Chávez e Nelson Jobim vão conversar sobre criação de Conselho de Defesa

Caracas, 13 abr (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou hoje que a criação de um Conselho de Defesa Sul-americano será um dos temas a tratar com o ministro de Defesa brasileiro, Nelson Jobim, que amanhã visita Caracas.

“Estamos trabalhando no projeto para criar um Conselho de Defesa Sul-americano, e amanhã será um dos temas a conversar com o ministro da Defesa do Brasil”, disse Chávez perante milhares de seus seguidores reunidos nos arredores do palácio presidencial.

O presidente informou que Jobim chegará esta noite a Caracas e amanhã manterá reuniões com ele e outros altos funcionários, sem dar mais detalhes.

Chávez disse que a criação de um organismo de defesa regional é uma “velha proposta” que seu Governo já propôs “em 1999, mas caiu no vazio e que ficou desfigurada pela (ação da) mídia e pela maquinaria imperialista”.

“Se existe a Organização do Atlântico Norte (Otan), por que não poderia existir a Organização do Atlântico Sul (Otas). Nós unidos para planejar nossas próprias políticas de defesa integral (…)”, disse o presidente venezuelano.

Jobim disse no dia 14 de março em Brasília, que sua proposta para a criação de um Conselho Sul-americano de Defesa se tornará realidade este ano, e que evitará conflitos como o que envolveu Equador, Colômbia e Venezuela.

O Conselho de Defesa Sul-americano servirá para fortalecer a cooperação na área militar, e para “prevenir” situações como a incursão de tropas colombianas em solo equatoriano, disse Jobim.

Folha nline
Rizzolo: Bem, depois que o ministro Jobim afirmou que só comprará equipamentos bélicos se o vendedor ” transferir a tecnologia”, e, ao que parece, acredita nessa possibilidade, fico realmente preocupado. Ora, jamais alguém ou alguma empresa, ou algum País detentor de tecnologia militar irá transferir a ” receita do bolo”; os militares que me ajudem, por favor, confirmem que isso não existe. O Brasil precisa desenvolver e formar homens capazes, engenheiros, técnicos, até para copiar, isso mesmo, C O P I A R. A China desenvolveu um parque industrial bélico próprio com investimentos, esforços, dedicação, e acima de tudo continuidade nos projetos, isso é o que falta no Brasil.

Começa-se a falar em energia nuclear, e logo depois se esquece o assunto. Agora a última, Conselho de Defesa Sul Americano sob os auspícios de Chaves, e lá vai o ministro Jobim achando isso uma boa idéia, logo após o mundo inteiro ter obtido informações e provas das relações do governo Venezuelano com as Farc. Será mais um devaneio do governo Lula? Ou uma provocação em conjunto aos EUA?

No meu entender o Brasil” ad cautela” deveria ficar longe desse pessoal. Vamos pensar nas nossas Forças Armadas, sucateadas, com salários aviltados, desprestigiada, vamos olhar para dentro do Brasil. Ninguém nos vai dar nada. Apenas com o nosso esforço e principalmente foco, poderemos resgatar nossas Forças Armadas. Esse Conselho de Defesa Sul-americano, de inspiração chavista, com todo o respeito, acho uma bobagem, uma perda de tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: