O repórter não conseguiu encontrar no sítio do Gallup informações detalhadas acerca da pesquisa feita pelo instituto. Sabe-se que foi feita em 2007, mas não se sabe em que período do ano. Lá no alto, há um vídeo com a apresentação dos dados. Foi pescado pelo repórter no blog TV Política. Infelizmente, a locutora fala em língua inglesa.

Fica, porém, uma sólida impressão: o resultado das pesquisas

Fonte:Blog do Josias/ Folha online/ youtube/ Gallup Poll

Rizzolo: Existem duas formas de se analisar essa questão, o que a comentarista diz, é que muito embora o governo Lula afirma que existem avanços, e que houve uma diminuição entre ricos e pobres, quando a pergunta é feita de forma direta, sem rodeios, concentrando-se na questão como “se o entrevistado está satisfeito com os esforços do governo para atenuar os problemas da população mais pobre”, aí a coisa muda. Até acredito que aconteça isso mesmo, uma coisa seria perguntar se o entrevistado aprova ou não o governo Lula, uma pegunta subjetiva, outra, é perguntar se o entrevistado tem a percepção que diminuiu a diferença entre ricos e pobres, e para essa pesquisa Lula não é aplaudido, e aí se instala a questão controversa. Agora se perguntássemos aos banqueiros se Lula diminuiu a diferença entre os lucros dos Bancos Internacionais e os brasileiros, os banqueiros nacionais diriam que sim com um amplo sorriso, e que nesse aspecto a rentabilidade dos Bancos internacionais estão muito aquém dos nossos. Graças ao socialismo do PT. Interessante, não é?

Uma resposta to “Gallup: 61% dos brasileiros estão ‘insatisfeitos’”

  1. André Luis Says:

    Será q um dia alguém irá acordar deste sonhodelo???


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: