Lula é o sexto presidente mais popular da América; Uribe lidera pesquisa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um governo aprovado por 55% dos brasileiros, é o sexto presidente mais popular da América, segundo o instituto de pesquisas mexicano Consulta Mitofsky.

De acordo com a sondagem, o chefe de Estado mais popular da região é o colombiano Álvaro Uribe, cuja gestão –68 meses depois da posse e 50 dias desde o ataque a um acampamento de rebeldes no Equador–, tem o apoio de 84% população.

Em segundo e terceiro no mesmo ranking aparecem, respectivamente, os presidentes do Equador, Rafael Correa, com 62% de aprovação, e o mexicano Felipe Calderón, com 61% de popularidade.

Na frente de Lula, também se encontram o chefe de Estado de El Salvador, Elías Antonio Saca (59%), e o boliviano Evo Morales (56%).

Já o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aparece em oitavo, com 51% de aprovação.

Apoiados por menos da metade da população de seus países, se destacam no ranking a argentina Cristina Fernández de Kirchner (11º/47%), a chilena Michelle Bachelet (12º/46%) e o uruguaio Tabaré Vázquez (13º/45%).

Já o o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é o 16º da lista, com 30% de popularidade, enquanto a 19ª e última posição ficou com o paraguaio Nicanor Duarte, aprovado por apenas 5% da população do país.

Os números divulgados pelo instituto Consulta Mitofsky se referem a pesquisas feitas nos meses de março e abril por institutos de pesquisas locais ou internacionais.

No Brasil, o instituto Consulta Mitofsky se baseou na pesquisa do Datafolha, realizada em março, que revelou uma aprovação de 55% da população ao governo.

A aprovação de Lula é a maior em seus cinco anos e três meses de governo, atingindo índice que supera com folga o obtido por todos os seus antecessores desde Fernando Collor (1990-1992).

Folha online

Rizzolo: Não resta a menor dúvida que Lula é um grande líder, vários fatores contribuíram para a sua popularidade, um deles é a sua dialética popular, Lula é um grande comunicador, outro fator são os projetos de inclusão social como o PAC e o Bolsa Família, excelentes do ponto de vista social, contudo, a segmentação desses projetos está sendo fragmentada face à política econômica do BC, onde o desenvolvimento do mercado interno, sofre com as altas taxas de juros. Lula não tem correlação de forças para deter Meirelles e o Copom e sua política macroeconômica

O problema é Lula fazer seu sucessor, o PT está com a imagem desgastada face aos escândalos sucessivos, por isso seu sucessor deve vincular sua imagem a Lula e se distanciar dos petistas, se é que se consegue isso. No cenário internacional, em relação aos conflitos com países vizinhos, entendo que o governo age com cautela, haja vista a crise com a Bolívia que muito bem conduzida na época, embora muitos não concorde. O mesmo poderá se dar com a questão de Itaipu no Paraguai. O problema principal, é que não há espação para conflitos na América Latina, e os governos com discursos populistas sabem disso e se valem dessas questões para alavancar popularidade.

Publicado em Política. 1 Comment »

Uma resposta to “Lula é o sexto presidente mais popular da América; Uribe lidera pesquisa”

  1. Esteban Says:

    Hola brasileños.
    Con mucha facilidad primeiro fue Evo Morales y agora es la vez de señor Fernando de Paraguai que va hacer señor Lula ficar más una vez con rabio entre las pernas y aceitar más un patrimonio de brasil ser tomado la forcia por sus vizinhos.
    más una vez sera una gran satisfación para nosotros saber que más un vizinho de brasil va buscar sus derecho.
    Paraguai tien su derecho de receber por más energia y nosotros vizinhos de brasil tambien tiemos lo derecho de ter más energia.
    brasil es un pais que fica rico las custas de sus vizinho y debe si hacer alteración en contrato para pagar mas caro por energia.
    ES DERECHO DE PARAGUI DE RECEBER MÁS POR ENERGIA Y NUESTRO DERECHO : ARGENTINA, Y URUGUAI DE TER MÁS ENERGIA.
    Mucho si habla que señor Lula es un gran covard y que fue covard quando Evo Morales tomou LA FORCIA su petrobras.
    para nosotros no interesa si presidiente de brasil es un covard, para nosotros es interesante saber que somos todo apoio para Paraguai y acreditamos que señor Hugo Chavez, Evo Morales también van ficar a lado de Paraguai.
    mucho si habla que Argentina tien mucho interese en poder ver que paraguai va buscar sus derechos que seja por bien o por mal.
    la verdad es que acreditamos que señor lula va más una vez hacer alteración en contrato y favorecer sus vizinho que merecen.
    Argentina y outros paises vizinhos precizan de más energia y es nuestro derecho de ter más energia de Itaipu.
    Itaipu no es propriedad unicamente de brasil, es un bien de todos de america latina.
    acreditamos que señor Lula facia si alteración y ajude sus vizinho que asi debe ser.
    Una cosita es muy cierta, seja por bien o por Male.
    Evo Morales, Hugo Chávez, Equador Argentina, Uruguai todos a lado de Paraguai.
    La verdad es que si fue facil con Bolivia, con Paraguai la facilidad es maior.
    Y los brazucas más una vez van aceitar su perda con rabio entre las pernas.
    proximo paso es Evo Morales con apoio de Chavez, Paraguai, y Equador retomar la forcia provincia de Acre que por derecho es de Bolivia.
    La proxima sera la tomada de provincia de Acre.

    un saludo.
    Esteban Crustille


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: