Serra lidera disputa presidencial de 2010, mostra Datafolha

A dois anos e meio da eleição, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a disputa pela Presidência com pelo menos 16 pontos de vantagem sobre o principal adversário, o deputado federal Ciro Gomes (PSB), mostra pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo pesquisa, Serra aparece como favorito nos três cenários em que é apresentado como o candidato do PSDB, com taxas que variam de 36% a 38% de preferência. O PT fica em quarto lugar em seis diferentes cenários apresentados pelo instituto. O Datafolha ouviu 4.044 pessoas de 25 a 27 de março

Ciro Gomes assume a liderança, com até 32%, nas três simulações em que Serra é substituído pelo governador de Minas, Aécio Neves.

A pesquisa mostra ainda que o PT não teria chance de permanecer na Presidência se as eleições fossem hoje. No partido, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, é quem aparece como mais forte. Ainda assim, fica em quarto lugar, com máximo de 11% sem Serra no páreo.

Folha online

Rizzolo: Realmente os candidatos que Lula procura viabilizar com seu prestígio não decolam. O mais interessante nessa disputa, é que a popularidade de Lula é personalíssima, ou seja, não acredito que Lula subindo no palanque de algum candidato seu transfira seus votos. Essa sensação de transferência de prestígio eleitoral é muito subjetiva; hoje o povo brasileiro apóia a pessoa Lula, aos olhos do povo o partido PT é apenas um agregado. Já Serra liderando a disputa no momento precisa de cautela, até para que as correlações de forças que possui não se desintegrem. Da forma que caminha o governador, não prestigiando um eventual candidato do próprio partido, dificulta a coalizão partidária e enfraquece internamente o universo tucano.

O melhor nome para o PT em 2010 ainda é a Marta Suplicy, prestigia-la seria bem mais interessante do que investir em Dilma Rousseff a ” Mãe do Pad “, até porque Marta tem um história política e tudo para dar certo.

Uma resposta to “Serra lidera disputa presidencial de 2010, mostra Datafolha”

  1. Paulo José Pereira Lopes Says:

    Na Realidade acho que o canditado do Presidente Lula vai se uma Mulher, porem… acho que de Todas que ai estão está faltando uma; Ana Julia Carepa ( Governadora do Pará) Afinal ela tem um cargo Eletivo e com o apoio do Presidente Lula. logo estaria no pareo, Acho que a Presidencia teria que sair um pouco do eixo sul do pais e ter uma cara mais diverssificada, afinal o Brasil não é só São Paulo e Minas, quando alguém ver que precisa mudar um pouco o circulo do sul ai sim iremos ter um pais de todos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: